Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0630pt-deu-borken-fest-der-begegnung.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/06/9t0630pt-deu-borken-fest-der-begegnung.php on line 10
No Santuário de Schoenstatt, de Borken, Alemanha
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-06-26

Alegria, divertimento e vivência com o mundo de Schoenstatt

No domingo derradeiro muitas gerações reuniram-se no Santuário de Schoenstatt, de Borken, Alemanha, por ocasião da Festa de Encontro

 

Fest der Begegnung in Borken: Die bunt gekleideten Kinder tanzen zu indischer Musik um das Heiligtum herum

Fiesta del Santuario en Borken: Niños giran en torno del Santuario, al son de música de la India

Shrine Fest in Borken: Children dancing around the Shrine, to Indian Music

Fest der Begegnung in Borken: Die bunt gekleideten Kinder tanzen zu indischer Musik um das Heiligtum herum

 

Santa Misa en la Iglesia de la Anunciación

Holy Mass in the Church

Heilige Messe in der Kirche der Schönstatt Au um 11.30Uhr mit Probst Theissing

 
Der Stand der Schönstätter Marienschule, mit Fotos und alten Zeitungsausschnitten, Schw. Helge ist eine Lehrerin an der Schule  

La Hna Helge en el stand del Colegio Mariano en Borken

The stand of the Schoenstatt School of Mary in Borken

Der Stand der Schönstätter Marienschule, mit Fotos und alten Zeitungsausschnitten, Schw. Helge ist eine Lehrerin an der Schule

 
Die Tische und Bänke luden zum gemütlichen Beisammensitzen mit Kaffe und Kuchen ein  

Café y torta

Coffee break

Die Tische und Bänke luden zum gemütlichen Beisammensitzen mit Kaffe und Kuchen ein

 
Bei den Drei-Minuten-Sketchen versuchten die Eltern ihrer Tochter verzweifelt Dividieren bei zu bringen  

Sketch

Skits

Bei den Drei-Minuten-Sketchen versuchten die Eltern ihrer Tochter verzweifelt Dividieren bei zu bringen

 
Nun ist auch der Kameramann (links im Bild) zufrieden, in dem kleinen Schaukasten hängt nun der Countdown-Kalender  

En el Santuario: Calendario de cuenta regresiva

At the Shrine: a count down calendar

Nun ist auch der Kameramann (links im Bild) zufrieden, in dem kleinen Schaukasten hängt nun der Countdown-Kalender

Fotos: Kathrin Frentzen © 2009

 
 

ALEMANHA, Kathrin Frentzen. Um pequeno coche, repleto de crianças, percorria a estrada da Capela em direção à praça do prado do Centro de Schoenstatt, de Borken. Ao fazer a curva, os olhares caíram por sobre as enumeras bicicletas ordenadamente estacionadas junto à faixa de vedação branca e vermelha. Outrossim essas foram alvo dos olhares dos participantes deste grande evento, pois na praça defronte do referido prado reinava um tráfego multicolor. E ao longo deste domingo cerca de 700 pessoas vieram participar da festa do Movimento.

"E foi de fato uma festa do Movimento", assim comenta com certo orgulho a ir. Gertrudes. "Precisamente na Santa Missa de manhã muitas foram as gerações que se encontraram. E as muitas crianças presentes comportaram-se tão tranquilamente."

A referida irmã é professora no Colégio de Maria de Schoenstatt, de Borken. Pela primeira vez houve este ano outrossim um estande dedicado às antigas gerações do colégio. "A primeira professora que veio dar aulas vestida a civil.", assim leu em voz alta do anuário uma senhora mais idosa;e sorrindo acrescentou: "Era minha prima!"

Este ano a festa teve como lema: "Em vista de Ti", e com uma programação recheada de muitas atividades, a fim de que os participantes pudessem desligar-se das preocupações do cotio ou vivenciar o mundo de Schoenstatt.

Assim, às 14:30 h o sino da Capelinha ressoou por toda a praça convidando a todos para fazerem um "intervalo para descanso no Santuário".

Ponto de encontro: o carvalho

O encontrou ocorreu precisamente junto do antigo carvalho, situado defronte do Santuário, pois esse foi o ponto de encontro para as visitas guiadas ao Centro de Schoenstatt, de Borken, para a iniciativa "Pausa dos casais em pela festa" com a ir. Mariatheres Weinberg e para a "Surpresa para crianças".

Sob a direção de três Irmãs de Maria, oriundas da Índia, um pequeno grupo de crianças fez um breve ensaio para participar do principal espetáculo deste dia festivo; estas crianças em companhia das referidas irmãs caminhavam uma a após outra. E, ao ser cada uma delas envolvida por um grande pano, a música de fundo, música indiana, tocava suavemente.

A esta coreografia pertencia outrossim dois pequenos paus, nos quais estavam atados lenços coloridos.

Porém, tudo isso ainda devia permanecer um tanto em segredo, pois o ponto culminante da festa ainda não havia sido atingido.

Outrossim lá fora a programação desta festividade seguia seu curso. As alunas da 5ª série puseram em cena "Três Minutos de Esquete", que haviam ensaiado com a sua professora, ir. Gertrudes; estas entraram alegremente em cena trajando uma velha jaqueta do pai e um avental florido da avó, revelando assim talento teatral. E tal representação foi tão bem-sucedida que, apesar da chuva, os espectadores não arredaram pé , absortos na representação destas alunas.

Os bancos e as mesas postas convidaram a todos para um lanche em que foi servido café, bolos e salgadinhos, decorrido em agradável convívio entre as mesas. E por longo tempo as jovens da Juventude Feminina de Schoenstatt caracterizavam as crianças de pirata, joaninha ou de tigre.

"Uma estância termal – uma espécie de lar"

Às 15:30h a festa atingiu então o ponto culminante: "Em vista de Ti: o impulso peculiar", assim se encontrava na programação. Todos afluíram ao salão de festas; e lentamente as cadeiras iam sendo ocupadas.

A apresentação deste espetáculo ficou a cargo do maestro Roberto Kemper, dando outrossim as boas-vindas aos dois acordeonistas: Dorothee e Philipp Sandkamp.

"Por não ver nada por toda a parte... Por não ver nada por toda a parte!" Ao escutar estas palavras, a plateia voltou-se repentinamente. Um homem de aspeto mal-encarado dirigia-se lentamente em direção do palco, trazendo consigo uma câmera e uns binóculos.

Estupefata, a senhora que se encontrava no palco ergueu os olhos questionando o que procurava este homem de aspeto mal-encarado. Este procurava uma estância termal: "Um lugar onde se possa expelir o ar pesado da labuta do cotio e inalar ar fresco", assim tentava ele explicar à plateia.

Até a própria busca efetuada no Google fora em vão; pois o referido homem de aspeto mal-encarado era de fato assaz pretensioso: "Algo como um lar, onde uma pessoa querida me aguarde, me acolha cordialmente!"

Por sorte, entre a plateia, encontrava-se uma senhora que sabia exatamente o que esse homem procurava.

"Bem pertinho", explicava a referida senhora, segura de si mesma," no máximo, 100 metros linha reta".

Do lado rolou para o placo a Capelinha de Borken, em tamanho pequeno.

Era precisamente o que o operador de câmara havia procurado: "Este lar", assim dizia ele, " deve até ser gratuito, sempre acessível, aberto para qualquer pessoa, fazendo um bem sem fim a muitas almas!" E este lar procurado havia surgido com tanta simplicidade, precisamente ante a face deste homem de aspeto mal-encarado.

A partir de AGORA a contagem regressiva do jubileu trilha seu curso

O operador de câmara estava radiante. E para comemorar tal felicidade, entrou em cena um pequeno grupo de crianças trazendo nas mãos, tal como já havia ocorrido no ensaio, lenços multicolores com dois pequenos paus. Outrossim duas das irmãs indianas participaram da coreografia , tendo como música de fundo música indiana suavemente ressoando.

Com os lenços e ao ritmo da música, as crianças dançavam ao redor da Capelinha, e com este ato cumpriu-se uma parte da Sagrada Escritura:" O povo se alegrou em Jerusalém, diante do Templo..." (Jud. 16,20).

É evidente que findo o espetáculo, os presentes empreenderam uma visita à Capelinha, por outra, à autêntica e grande, onde se deu então início a uma cerimônia: a abertura da contagem regressiva do jubileu, feita com grande estrondo.

Dentro de um ano, mais precisamente, em 11 de junho de 2010, o Santuário de Borken completa cinquenta anos de existência.

Defronte da Capelinha encontra-se fixado um calendário em que diariamente lhe é retirado um letreirozinho, pois a contagem regressiva trilha seu curso! Aproxima-se o jubileu de ouro!

Nada agora pode malograr

"A festa foi toda ela magnífica!", assim comenta no final do dia Stefanie Bietenbeck com grande entusiasmo. Uma vez haver esta, na qualidade de dirigente, colaborado ativamente ao longo de todo este evento, não pôde determinar o que mais lhe havia agradado.

Outrossim Ruth Hoffstätte, uma presença bem assídua nesta festa anual, em companhia do esposo e do "pequeno grupo de filhos", estava entusiasmada: " A festa foi ótima, como tem vindo a ocorrer nos anos anteriores. Todos os anos gostamos de vir participar desta festa, pois há sempre muitas atividades dedicadas às crianças!"

E mediante o grande número de participantes, assim quanto seus testemunhos, é já de antever o mesmo para a festa do jubileu de ouro, a ocorrer no ano próximo, pois nada poderá malograr, uma vez que o sinal de partida para este grande evento foi tão bem-sucedido .

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 30.06.2009