Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0691pt-deu-einsatz-priesterjahr.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0691pt-deu-einsatz-priesterjahr.php on line 10
Compromisso assumido em prol dos presbíteros ao longo do Ano Sacerdotal
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-06-02

Que faz meu pároco em meu Santuário-Lar?

Compromisso assumido em prol dos presbíteros ao longo do Ano Sacerdotal: Uma geração mais antiga da Liga das Senhoras de Schoenstatt das dioceses do sul da Alemanha apadrinha presbíteros

 

Die ältere Generation der Berufstätigen Frauen übernimmt Gebets-Patenschaften für Priester

La generación mayor de la Rama de Profesionales en Alemania apadrina a los sacerdotes

The elder generation of the Professional Women’s League prayer-sponsors the priests

Die ältere Generation der Berufstätigen Frauen übernimmt Gebets-Patenschaften für Priester

 

Jede kann von berührenden Erfahrungen erzählen

Cada una tiene experiencias conmovedoras

Each one has moving experiences to share

Jede kann von berührenden Erfahrungen erzählen

Fotos: Fischer © 2009

 
   

SCHOENSTATT, mkf. Os olhares das presentes começam a luzir, ao se lhes brotar dos lábios uma série de histórias: o relato da visita do pároco a casa de uma das presentes, quando esta havia olvidado de escamotear prestamente na gaveta o cartão com os nomes dos presbíteros por quem reza, da alegria quando "meu" presbítero foi sagrado bispo, da Santa Missa diária entretanto oferecida pelos quinze presbíteros por quem alguém se comprometeu a assisti-los com a oração, dos endereços dos presbíteros, extraídos do Anuário das Dioceses da Alemanha, "inclusive de Padres de Schoenstatt e de religiosos!" Está-se na tarde de segunda-feira depois de Pentecostes na Casa Marienland, onde é tratada uma ideia que lentamente começa a atrair grupos interessados.

O pe. Ludovico Tedeschi, oriundo da Itália, acha "esplêndida" tal ideia de que, desde há algumas semanas, tem-se vindo a falar em diversos grupos do Movimento Apostólico de Schoenstatt; e esta ideia deveria outrossim inflamar corações na Itália. O pe. José Luís Correa, que há pouco tempo se encontrava a trabalho em Roma, devido ao contributo de Schoenstatt para o Ano Sacerdotal, incentivou a Família de Schoenstatt, do Peru a compartilhar algo de sua iniciativa: "Ser padrinho de um presbítero". Alguém se recorda de que mães de diversas dioceses e Senhoras da Liga das Senhoras de Schoenstatt de dioceses do sul da Alemanha já desde há anos e no mais profundo silêncio vêm vindo a fazer algo de análogo... Algo de análogo como esta ideia que vem cada vez mais conquistando o entusiasmo de muitos: um presente da Família de Schoenstatt para o centenário da ordenação presbiteral do Fundador. Não seria possível que todos os 400.000 presbíteros católicos do mundo inteiro fossem acompanhados por qualquer schoenstattiano ao longo deste ano, ano por excelência dedicado aos presbíteros, Ano Sacerdotal, ano do centenário da ordenação presbiteral do Pe.Kentenich, no espírito de apadrinhamento, em oração, contribuições para o Capital de Graças e em agradecimento pessoal pelo seu ministério?

Diariamente rezo por ele

"Mas isto já há muito fazemos nós!", esta fora a reação entusiasta surgida no grupo das senhoras que nesta tarde participaram do encontro dos preparativos para o ano 2014, bem como para o Ano Sacerdotal, ocorrido na Casa Marienland. "Poderíamos porém fazê-lo ainda com um empenho em uma nova visão!" Já há muito as senhoras da diocese de Speyer,Alemanha, deram início a esta iniciativa acolhendo entre si todos os presbíteros da diocese; "Outrora apadrinhei o pároco local onde amiúde faço férias. Ao ser transferido, transcorridos alguns anos, continuei a acompanhá-lo com a minha oração, assim quanto a seu sucessor. Deste não sei o nome ao certo, porém não importa: diariamente rezo por ele!", assim comentou uma das senhoras participantes, com olhar radiante e com mais de oitenta anos de idade. Algumas delas têm 3, 5, 10 ou até mesmo 15 presbíteros em suas listas ou em seu cartão com os dizeres: "O amor é mais forte!" Uma senhora narra o seguinte: "Ao visitar-nos certa vez meu pároco, olvidei de guardar meu cartão com os nomes dos presbíteros por quem rezo, tal como é costume meu fazê-lo. Esse, ao vê-lo, vira-o e pergunta-me: ‘Mas que fazem os nomes de todos estes presbíteros em seu cartão? E meu nome encontra-se outrossim entre eles?’

Não me restou outra cosia senão lhe contar que diariamente rezo por cada um desses presbíteros, bem como diariamente ofereço uma contribuição para o Capital de Graças em prol deles. ‘Outrossim por mim?’, assim me perguntou ele. "Sim!", respondi-lhe eu, ‘ outrossim pelo senhor!’ Nessa altura fez-se um grande silêncio..."

E se agora neste ano alguém dissesse "a seus" presbíteros que reza por eles? Esta ideia é submetida a certas reflexões, vindo depois a conquistar adesão. Dado nos dias de hoje haver amiúde tanta impessoalidade, por que razão não deveria alegrar-se um presbítero, ao receber uma carta, cujo objetivo não visa a obtenção de algum auxílio seu, senão apenas para simplesmente agradecer-lhe seu ministério contando-lhe que ao longo deste ano alguém reza diariamente por ele?

Outrossim os seminaristas

Sem embargo outrossim os seminaristas deveriam estar incluídos nesta iniciativa, assim considera uma das senhoras presentes. E que fazer com os presbíteros de outras dioceses da Alemanha? E se pudéssemos entusiasmar outros membros da Família de Schoenstatt para tal iniciativa? E, no tocante a países onde não se encontra a Família de Schoenstatt, como obteríamos nós os nomes dos presbíteros de tais países?

É evidente que os presbíteros falecidos que um dia fizeram parte dos nomes de nossas listas, devem outrossim estar presente nas orações de todos... De qualquer modo, nesta tarde pairam no ar tantos empenhos, tanta força de sacrifício que dispõe uma pessoa a lutar pela santidade.

E, a seguir, surge uma questão um tanto reservada: Poder-se-ia outrossim incluir os presbíteros que abandonaram o sacerdócio?

Reina o silêncio na sala.

Mas eles ainda são presbíteros; e muitos sofrem por tal atitude tomada. Não hão outrossim mister de nossa oração e talvez de algum sacrifício peculiar? Eles e aquelas pessoas que se ressentem com tudo isso?

É um problema tão atual. "Dois presbíteros em nossa diocese deixaram o sacerdócio", assim diz uma das senhoras participantes... E Fernando Lugo, do Paraguai... Aqueles que leram o que os Padres de Schoenstatt escreveram a esse respeito, sabem que danos tal situação causou no Paraguai...

"Ao longo deste ano vou rezar por ele!"

E, no final, várias são aquelas que desejam fazê-lo, com toda a honestidade e seriedade.

E todas estas senhoras querem dar sequência a este compromisso por elas assumido em prol dos presbíteros neste Ano Sacerdotal, que se inicia em 19 de junho e que "para nós encontra seu declínio em 8 de julho de 2010!"

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 19.06.2009