Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0311pt-sch-peregrinacion-hispana.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/03/9t0311pt-sch-peregrinacion-hispana.php on line 10
Peregrinação de cristãos de língua espanhola a Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-03-31

Onde o céu se abre

Peregrinação de cristãos de língua espanhola a Schoenstatt

 

Peregrinación de hispano parlantes a Schoenstatt: Procesión del Santuario Original a la Iglesia de Peregrinos

Spanish speaking pilgrimage to Schoenstatt: processing from the Original Shrine to the Pilgrims’ Church

Wallfahrt für spanischprachige Pilger nach Schönstatt: Pilgerweg vom Urheiligtum zur Pilgerkirche

 

Oración en el Santuario Original

Prayer in the Original Shrine

Gebet im Urheiligtum

 
 

Saliendo con la Auxiliar

Setting out with the Auxiliary

Aufbruch mit der Auxiliar

 
 

Los niños con sus banderitas

The children with their little flags

Die Kinder mit ihren Fähnchen

 
 

Santa Misa

Holy Mass

Heilige Messe

 
 

Dos monaguillos orgullosos

Two proud mass servers

Zwei stolze Messdiener

 

Prédica: P. Ángel Strada

Sermon: Fr. Ángel Strada

Predigt: P. Ángel Strada

Fotos: K. Fischer © 2009

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. Em nossos países, todos nós temos grandes lugares de peregrinação dedicados a Maria Santíssima - Guadalupe, Maipú, Caácupé, Luján, Aparecida..., vinculados amiúde à história de nossos países, assim diz o pe. Ángel Strada na Santa Missa com que o dia de peregrinação para cristãos de língua espanhola, residentes em terras germânicas, que ocorreu pela primeira vez em Schoenstatt, encontrou seu declínio. Peregrinamos a este lugar para suplicar uma graça peculiar por intercessão de Nossa Senhora. E a graça que aqui, em Schoenstatt, pedimos é a de tornarmo-nos semelhantes a Ela, por outra, de vivermos sua atitude, que é a atitude do Evangelho.

Foram cerca de 140-150 peregrinos que aderiram a este dia de peregrinação em Schoenstatt, entre os quais inúmeras crianças e jovens oriundos da Espanha e de quase todos os países da América Latina e do Caribe; a maior parte deles vem das Missões católicas espanholas existentes em Frankfurt, Bonn e Colônia. Para a maior parte deste grupo de peregrinos, esta fora a primeira vez que estiveram em Schoenstatt; não obstante não será a derradeira. "Afigura que eles haviam esperado tanto tempo por esta vivência espiritual", assim opina a ir. Joahanna Marie Helmich, assessora nacional da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Alemanha. O Serviço de Atendimento aos Peregrinos, de Schoenstatt juntamente com a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e com o Secretariado Internacional (espanhol), situado na Casa Sonneck, e famílias de grupos da Família de Schoenstatt de língua espanhola preparou este dia de peregrinação, além do contato estabelecido com as Missões espanholas existentes em terras germânicas.

O dia teve início com uma conferência dada na Casa Padre Kentenich, seguida de uma procissão rumo à Igreja da Adoração, onde os peregrinos visitaram outrossim o túmulo do Pe. Kentenich e rezaram por todos os países por eles representados.

Transcorrido o almoço e um período de tempo livre dedicado a compras (tão importante em cada peregrinação), à oração ou a informações a respeito da origem de Schoenstatt, todos se reuniram junto do Santuário Original, neste lugar onde o céu se abre, tal como se havia aberto na hora do SIM de Maria Santíssima à mensagem do anjo; todos receberam uma vela e foram convidados a dirigirem-se à Igreja dos Peregrinos, em espírito de peregrinação. As crianças conduziram a procissão com as suas bandeirinhas; e no entusiasmo do momento vivido, a Imagem Auxiliar para a Europa ia à frente da procissão; e embora estivesse voltada de costas para os peregrinos, esteve sem embargo presente.

Sentia-se que tudo o que este grupo de peregrinos vivenciou a respeito do mundo de Schoenstatt lhe era algo de novo: o Santuário, a Mãe Peregrina, Schoenstatt - mas fora uma primeira vivência muito prometedora.

O céu aberto

O céu se abriu para nunca mais voltar a fechar-se, na paixão, morte e ressurreição de Cristo Jesus entre nós: Isto refletimos nós ao longo da Quaresma e iremos celebrá-lo dentro de alguns dias na Páscoa, disse o pe. Ángel Strada na homilia, a partir das leituras dominicais. Na realidade, o céu, porém, já se abriu há muitos anos: no momento em que Nossa Senhora escutou a mensagem do anjo e proferiu seu sim a tal mensagem, com que livremente aceitou a grande missão que Deus lhe quis transmitir. A partir desse momento Jesus habitou entre nós...

Em Schoenstatt pedimos a Nossa Senhora a graça de tornarmo-nos a Ela semelhantes; Ela que amou tanto a Deus como, aliás, ninguém O amou. A Ela podemos dirigir-nos em todos os instantes da vida, assim diz o pe. Strada, não importando em que idioma seja; pois Nossa Senhora irá entender tal como cada mãe entende o idioma de seu filho. E esta atitude é por nós em Schoenstatt denominada: "Viver em Aliança de Amor com Maria Santíssima", o que significa que Ela vive unida a mim, assim como eu a Ela, sempre e por toda a parte. Ela vai-nos sempre mais transformando em discípulos e missionários de Cristo Jesus.

Pura piedade popular

Antes da bênção final, surge algo tão familiar a todos, sendo expresso por: pura piedade popular! Logo que os peregrinos escutaram as primeiras palavras do pe. Strada: "Certamente que todos vocês têm nas bolsas muitos objetos religiosos que – nesse instante todas as bolsas se abriram, como se tivesse sido dado uma ordem, sendo dessas enumeras as sacolas de papel e de plástico retiradas. E as restantes palavras: "que vocês podem tranquilamente deixar dentro das bolsas, pois a bênção opera outrossim dentro delas", perecem na espontânea procissão rumo ao altar, diante do qual surgem, qual mão fantasma, sempre mais cruzes, quadros, terços, medalhas, velas... Pois de modo algum, mas absolutamente de modo algum, nenhum desses objetos sagrados deve ficar sem uma gota de água benta.

"Voltaremos e traremos muitos outros mais." É o que sempre se repete na despedida dos peregrinos.

Para os cristãos de língua espanhola que desejam vir a Schoenstatt, talvez seja interessante saber que:

  • Todos os domingos às 16:30h é celebrada na capela da Casa Sonnenau uma Santa Missa em língua espanhola.
  • Todos os sábados ocorre às 17:30h no Santuário Original a recitação do Santo Terço em língua espanhola ( em língua portuguesa também).
  • Na Casa das Missões, situada no Monte Schoenstatt, encontram-se à venda livros em língua espanhola.
  • A peregrinos de língua espanhola, as irmãs do Secretariado Internacional oferecem-lhes visitas guiadas a diversos lugares de Schoenstatt; não obstante tais visitas devem ser agendadas com devida antecedência através do e-mail: Schoenstatt.internacional.esp@s-ms.org.
  • Em várias casas de Schoenstatt fala-se espanhol, entre outrem: Casa Sonneck (Secretariado Internacional), PressOffice, Serviços de Atendimento aos Peregrinos, Casa Sonnenau e em diversas casas dos institutos e ligas: Vaterhaus, situada no Monte Sion (Berg Sion), Casa Mãe (Mutterhaus) Monte de Schoenstatt, Casa Regina, Casa Marienau...
  • No site schoenstatt.de encontram-se à disposição de todos os interessados, não somente notícias, senão que material de espiritualidade e referências como chegar a Schoenstatt , bem como informações acerca dos lugares a ser visitados em Schoenstatt, em língua espanhola.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2009 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 07.04.2009