Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/07/9t0783pt-lit-familiencamp-krug.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/07/9t0783pt-lit-familiencamp-krug.php on line 10
Acampamento de famílias, ocorrido em Pakutuvenai, Lituânia
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-07-07

A talha encontra-se no centro...

Acampamento de famílias, ocorrido em Pakutuvenai, Lituânia

 

Familien-Camp in Pakutuvenai / Litauen : Die Männer stellen sich um den Krug an

Campamento de familias en Pakutuvenai, Lituania : los hombres reciben las tinajas

Family Camp in Pakutuvenai, Lithuania : the men receive the small jars

Familien-Camp in Pakutuvenai / Litauen : Die Männer stellen sich um den Krug an

 

Die Kirche, zugleich Vortragsraum

La iglesia, también la sala de conferencias

The church, serving also as conference hall

Die Kirche, zugleich Vortragsraum

 
Ehepaar Fellhofer mit Übersetzerin  

El matrimonio Fellhofer con la traductora

Herbert and Hilde Fellhofer with the interpreter

Ehepaar Fellhofer mit Übersetzerin

 
Eine der vielen Gesprächgruppen  

Grupo de trabajo

Sharing

Eine der vielen Gesprächgruppen

 
Der Krug in der Anbetungskapelle  

La tinaja en la capilla

The jar in the chapel

Der Krug in der Anbetungskapelle

 
Verbrennen der Krugzettel – und 120 kleine Krüge für Litauen  

Quema de los capitalarios – y 120 tinajas para Lituania

The slips of paper are burnt – and 120 jars for Lithuania

Verbrennen der Krugzettel – und 120 kleine Krüge für Litauen

Fotos: Fellhofer © 2009

 
 

LITUÂNIA, Hilde e Herbert Fellhofer/mkf. No término deste acampamento de famílias já não se dizia: "Senhor, eles já não têm vinho", senão: "Senhor, eles já não têm talhas". Apesar de haverem feito parte da bagagem para o acampamento de famílias, ocorrido em Pakutuvenai, Lituânia, 125 talhazinhas com os dizeres: "Jie nebeturi vyno" (eles já não têm vinho), estas não foram porém em número suficiente para as inúmeras famílias que ainda queriam levar uma talha para casa.

O contato para realização deste acampamento de famílias, ocorrido em Pakutuvenai, Lituânia, havia sido efetuado por intermédio do pe. Busse; o casal Fellhofer assumiu a tarefa de, ao longo deste acampamento de famílias, dar diariamente uma conferência aos adultos sobre matrimônio e família, a partir da pedagogia do Pe.Kentenich.

No decorrer dos preparativos verificou-se que dos participantes cerca de metade seria casais em companhia dos filhos, metade um dos cônjuges, sendo na maior parte mães, com os respectivos filhos. Que fazer? A todos estes participantes, expor-lhes o ideal não em toda a sua grandeza, para não vir a magoar alguns deles, uma vez não se acharem somente presentes famílias, ou justamente mostrá--lo em sua grandeza? É evidente que, sem dúvida alguma, foi decidido mostrar de modo bem fulgurante e claro o ideal tal como ele é, a fim de talvez vir deste modo a auxiliar posteriormente a próxima geração; e, além disso, uma breve menção a respeito da talha como grande auxílio vital. Assim, a grande talha do Santuário-Lar fez parte da bagagem, bem como a imagem da MTA. Demais, as talhazinhas já supramencionadas foram feitas com dizeres em língua lituana: "Jie nebeturi vyno" (eles já não têm vinho). Tais talhas deviam ser distribuídas aos participantes no término deste acampamento. E foi o que ocorreu, sem conhecimento linguístico, nem a ideia exata do que iria a acontecer.

Pakutuvenai...

Pakutuvenai é um lugar situado a cerca de 50 km a leste de Palanga, Lituânia, tendo apenas uma igreja, um enorme salão com capacidade para 700 pessoas, uma cabana de madeira e uma casa de madeira. A igreja é circundada de muitos prados, de um bosque e de um rio; nada mais do que isso. Nesta estação do ano só depois das 23:00h é que anoitece.

Entre o período de 21 e 28 de junho derradeiro, este lugar, antes muito tranquilo, foi impregnado de muita vida, com a presença de famílias, assim quanto a de pais ou mães com os respectivos filhos, jovens e muitos voluntários (estes com a tarefa específica de cuidarem das crianças), num total de 700 pessoas em idades compreendidas entre um mês e meio e 70 anos. Embora tenha já sido organizado este acampamento de famílias por mais de dez vezes, nunca antes fora tão elevado o número de participantes como este ano. Os participantes ficaram alojados nas próprias tendas; a alimentação ficou a cargo de cada família; e cada um pôde banhar-se nas águas do rio a uma temperatura de 14ºC. Apenas os conferencistas ficaram alojados em uma casa, isto é, junto do sótão da igreja, que havia sido ampliado.

O dia da chegada ocorreu no domingo, 21 de junho derradeiro. Os participantes montaram as respectivas tendas; o casal Fellhofer alojou-se na única casa aí existente e conheceu a tradutora. Com a celebração da Santa Missa, deu-se então o início oficial deste encontro, seguindo-se a apresentação dos conferencistas: "Explicamos a todos os participantes que fazemos parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt, e que nossas conferências foram elaboradas a partir da pedagogia matrimonial do Pe.Kentenich. Além disso, trouxemos nossa grande talha e a imagem da MTA e apresentamos a talha qual costume nosso", assim narra Hilda Fellhofer.

É precisamente do que havemos mister em Lituânia

Nas conferências diárias, ocorridas na igreja entre o período das 10:00h e das 11:30h, os conferencistas colocaram no centro a vocação para o matrimônio referindo-se à pedagogia matrimonial do Pe.Kentenich, que sempre se orienta no ideal. "Outrossim em nossas conferências nós nos orientamos neste ideal, conscientes de que nunca o atingiremos integralmente . Tudo o que alcançamos, mas outrossim tudo o que nos causa sacrifícios ou sofrimentos, podemos oferecer a Nossa Senhora, mediante a talha. Deste modo o esforço diário por um bom relacionamento pode tornar-se fecundo para nós mesmos, bem como para outrem", assim se deu início a este acampamento de famílias.

Entre outrem, foi focada a importância do diálogo assíduo entre os cônjuges , assim como a distinção entre o homem e a mulher, das quatro formas de amor, da educação dos filhos e da oração na família – uma programação intensiva, não somente para os participantes deste acampamento de famílias, senão que para os conferencistas e tradutora... Transcorrida cada conferência, seu tema foi primeiramente trabalhado em grupos separados mediante diálogos (homens e mulheres), e depois os casais puderam treinar o diálogo a dois. Radiante de alegria, um casal participante, casado há dez anos, deu o seguinte testemunho: "Pela primeira vez falamos abertamente a respeito de nós mesmos!". E uma senhora divorciada fez a seguinte consideração: "Quantas faltas não cometi eu em meu matrimônio... Ah! se eu tivesse sabido de tudo isso antes!" "E que acontece, se filhos não vivenciam bom exemplo dado pelos pais?", assim pergunta uma senhora a quem a educação dos filhos se encontra exclusivamente a seu cuidado. "Deus escreve direito por linhas tortas!", eis pois a resposta a sua pergunta. E, em seguida, Hilda e Herbert dão início à exposição da pessoa de Catarina Kentenich, a mãe do Pe.Kentenich, a quem a educação do filho se achava inteiramente a seu cuidado...

"Lituânia - a fim de que brote a semente"

Aos jovens, narrou-lhes este referido casal algo referente ao Ideal Pessoal, estimulando-os a ser personalidades fortes; e em uma segunda conferência tratou-se do tema da amizade.

No sábado puderam outrossim fazer ainda uma apresentação do trabalho das Famílias de Schoenstatt , da Áustria, assim quanto da Academia para Pedagogia das Famílias. Enorme foi o interesse manifestado por parte dos participantes por tal academia, de sorte que muitas foram as questões postas a esse respeito, sendo esta a reação de um casal participante: " É precisamente do que havemos mister em Lituânia !"

"Nesta atividade de apostolado peculiar sentimo-nos sustentados mediante a oração e os sacrifícios de muitas pessoas da Áustria e mais além", assim relata o casal Fellhofer. "Outrossim no "Santuário Virtual"* havia no item "Lituânia – a fim de que brote a semente" inúmeros registros e contribuições para o "Vaso Virtual". E nós podemos senti-lo verdadeiramente".

Sem embargo outrossim no acampamento, a semana foi sustentada pela oração - diariamente ocorreu em uma pequena cabana de madeira uma hora de adoração do Santíssimo. Aí também se encontrava a grande talha do Santuário-Lar do casal Fellhofer. Foi comovedor ver o quanto os participantes fizeram uso da talha: mães explicavam aos filhos o que estes podem escrever nas cédulas: o que os oprime, quer com relação à professora, quer a respeito de uma briga com os irmãos, assim quanto algum desejo a expor a Nossa Senhora, a fim de obterem d’Ela auxílio.

Até sábado havia na talha cerca de 500 cédulas com pedidos e oblações. No término da Santa Missa, o presbítero abençoou todas as oblações contidas nas cédulas, vindo estas a ser, em seguida, queimadas na chaminé, que no inverno é utilizada para aquecimento da igreja.

Logo depois, surgiu então a surpresa: as talhazinhas com os dizeres: "Jie nebeturi vyno". Os quatro presbíteros presentes ajudaram na distribuição das referidas talhas, bem quanto dos quadros da MTA, que haviam trazido. Igualmente foi distribuída a novena "Pai das Famílias", da autoria do pe. Beller, e traduzida, entretanto, para a língua lituana. E o número de talhas trazidas não foi suficiente para os inúmeros participantes... No final, os presbíteros fizeram peculiarmente uma prece por todos aqueles que não conseguiram obter uma talha.

Talvez o Movimento Apostólico de Schoenstatt venha a ser implantado em terras lituanas

No domingo, na Missa de encerramento, por ocasião do agradecimento pela presença de todos os participantes neste acampamento dedicado às famílias, um casal manifestou um desejo: "Talvez um dia venha a ser ainda implantado o Movimento Apostólico de Schoenstatt em terras lituanas". Sim, quem sabe o que Nossa Senhora tenciona fazer...

A semente "Schoenstatt’ foi portanto lançada em Lituânia.

Agora cabe a nós pedir a Nossa Senhora e ao Pe.Kentenich para que operem muitas graças, a fim de que outrossim em terras lituanas brotem as sementes; pois aí já se encontra a talha.

Nota do tradutor: O Santuário Virtual é o primeiro Santuário de Schoenstatt na Internet, criado pela Família de Schoenstatt, da Áustria, assim quanto a "Talha virtual", onde os visitantes podem depositar virtualmente suas contribuições para o Capital de Graças.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 10.07.2009