Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/07/9t0774pt-sch-aussendung-vatersymbol-2014.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/07/9t0774pt-sch-aussendung-vatersymbol-2014.php on line 10
No dia 8 de julho começou a peregrinação mundial do Símbolo do Pai
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-07-10

Sempre que este símbolo visite nossos Santuários, nos unirá com o santo lugar de origem

No dia 8 de julho começou a peregrinação mundial do Símbolo do Pai – Missa de envio no Santuário Original com a presença de representantes de todos os continentes

 

Der historische Augenblick: 8. Juli 2009, 9.53 Uhr: Aussendung des Vatersymbols auf Weltpilgerschaft

El momento historico, 8 de julio de 2009, 9.53 hs: Envío del Símbolo del Padre a su peregrinación mundial

The historical moment, July 8, 2009 , 9.53 AM : Commissioning of the Father Symbol – the world pilgrimage begins

Der historische Augenblick: 8. Juli 2009, 9.53 Uhr: Aussendung des Vatersymbols auf Weltpilgerschaft

 

Eine programmatische Predigt

Una homilía programatica

A programmatic homily

Eine programmatische Predigt

 
Vertreter der Kontinente erhalten das Vatersymbol  

Representantes de los diferentes continentes reciben el símbolo del Padre

Representatives of the different continents receive the Father Symbol

Vertreter der Kontinente erhalten das Vatersymbol

 
Junge Frauen aus Mexiko bringen den Blumenstrauß für Amerika  

Dos jóvenes de México con el ramo de flores de las Americas

Young women from Mexico bring the bouquet of flowers for the Americas

Junge Frauen aus Mexiko bringen den Blumenstrauß für Amerika

 
Etwa 300 Menschen umstehen das Urheiligtum  

Unas 300 personas en torno del Santuario Original

Some 300 people around the Original Shrine

Etwa 300 Menschen umstehen das Urheiligtum

 
In der Marienau bei der Uraufführung des Videos  

En la Casa Marienau, durante el estreno del video

At House Marienau, during the video presentation

In der Marienau bei der Uraufführung des Videos

 
 

SCHOENSTATT, mkf. "Muito além das fronteiras somos uma grande família universal": Este é o resumo da Conferência 2014, expressado pelo Monsenhor Peter Wolf no começo de sua homilia no dia 8 de julho no Santuário Original, serve também para resumir o que foi vivido nesta manhã nublada e chuvosa. Cerca de 300 pessoas provenientes de mais de 20 nações estiveram como testemunhas e protagonistas em um momento histórico de Schoenstatt: o envio do Símbolo do Pai, presente do Padre Kentenich à Família de Schoenstatt, a sua peregrinação mundial. Voltará carregado com as graças de centenas de Santuários e ermidas em todo o mundo, com os milhares e milhares de peregrinos de todos os continentes ao 18 de outubro de 2014.

Junto aos que tiveram o privilégio de estar fisicamente presentes, desde mais de 550 lugares do mundo, entre Singapura e Rússia, entre Itália e Costa Rica – Schoenstattianos se fizeram presentes através da internet, seguindo a transmissão ao vivo da missa – e tudo isto em plena época de férias na Alemanha, ou a uma "hora heróica" ao menos para o continente americano.

Um ar de 2014

Um ar de 2014, um ar da internacionalidade de Schoenstatt se sentiu nesta manhã em torno ao Santuário Original: folhetos com a liturgia da missa e o texto da homilia em alemão, inglês, castelhano e português foram repartidos entre os participantes. As leituras da missa, os pedidos e cantos se escutaram não só nestes idiomas "clássicos" de Schoenstatt, mas também em swahili, mende, húngaro, malayalam, tamil, checo, francês... Schoenstatt é uma cidade multicultural com habitantes de mais de 20 países. Nesta manhã se pode notar.

Uma peregrina de Santa Maria, Brasil, chegou a Schoenstatt no sábado junto com sua filha e o namorado dela, não pode falar de tanta emoção por estar presente neste momento, representando o país de João Pozzobon. Duas jovens do México, que na sexta-feira regressaram a sua pátria, brilharam mais que os girassóis que levaram ao altar na procissão do ofertório, representando a América. Irmãs de Maria do México e Filipinas, recém chegadas para um terciado em Schoenstatt, estavam radiantes de alegria buscando ver de perto o Símbolo do Pai.

Não importa a chuva, a falta de cadeiras, nem que se esgotaram os textos, porque a multidão foi muito maior que o esperado. Importava estar presente e representando aos ramos, comunidades, países e continentes neste momento que um dia vai fazer parte de um capítulo importante nos livros de história do Movimento – dia em que o ruído das máquinas de construção no terreno dos vizinhos parou pelo simples pedido de um sacerdote maior, dia em que se experimentaram milagres que dão um arrepio na pele. Doentes se curaram, jovens perdidos voltaram – contra toda a esperança humana. É verdade, foi um comentário emocionado ao final deste dia abençoado: se ainda hoje tivéssemos a fé dos primeiros que seguiram a Jesus, ainda hoje experimentaríamos os milagres daquela época: poderíamos caminhar pela água... Este 8 de julho, 99° aniversário da ordenação sacerdotal do Padre Kentenich, dia do envio de "seu Símbolo do Pai", foram vários os que experimentaram esses milagres. Duas velas grandes colocadas no Santuário Original, com os nomes de "Martina e Michael", são testemunhos dos milagres deste dia, dos frutos da Aliança de Amor.

Embaixadores da Mãe Três Vezes Admirável

"Querido Pai, Nossa Família de Schoenstatt no Peru se faz presente neste dia do seu aniversário sacerdotal. Queremos agradecer a Deus pelo presente feito na sua pessoa, pela sua santidade de vida, pela sua presença em nossa terra, ainda que somente de passagem. Agradecemos tuas palavras sobre nossa pátria como "o país de ouro" e sobre nossos santos (San Martín de Porres e Santa Rosa de Lima) como caminho a seguir. Teu exemplo, teu legado nos anima e inspira a dar testemunho da tua obra, a ser como você: Embaixadores da Mãe Três Vezes Admirável". Escreveu Manuel Huapaya, delegado do Peru na Conferência 2014, para o 8 de julho. "Desde nossos Santuários em Lima e Trujillo nos unimos em oração e acompanhamos o início da peregrinação do Símbolo do Pai, sabemos do olhar de amor de Deus nosso Pai, mas, também recordamos tua presença querido Pai, "nosso pensamento em teu pensamento, nosso coração em teu coração, nossa mão na tua mão". Obrigado por não ser somente um sinalizador no caminho, obrigado por querer caminhar sempre conosco".

"Desde então" – desde a experiência da Conferência 2014 – "sentimos que caminhamos juntos rumo ao ano 2014, com a consciência de que realmente temos algo para celebrar", disse o Monsenhor Peter Wolf na homilia. "Quando saímos da Conferência, sentimos fortemente a necessidade de contar, para os próximos anos, com algo que nos una um com o outro, comunidade com comunidade, país com país. Na proposta de fazer peregrinar o Símbolo do Pai, encontramos uma expressão e um meio que nos vincule com o lugar santo de Schoenstatt de onde viemos, e que se transformou em nossa fonte comum na ousadia da fundação, o 18 de outubro de 1914".

Recordação do amor de Deus Pai e sua Providência Divina

"Este símbolo lindíssimo nos recorda o amor de Deus Pai e sua Providência Divina. É para nós um símbolo eloquente de que a Aliança de Amor com a MTA madura até uma Aliança com Deus Trino. Sempre que este símbolo visite nossos Santuários nos unirá com o lugar santo de origem. Ao mesmo tempo nos unirá com nosso Pai e Fundador, que ao decorrer de sua vida testemunhou e provou de muitos modos o amor paternal de Deus", seguiu a homilia do Monsenhor Wolf. Toda a missa é desenhada com o desejo de fazer "experimentável de muitos modos o amor paternal de Deus": com muita delicadeza os responsáveis – a Irmã Luciane, o Pe. José Maria Garcia e sua equipe – preocuparam-se de que cada continente, cada ramo e comunidade, cada geração tivesse um rol na missa, seja lido algum texto, seja levado os símbolos de agradecimento na procissão do ofertório, seja receber, como representante de um continente, o símbolo do Pai, no ato de envio, quando passaram-o um ao outro de mão em mão, como símbolo de sua passagem de um continente ao outro.

Finalmente – como ainda faltam dois meses para a viagem ao primeiro país que o solicitou – ao tom do Canto a Deus Pai, cantado em castelhano e alemão, representantes da Federação das Famílias receberam o símbolo no ato de envio, para levár-lo ao seu capítulo internacional e depois à Jornada Internacional das Federações.

Bem-vindos ao 18 de outubro de 2014 em Schoenstatt

Depois da imperdível sessão de fotos na tumba dos heróis, todos foram convidados à Casa Marienau para um café, e a estréia do vídeo "Bem-vindos ao 18 de outubro de 2014 em Schoenstatt", um resumo da Conferência 2014 que vai ser a ponte para caminhar juntos rumo ao centernário da Aliança.

O vídeo será reproduzido em alemão, inglês e castelhano e logo estará à disposição.

Trad.: Cássio Leal, Brasil

Die Vertreter des Familienbundes mit dem Vatersymbol

Los representantes de la Federación de Familias con el Simbolo del Padre

The representatives of the Federation of Families with the Symbol

Die Vertreter des Familienbundes mit dem Vatersymbol

Fotos: Hug, Benkner, Fischer, Zillekens © 2009

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 14.07.2009