Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0361pt-rch-hogar-de-maria-villa-ohiggins.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0361pt-rch-hogar-de-maria-villa-ohiggins.php on line 10
Uma visita empreendida ao "Lar de Maria", situado na Villa O’Higignis, Santiago, Chile
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-03-13

Uma hora a pé por um prato de comida e um sorriso

Uma visita empreendida ao "Lar de Maria", situado na Villa O’Higignis, Santiago, Chile

 

In “Marias Haus” in Villa O’Higgins, Santiago de Chile

En la Casa de María, Villa O’Higgins, Santiago de Chile

In “Mary’s House”, Villa O’Higgins, Santiago de Chile

In “Marias Haus” in Villa O’Higgins, Santiago de Chile

 

Die Ärmsten speisen...

Darles a comer a los más pobres...

Feed the needy ones...

Die Ärmsten speisen...

 
Ein Dienst aus Liebe  

Un servicio de amor

A service out of love

Ein Dienst aus Liebe

Fotos: Hernanas de María, Chile © 2009

 
   

CHILE, ir. Maria Auxiliadora. Fora um presente esta visita empreendida há alguns dias à Villa O’Higgnis, onde as irmãs de Maria têm uma casa para os mais pobres: "Lar de Maria". Nela funciona um refeitório onde são servidos almoços para os mais pobres, assim quanto salas de ginástica, salão de cabeleireiro, ateliers e bazares; e tudo isso ao serviço dos mais necessitados. É uma boa e bela casa, por elas construída, em um terreno cedido à comunidade das irmãs de Maria por empréstimo gratuito não fungível.

Fui até lá em companhia da ir. M. Alejandra, a irmã responsável pelo trabalho social de nossa comunidade, e que dispõe um dia por semana para esta tarefa, colocando todo o seu coração e empenho ao serviço dos mais necessitados. Quando chegamos, já havia pessoas esperando. Às 12:30h ocorreu a recitação de dois mistérios do Terço, sendo, em seguida, servido o almoço. Assim sucede diariamente: primeiro reza-se conjuntamente, como sempre o fazia a ir.M.Adelfonsis, fundadora desta obra de assistência e pela qual lutou com vida; ainda que agora já há muito se encontre enferma e retirada, seus familiares e amigos da Alemanha continuam a subsidiar a obra de sua vida.

Diariamente às pessoas necessitadas é-lhes aqui servido o almoço – um prato quente; não obstante há outrossim oficinas onde aprendem coisas do cotio, assim quanto catequeses e serviço social. No dia em que aí estive, vieram almoçar 90 pobres, sendo a maior parte crianças e desempregados, assim quanto alcoólatras e marginais; algo que causa certo impacto. As pessoas chegam, por vezes, a andar mais de uma hora por um prato de comida.

Uma "Madre Teresa" chilena!

Ao longo de uma hora apenas servi as pessoas e com elas conversei; enquanto levava os pratos, disse uma delas: "Uma "Madre Teresa" chilena!" A ir. M. Alejandra dedicou-se às crianças, e eu aos homens; logo que me sentei junto deles, começaram com toda a sinceridade a contar algo de suas vidas, quais crianças:

  • Dois recolhem papelão no lixo e vendem-no: isto é o "trabalho" deles
  • Outros lavam carros
  • Vários vivem na rua
  • Outros vivem no pátio da casa de amigos
  • Alguns são idosos, portadores de deficiência física ou mental
  • Outros criminosos
  • Alguns são evangélicos (um chegou-me a dizer: Mas amo a Maria; pois ela é mãe de Jesus e aqui ela cuida de mim!)

São pessoas muito pobres, e, para a desdita, muitas delas são alcoólatras. Disse-me um deles: "Na segunda-feira vou finalmente trabalhar como varredor de ruas. Irmã, por favor, reze por mim para que eu consiga deixar de beber, senão perco novamente o emprego..."

Todos nós somos reis

Ainda que seu aspeto seja trapento e misero, notei, contudo, uma enorme dignidade em cada um deles. É verdade que pelo batismo todos nós somos reis. Ser homem é sempre outrossim uma realeza. Um deles disse-me: "Não posso mentir-lhe que vivo na rua, porque sou beberrão, e ninguém me quer; porém gostaria que minha vida fosse outra..." Outro me contou:" Sou analfabeto; nunca aprendi a ler nem a escrever , porque me faltou inteligência ; não tenho memória.". Esse estava com seus dois filhos adolescentes: um é portador de deficiência mental; o outro carrega uma enorme lista de delitos. E não obstante: quanta dignidade há neles! Tive outrossim profunda admiração por toda esta gente.

Quando todos eles foram embora, almocei na cozinha com a ir. Alejandra e Felicinda, a responsável da casa (assistente social e membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt) e com os funcionários da casa. Ao todo éramos oito. Falamos acerca de seus comentários e de sua realidade e dirigimos o olhar para o futuro. Este ano queremos trabalhar mais intensivamente em prol da reestruturação profissional e social.

Desta visita empreendida ao "Lar de Maria" trouxe comigo muitas faces e histórias de vidas amiúde para nós inconcebíveis; faz bem outrossim acolher esta realidade, sentir tal realidade na própria pele. É impressionante quanta reverência mostram estas pessoas para conosco, irmãs. No refeitório encontra-se sempre uma foto da ir. M. Adelfonsis; e a ir. M. Alejandra visita as pessoas sempre que pode, além de zelar pela direção e condução da casa.

Vi Deus nestas pessoas e nesta obra

Vi Deus nestas pessoas e nesta obra. E à retaguarda de tudo isso, encontram-se Nossa Senhora e o pe.Kentenich; pois não há outra explicação, visto que a ir. Adelfonsis já há muito não pode exercer suas atividades no "Lar de Maria – devido a seu estado de saúde - e tal obra continua a prosperar. Na assistência dada às crianças, nas aulas de reforço escolar, na catequese, nos cursos de padeiro e de cabeleireiro, em tudo o que damos a cada pobre e doente, reside uma mensagem:

O amor de Jesus e de sua mãe não é de ontem. Outrossim hoje eles se aproximam de cada criatura humana, e de modo particular dos mais fracos e dos mais pobres para servi-los e amá-los.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 27.03.2009