Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/05/9t0531pt-pol-besuch-koszalin.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/05/9t0531pt-pol-besuch-koszalin.php on line 10
O Presidente da República da Polônia, Lech Kaczyński, visitou o Santuário da MTA
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-05-26

Com os meus mais cordiais cumprimentos pelo encontro e pela oração neste santo lugar

O Presidente da República da Polônia, Lech Kaczyński, visitou o Santuário da MTA, situado no Monte Chełmska, Polônia

 

Besuch des polnischen Präsidenten in Koszalin

Visita del Presidente de Polonia al Santuario de Koszalin

The President of Poland visiting the Shrine in Koszalin

Besuch des polnischen Präsidenten in Koszalin

 

Kaplan Romanik erläutert die Geschichte des Ortes

El P. Romanik le explica la historia del lugar

Fr. Romanik explaining the history of the place

Kaplan Romanik erläutert die Geschichte des Ortes

 
Auf dem Weg ins Heiligtum  

Camino al Santuario

On the way to the Shrine

Auf dem Weg ins Heiligtum

 
Der Präsident trägt sich ins Gästebuch ein  

El Presidente firma el libro de visitantes

The President signs the visitors’ book

Der Präsident trägt sich ins Gästebuch ein

Fotos: Henryk Romanik © 2009

 
   

POLÔNIA, ir. M.Honorata Cieśla: Em 14 de maio de 2009 o Presidente da Polônia, Lech Kaczyński, visitou o Santuário da Măe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, situado no Monte Chełmska, Koszalin, Polônia, onde a ilustre visita recebeu os cumprimentos do bispo local, dom Edward Mikietynski, assim quanto do prefeito de Koszalin, Mirosław Mikietyński. O presidente Lech permaneceu silenciosamente em oraçăo aos pés da Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, vindo depois a assinar o livro de visitas. Como presente de sua visita, ofereceu um cálice ao Santuário.

Volvidos longos preparativos e negociações, foi estabelecido de que, por ocasião de sua visita a Koszalin, o presidente Lech Kaczyński receberia os cumprimentos das autoridades locais no Góra Chełmska, um lugar histórico muito antigo e importante, em que se encontra situado o Santuário de Schoenstatt, dedicado pelo papa João Paulo II, graças à intervenção do bispo Jez. Tanto as Irmãs de Maria quanto toda a Família de Schoenstatt polonesa se alegraram por haver sido escolhido "nosso querido e santo lugar" para tal recepção. Uma vez que toda a cidade devia estar cuidada e preparada para a visita do presidente Lech, outrossim o terreno do monte foi limpo e renovado pelos serviços da prefeitura , sem pedidos extras!

E às 12:00h do dia 14 de maio do ano em curso ocorreu então a visita. Cerca de duas horas antes da chegada de Lech Kaczyńsk, todas as estradas de acesso ao monte encontravam-se fechadas ao trânsito, o que permitiu assim o bispo local com seu respectivo capelão, o capelão do Santuário, o prefeito com algumas pessoas da prefeitura, assim quanto alguns jornalistas, poderem aguardá-lo com toda a tranquilidade. Sem embargo as Irmãs de Maria aguardavam-no no Santuário, rezando. Junto do banco da comunhão colocaram o grande genuflexório, em que estivera ajoelhado o papa João Paulo II, por ocasião da dedicação do Santuário, havendo sido outrossim disposto em cima do banco da comunhão um livro de visitas para visitas proeminentes.

Primeiramente empreendeu uma visita ao Santuário

O automóvel que transportou o presidente Lech dirigiu-se diretamente ao monte, mais precisamente, à praça situada ao lado do Santuário. Aqui apresentou-lhe cumprimentos o prefeito da cidade, assim como o bispo local, dom Edward Dajczak. Tal como havia sido antemão combinado, o capelão do Santuário, pe. Henryk Romanik, membro do Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt, e a ir. Honorata deviam esperá-lo no meio do caminho que conduz à Capelinha, para, no breve trecho, narrarem-lhe algo referente ao lugar. Em breves palavras, o capelão do Santuário relatou-lhe algo a respeito da história ligada ao monte, e a ir. Honorata pôde dizer-lhe algumas palavras acerca de Nossa Senhora e do Santuário.

O presidente encurtou o caminho e dirigiu-se de imediato para o Santuário. Defronte da porta cumprimentou todas as irmãs presentes e entrou no Santuário, onde, por alguns instantes, permaneceu ajoelhado no genuflexório em oração silenciosa. Em seguida, a ir. Honorata aproveitou a oportunidade para oferecer-lhe um quadro da MTA qual expressão de oração por ele e pela pátria. Logo depois, o presidente fez sinal a um dos membros da comitiva para se aproximar, trazendo este um belíssimo cálice de prata, adornado de âmbar, que Lech Kaczyński deu de presente ao Santuário.

Só quando saiu do Santuário é que cumprimentou as demais pessoas presentes da prefeitura. Estas lhe entregaram um pão Laib, como é usual na Polônia, qual símbolo de boas-vindas, bem como uma crônica do local. Findos os cumprimentos, o presidente manifestou o desejo de percorrer um tanto o terreno e chegou às escadas que conduzem ao parque de estacionamento, situado embaixo. Dado estas terem cerca de 150 degraus, o presidente Lech não regressou com a comitiva, mas fez o trajeto a pé. Seu automóvel aguardava-o no parque de estacionamento para o prosseguimento da viagem. E eis as palavras que deixou escritas no livro de visitas: "Com os meus mais cordiais cumprimentos pelo encontro e pela oração neste santo lugar – Lech Kaczyński, Góra Chełmska, Koszalin, 14.05.2009."

O presente

Os jornalistas haviam permanecido na aba do Santuário. Ora, como a visita havia terminado de modo tão inesperado, esses dirigiram seu interesse para o cálice e, consequentemente, outrossim para as Irmãs de Maria. No dia imediato em dois diários foram publicados dois artigos referentes à visita do Presidente da República empreendida a Koszalin, que havia tido início no monte, na aba do Santuário, com a apresentação de cumprimentos pelas autoridades locais e pelo bispo local.

Já no mesmo dia o capelão Henry Romanik celebrou a Santa Missa com o precioso cálice, vindo a mostrá-lo aos fiéis presentes durante a homilia. Alegramo-nos com tal presente e propomo-nos que no último sábado de cada mês este cálice será utilizado na Santa Missa, que, em nosso Santuário, é habitualmente celebrada por nossa pátria. E no referido cálice encontram-se gravados os seguintes dizeres: "Presente do Presidente da República da Polônia, Lech Kaczyński, para o Santuário de Nossa Senhora Três Vezes Admirável, 14 de maio de 2009."

Vídeo

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 10.06.2009