Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/05/9t0573pt-deu-heiligenstadt-geistliche-berufe.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/05/9t0573pt-deu-heiligenstadt-geistliche-berufe.php on line 10
Romaria pelas vocações
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-05-12

Romaria pelas vocações

De Uder, Alemanha, até o Santuário Pequeno Paraíso

 

Wallfahrt um geistliche Berufe: von Uder nach Heiligenstadt

Peregrinación por vocaciones: de Uder al Santuario de Heiligenstadt, Alemania

Pilgrimage for vocations: from Uder to the Shrine in Heiligenstadt, Germany

Wallfahrt um geistliche Berufe: von Uder nach Heiligenstadt

 

Heilige Messe

Santa Misa

Holy Mass

Heilige Messe

 
Zeugnisse  

Testimonios

Testimonies

Zeugnisse

 
Während der heiligen Messe  

Durante la Misa

During the Holy Mass

Während der heiligen Messe

 
Segen  

Bendición

Blessing

Segen

Fotos: Holger Jakobi/St. Benno-Verlag © 2009

 
   

ALEMANHA, Holger Jakobi. O bispado de Erfurt, Alemanha, havia convidado os fiéis para uma romaria, a ocorrer no domingo 3 de maio derradeiro, partindo da igreja de Uder até o Centro de Schoenstatt Pequeno Paraíso, situado em Heiligenstadt,Alemanha.

Presbíteros, religiosos e famílias com os respectivos filhos percorreram o percurso desde Uder até a Capelinha do Centro de Schoenstatt Pequeno Paraíso, situada em Heiligenstadt, entre preces e cânticos; a intenção geral deste evento ocorrido no domingo do Bom Pastor foi a oração pelas vocações para o bispado de Erfurt. A organização desta romaria ficou a cargo do paro. Egen Bierschenk, promotor vocacional do bispado, em colaboração com o paro. Eberhard Jacob, de Uder e de sua paróquia, assim quanto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, de Thüringen, Alemanha. "É uma alegria para mim de cristãos de todas as faixas etárias se haverem entusiasmado pela ideia da romaria, apesar da instabilidade atmosférica. Além disso, entre nós se encontravam alguns jovens que manifestaram interesse por uma vida a Deus consagrada", palavras do paro. Egon Bierschenk.

Deus espera pela resposta do homem

Ademais, para os jovens párocos este evento fora uma experiência que muito os impressionou, ao verem todos os participantes partindo conjuntamente rumo ao Santuário, entre cânticos e orações. Assim, tornou-se evidente que a questão vocacional diz respeito a todos nós. Este aspecto, o bispo auxiliar Reinhard Hauke tratou-o em sua homília na celebração das Vésperas, com que foi encerrado este evento no Pequeno Paraíso.

Com olhar direcionado para uma representação, posterior ao período gótico, do "Bom Jesus da Pedra Fria" – uma forma mística de contemplação que mostra Cristo sentado esperando na "via cruxis" – dom Reinhard Hauke acentuou que é Cristo quem espera pela resposta do homem. "Somos exortados a refletir no que Cristo fez por nós; Cristo espera que mostremos uma reação, que demos uma resposta", disse o referido bispo auxiliar. Tal resposta pode ao mesmo tempo consistir no sim à vida matrimonial ou na reflexão de abraçar uma vocação na Igreja, para a qual o homem deseja de todo o coração proferir seu sim.

Entre outrem, ambos os presbíteros, paro. Marcelo Klaus, responsável pela Pastoral da Juventude, e o capelão Timo Gothe, proferiram seu sim, quando ouviram o chamado de Deus para abraçarem o sacerdócio. Durante esta romaria, ambos deram testemunho do serviço e da vida que abraçaram. A ir. Maria Elisabeth Goldmann, de Bestwig, Westfallen, Alemanha, proferiu igualmente sim a Deus, ao sentir-se por Ele chamada a abraçar a vida religiosa. Na quarta estação* a natural de Eichfelder proferiu o mote: "Envia-me!" A ir. M. Elisabeth acentuou que este deixar-se enviar por Deus liberta. E prossegue: "Isto vivencio eu sempre de novo junto de pessoas que abraçaram este ideal, e outrossim eu mesma o vivencio em mim. Quando há mais de vinte anos tomei a dedicação de ingressar nas Irmãs de Santa Margarida, de Postel, sentia-me tão livre e alegre, de modo que posso dizer: outrossim ainda hoje sou assim. Estava livre e alegre porque pude abraçar esta caminhada com todo o vigor e energia que me dá possibilidades de encontrar a Deus e de outrossim outrem fazer experiência da existência de Deus; e porque depositei minha confiança em Sua onipresença."

Vocação significa alento para fazer algo diferente

Ana Rademacher, que, em Erfurt, exerce as funções de conferencista paroquial, proferiu igualmente seu sim a Deus; esta evidencia que uma vocação na Igreja é sempre outrossim um "alento para mais", um alento para ousar algo de diferente, um alento para não fazer tudo como os demais.

Além da romaria das vocações, amigos e membros do Movimento Apostólico de Schoenstatt celebraram a festa da dedicação de sua Capela em Heiligenstadt. Esta se encontra sobre a proteção: "Maria – Mãe e Educadora"; com efeito, uma festa, cujo conteúdo destas palavras é essencial para Schoenstatt, não se encontra no calendário litúrgico. Por conseguinte, foi estabelecido que a celebração da festa da dedicação da Capelinha ocorreria sempre no primeiro domingo de maio, que este ano coincide como Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

O paro. Eberhard Jacob, de Uder celebrou a Santa Missa da festa da padroeira. Em sua homilia este sacerdote de Schoenstatt evidenciou que sem oração nas paróquias e na família não é possível jovens abraçarem o ideal de vida a Deus consagrada. Além disso, o referido pároco aludiu aos fiéis presentes de que as histórias vocacionais pessoais de cada cristão são um caminho que Deus trilha conosco, sendo, ao mesmo tempo, importante a disponibilidade de cada um para com Deus. O próximo passo: "Envia-me!" só pode porém ser dito " se sentirmos que Deus dá futuro à minha vida".

A esta solene Celebração Eucarística associou-se uma "Hora de Maria", defronte da Capelinha em que todos foram convidados a renovar a Aliança de Amor com Nossa Senhora.

*Nota do tradutor: O trajeto desta romaria ao Santuário Pequeno Paraíso foi constituído de quatro estações, nas quais foram dados testemunhos por pessoas que abraçaram o ideal de vida consagrada a Deus. Há outrossim que referir que esta romaria teve como lema: Eis-me aqui! Envia-me!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 26.05.2009