Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0351pt-deu-metternich-exerzitien.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0351pt-deu-metternich-exerzitien.php on line 10
Retiro sobre a vida da ir.Emilie, ocorrido na Casa Provincial, Coblença- Metternich,Alemanha
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-03-20

"Eu disse que você havia ido visitar sua amiga!"

Retiro sobre a vida da ir.Emilie, ocorrido na Casa Provincial, Coblença- Metternich,Alemanha

 

“Emilie-Exerzitien” in Koblenz-Metternich

Retiro en Metternich sobre la vida de la Hna Emilie

Retreat in Metternich, inspired by the life of Sr. Emilie

“Emilie-Exerzitien” in Koblenz-Metternich

 

Teilnehmer

Participantes

Paqrticipants

Teilnehmer

 
Teilnehmer  

Participantes

Participants

Teilnehmer

 
Anbetung  

Adoración

Adoration

Anbetung

 
Methoden-Werkstatt  

Taller

Workshop

Methoden-Werkstatt

Fotos: Mayer © 2009

 
   

ALEMANHA, ir. Theres-Maria Mayer: "Em mim fez-se um tanto de luz!", assim opinou uma participante, findo o retiro sobre a vida da ir. Emilie. "Já há muito se me tem vindo a ocorrer algo que não podia compreender em minha vida. Só que não sabia ao certo o que era. Sem embargo agora o sei, ainda que meu pai tivesse preferido ter tido um rapaz: Para Deus havia chegado minha vez. Ele quis-me! Agora o restante já não é tão importante!", assim formula uma senhora sua percepção, findo este retiro de 12 a 15 de março derradeiro, ocorrido na Casa Provincial das Irmãs de Maria de Schoenstatt, Coblença-Metternich, Alemanha.

Sob o tema "Tu me conduzes para a plenitude", 19 senhoras e um senhor participaram do retiro, realizado na Casa Provincial. Com períodos mais ou menos dedicados ao silêncio e com muita permuta de idéias e enriquecimento mútuo, estes dias de retiro tornaram-se uma vivência para os participantes: "Isto fora um círculo harmônico; desde a Celebração Eucarística de abertura até à de enceramento, tudo fora harmônico!"

O lugar em que a ir. Emilie passou os derradeiros anos de vida e regressou outrossim à Casa do Pai, tornou-se um lugar de encontro com Deus e com a ir.Emilie. "Aqui é deveras tangível a graça de Deus", com estas palavras uma participante manifestou algo de preciso. "É um ótimo assunto para sempre exemplificar de novo todas as informações a respeito da vida da ir. Emilie. Ela é uma criatura admirável; ao contemplar suas fotos, o que mais me chama atenção é seu olhar... A bem dizer, teria sido ao contrário: Em suas fotos quando criança, a ir. Emilie tinha um olhar triste, que falava de muito sofrimento; e no término de sua vida tem um olhar de criança. Ela teve uma vida tão magnífica. Dela muito posso aprender."

Quando no sábado a senhora W., empresária, telefonou ao esposo, este lhe contou o que dissera aos amigos e conhecidos que por ela perguntaram: Ele: "Eu disse que você havia ido visitar sua amiga." "Mas, Irmã," assim prossegue a referida senhora, " é verdade; a ir.Emilie é minha amiga! Ela sempre me ajuda. Foi há cinco anos que li algo acerca dela quando ocasionalmente me chegou às mãos um livrinho da novena. Desde então recorro diariamente à sua intercessão. Quando fui submetida a uma cirurgia de risco, rezei a oração da novena à ir.Emilie até adormecer sob o efeito da anestesia geral."

Meu sim permanece para sempre

O retiro ativou algo nos participantes. Uma senhora que está passando por um período de grandes transformações, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, disse: "Eu sabia: tenho de fazer algo por mim. Como poderá prosseguir minha vida? Já é tempo! Uma alma caridosa chamou-me a atenção para este retiro. Agora decidi-me novamente: "Meu sim permanece para sempre!"Estes dias aqui volvidos foram importantes para mim!" Outra participante expressa-se de forma bem resumida: " Regresso a casa enriquecida!"

Com base nos ensinamentos da ir. Emilie dados nas conferências, nos impulsos para a vida e no seminário, viu-se como ela, a partir do medo e angustia, se deixou por Deus conduzir para a plenitude do amor de Deus. A ir. Emilie escolheu o Pe.Kentenich como diretor espiritual e pôde experimentar a força das graças do Santuário, de modo que no término de sua vida pôde dizer: " Na verdade, estou convicta de minha miséria, mas conto sempre com o amor misericordioso de Deus! Quem segue toda a trajetória da vida da ir.Emilie, pode ver como ela se foi tornando uma alma sempre mais ditosa. Ela vivenciou, não uma felicidade evidente, senão uma felicidade que consiste no reconhecimento de ser querida de Deus e por ele aceita; uma felicidade que consiste em poder viver para alguém e para algo que vale a pena para a vida. "Em meu interior irrompeu uma luz quando a Irmã falou sobre o ser criança ante Deus. Agora posso dizer sim à minha "criança interior", assim considerou a senhora B.

No derradeiro dia do retiro a ir. Mariengardis, testemunha contemporânea da ir.Emilie, relatou como vivenciou a ir.Emilie em Metternich, Alemanha. "A conferência foi um excelente desfecho destes dias de retiro. Ela seria de todo imprescindível!"

Irmã, guarde estes cartões; pois no próximo ano a senhora irá precisar deles!

"No próximo ano todos nós voltaremos para o retiro!", assim consideraram algumas das senhoras participantes. Ao dizer a conferencista que não sabia se no próximo ano haveria novamente o retiro sobre a vida da ir.Emilie, surgiu um protesto por parte dos participantes: " Mas tem de dá-lo impreterivelmente!" E para enfatizar seu pedido, a senhora W. recolheu espontaneamente alguns cartões dos lugares com os nomes de alguns participantes e disse: " Irmã, guarde estes cartões; pois no próximo ano a senhora irá precisar deles!"A senhora Pe. deixou em seu quarto uma saudação de agradecimento: "Porque tu a meus olhos és preciosa e valiosa!". Tais palavras podem ser aqui bem vivenciadas nesta casa, mas podem ser outrossim ditas a cada um dos participantes, e, neste espírito, um "Muito Obrigado!", de todo o coração, a todos vocês, outrossim para mim/ para nós almas de Deus invisíveis , que permitiram que estes dias de retiro aqui transcorridos fossem magníficos. A todos vocês as mais copiosas bênçãos de Deus e (oxalá) "até logo".

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 27.03.2009