Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/01/9t0176pt-sch-hinter-den-kulissen-der-sonnenau.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/01/9t0176pt-sch-hinter-den-kulissen-der-sonnenau.php on line 10
À retaguarda dos bastidores da Casa Sonnenau
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-01-14

Cozinheiras diligentes e estagiárias no serviço de lava-pratos

À retaguarda dos bastidores da Casa Sonnenau: um relato sobre um dia de trabalho na cozinha de Sonnenau

 

In der Küche von Haus Sonnenau…

En la cocina de la Casa Sonnenau...

In the kitchen of House Sonnenau...

In der Küche von Haus Sonnenau…

 

Spülen, spülen, spülen... mit viel Spaß

Lavar con alegría

Doing dishes – with joy

Spülen, spülen, spülen... mit viel Spaß

 
Stephanie, was haben Sie vor?  

Stephanie en acción

Stephanie in action

Stephanie, was haben Sie vor?

 
Speisesaal  

El comedor

Dining room

Speisesaal

 
Gegen die Sonnenau ist das bißchen Spülkram im PressOffice doch nichts…  

Lo de la Oficina de Prensa es nada…

The dishes of the PressOffice are peanuts...

Gegen die Sonnenau ist das bißchen Spülkram im PressOffice doch nichts…

Fotos: Kröger/Burwinkel © 2009

 
 

SCHOENSTATT, Stephanie Burwinkel. Tanto na cozinha quanto na copa da Casa Sonnenau sempre há algo para fazer. Ainda que o trabalho seja mais fatigante do que a maior parte das pessoas possa presumir, sempre surge aqui algo que causa riso a todas as funcionárias e ajudantes, uma vez que o trabalho as diverte. E isto contribui para que reine um ótimo clima de trabalho entre elas.

Muitas das pessoas que empreendem férias em Schoenstatt ou por qualquer outro motivo se encontram aqui, pernoitam na Casa Sonnenau. E dos lábios dessas mesmas pessoas que já uma vez aqui se hospedaram surgem amiúde comentários em que manifestam de modo particular o agrado pela hospedagem, entre outrem, pela deliciosa comida aqui servida nas refeições diárias, que afigura ser feita por mãos mágicas. "Aqui come-se mais do que em casa", assim se manifesta uma senhora bem espontaneamente durante o almoço, expressando com tais palavras sua admiração pela culinária das cozinheiras da Casa Sonnenau.

Sem dúvida que muitos desconhecem o decurso de um dia de trabalho na cozinha da Casa Sonnenau, pois tal conhecimento restringe-se apenas a que a comida é muito deliciosa.

Um emprego a tempo inteiro

Para ambas as funcionárias, Justina Backes e Carina Dude-Maciaszek, e ajudantes da cozinha da Casa Sonnenau, o trabalho tem início quando ainda dorme a maior parte dos hóspedes, e só termina quando já muitos pensam em regressar a seus leitos.

O café da manhã tem de ser preparado ainda antes da chegada dos primeiros hóspedes esfomeados; no decorrer da parte da manhã é feito o almoço; pois as batatas não se descascam por si mesmas, e outrossim cada prato requer o devido cuidado em seu preparo.

Sem dúvida, é, não somente a confeição do cardápio diário que requer muito tempo, senão que o lavar e enxugar a louça, apesar da serventia da máquina de lavar louça, ou para expressá-lo com as palavras de uma estagiária, tendo em uma mão o pano de prato e noutra um prato fundo: "Ainda bem que hoje não é necessário enxugar baldes, pois para tal serviço necessitamos de mais tempo!" Principalmente a separação do lixo leva outrossim mais tempo, sobretudo se logo durante a refeição não é feita a devida separação dos restos de comida que se encontram nos pratos, o que prolonga mais o serviço de lava-pratos.

Divertimento no trabalho

O trabalho da cozinha preenche, portanto, o dia todo; pois esse se inicia com a preparação do café da manhã, prossegue com o almoço, e termina com o jantar, para além do serviço de lava-pratos das respectivas refeições.

Apesar de ser o trabalho fatigante, os visitantes, assim nacionais quanto estrangeiros, são sempre cordialmente recepcionados; e graças ao bom humor aqui predominante, outrossim causa certa graça lavar cada tabuleiro de aço "traiçoeiro" , de modo que o horário de expediente passa num instante.

Que mais apraz aqui às funcionárias? "Tudo!", assim deixa escapar com um sorriso entre os lábios uma das cozinheiras com um avental de cor amarela listrado, " sobretudo o convívio com as colegas". Não é, portanto, de admirar que aqui reine um ótimo clima de trabalho, e que isso outrossim contribua para o êxito do cardápio de cada refeição, assim quanto para uma agradável estadia em Schoenstatt.

Por conseguinte, à retaguarda de tudo isso se encontra muito mais trabalho do que muitas pessoas à primeira vista possam presumir; sem embargo este trabalho é de grande importância.

Assim, por muitas razões, vale a pena pernoitar na Casa Sonnenau; e , além disso, pode-se aprender algo de extrema importância: a separação do lixo; pois composto, papel etc vão para os seus respectivos baldes. E isto economiza enorme trabalho às estagiárias, para além de ser benéfico para o meio ambiente.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 21.01.2009