Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0398pt-sch-konferenz2014-impresiones-mbernardes.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0398pt-sch-konferenz2014-impresiones-mbernardes.php on line 10
Conferência 2014: Impressões - Pe. Matheus Bernardes
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-03-03

Impressões de uma Conferência...

Konferenz 2014: O que menos se fez nos dias em que passamos na sala principal da Casa Padre Kentenich foi planejar

 

Konferenz 2014: eine Gnade, eine Strömung, eine Mission

Conferencia 2014: una gracia, una corriente, una misión

Conference 2014: a grace, a stream of life, a mission

Konferenz 2014: eine Gnade, eine Strömung, eine Mission

 

P. Matheus Bernardes, Standesleiter der SMJ in Sao Paulo

P. Matheus Bernardes, Asesor de la JM de Sao Paulo

Fr. Matheus Bernardes, Assistan of the Boys ’ Youth of São Paulo

P. Matheus Bernardes, Standesleiter der SMJ in Sao Paulo

 
Während der Konferenz: Organisation der Wortmeldungen  

Durante la conferencia: organización de las intervenciones

During the conference: organizing the order of speakers

Während der Konferenz: Organisation der Wortmeldungen

 
Tagungs-Sekretariat  

En el secretariado

Backstage office

Tagungs-Sekretariat

 
Ein besonderes Geschenk für die Helfer  

Un regalo especial para los servidores....

A special gift for the helpers

Ein besonderes Geschenk für die Helfer

 
Ausgesandt zu zwei und zwei  

Envío – intercambio

Sent out – together

Ausgesandt zu zwei und zwei

 
 

KONFERENZ 2014, Pe. Matheus Bernardes. Já há algumas semanas estou para sentar-me na frente do computador e escrever algumas linhas sobre a Konferenz 2014 (Conferência 2014) que aconteceu em Schoenstatt, do dia 01 ao dia 07 deste mês. O fato de ter passado um mês no frio alemão, trabalhando na preparação da Conferência fez com que meu trabalho normal ficasse em segundo plano. Retornar a São Paulo, significou correr atrás do tempo perdido... graças a Deus, tudo tem dado certo!

Quando escutei algo sobre a Conferência já me empolguei! Estava um encontro de assessores do JUMAS, quando o Pe. José María García, membro do Conselho Geral dos Padres de Schoenstatt, nos apresentou o projeto elaborado pela Presidência Internacional. Tratava-se de um desafio muito grande: por primeira vez na história de Schoenstatt, representantes de 32 países se reuniam para, juntos, decidirem qual deveria ser o espírito de uma grande celebração, no caso, a celebração dos 100 anos da Aliança de Amor.

Por esses caminhos da vida, acabei não somente me interessando pelo projeto, mas "caí de pára-quedas" dentro da comissão central da Conferência. Era uma espécie de executivo da Conferência: tinha que colocar em prática o que a moderação do encontro estava pensando. Nem preciso mencionar a grande graça de poder estar novamente em Schoenstatt... é nosso lar! O Santuário Original sempre será nosso berço e, dessa última vez, tive a graça de celebrar duas vezes a Eucaristia lá. Ali onde nosso Pai e um grupo de seminaristas começaram tudo!

Trabalhei bastante, pois tinha que conferir todos os textos antes de publicá-los... textos em três idiomas! Tanto assim, que no final do dia não sabia mais o que falava, se é que falava algo com sentido... Depois, era responsável pela coordenação da equipe de voluntários e tradutores... enfim, bastante trabalho! Dia 01 de fevereiro, começamos! Os representantes de 32 países, três idiomas oficiais (alemão, espanhol e inglês... ainda que também escutamos bastante português e francês), muitos rostos conhecidos: consagrados, leigos, sacerdotes de nossa Família.

O mais óbvio não é nada óbvio

O nome oficial do encontro era: Konferenz 2014 – Planungstagung (Conferência 2014 – Encontro de Planejamento), mas, graças a Deus, o que menos se fez nos dias em que passamos na sala principal da Casa Padre Kentenich foi planejar. Antes de ir a temas concretos, era necessário descobrir o espírito da celebração, era necessário perguntar-nos o que Deus nos preparava para 2014. E, aqui, começamos a vivenciar a graça... estávamos em um Cenáculo, muitos idiomas, muitas pessoas, mas um só coração e uma só alma.

Como o Pe. Alexandre disse no plenário: "O mais óbvio não é nada óbvio!" Poderíamos pensar que simplesmente afirmar que celebraríamos 100 anos da Aliança de Amor é pouco. Teríamos que buscar algo mais sofisticado... erro! Temos que celebrar a Aliança de Amor, celebrar a nova iniciativa que Deus tomou em Schoenstatt. Ademais, ao tocarem esse tema, os participantes da Conferência começaram a perceber que não poderíamos falar simplesmente de uma celebração, mas 2014 deve ser uma corrente de vida em todo Schoenstatt Internacional, deve ser o momento em que nós, que selamos uma Aliança de Amor com a Mãe de Deus, convidemos amplos círculos da Igreja para celebrarem conosco. 2014 deve ser um ano de graça, um ano de renovação em nossa missão, um ano que sejamos novamente enviados pela Igreja para evangelizar os povos com o carisma da Aliança de Amor.

Uma corrente de vida... uma nova irrupção

Uma corrente de vida... uma nova irrupção... um novo Schoenstatt! Que Schoenstatt irrompa com toda a força de sua origem na Igreja do Terceiro Milênio! Que Schoenstatt seja uma força apostólica a serviço de todos! Que Schoenstatt possa anunciar a grandeza de Maria e assim contribuir para a renovação do mundo! Que Schoenstatt seja coração da Igreja para que ela possa ser alma de um mundo novo!

Aqui no Brasil, já estamos nos preparando há certo tempo. Agora, porém, a preparação é de toda a Família Internacional... Darüber hinaus, como dizem os alemães, mais além! Sonhamos com 2014, mas também com mais além, queremos ter a visão do Pai e Profeta e não termos medo de anunciar a todos e sempre a Boa Nova da Aliança de Amor.

2014 nos espera... Preparemo-nos para a grande celebração da Aliança, renovemo-nos em nossa fonte!

Helfer 2014

Los servidores 2014

Helpers 2014

Helfer 2014

Fotos: K2014 – Georg Schick © 2009

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 03.03.2009