Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/01/9t0169pt-deu-wallfahrten.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/01/9t0169pt-deu-wallfahrten.php on line 10
Caminho de Peregrinação de Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-01-21

Vasto leque de peregrinações promovidas pelo Centro de Peregrinações e de Atendimento aos Peregrinos de Schoenstatt: peregrinação a Fátima, Portugal, e peregrinações a pé

Apresentação de uma ação conjuntamente empreendida: Caminho de Peregrinação de Schoenstatt

 

Das Ziel aller Wallfahrten… das Urheiligtum

El meta de todas las peregrinaciones... el Santuario Original

The destination of all the pilgrimages... the Original Shrine

Das Ziel aller Schönstatt-Wallfahrten… das Urheiligtum

 

Die Erfinderinnen der Endel-Schönstatt-Fußwallfahrt ... haben schon mal den erschöpften letzten Abschnitt geübt!

Las pioneras de la caminata, después de caminar (al menos en la fantasía) desde Endel al Santuario Original...

The pioneers of the walk, after (in phantasy) walking from Endel to the Original Shrine

Die Erfinderinnen der Endel-Schönstatt-Fußwallfahrt ... haben schon mal den erschöpften letzten Abschnitt geübt!

 

Der Jakobsweg… eines Tages gibt es viele Schönstattwege

 

El camino de Santiago... un día hay caminos de Schoenstatt

The Way of St. James... one day there are many Schoenstatt Ways

Der Jakobsweg… eines Tages gibt es viele Schönstattwege

 

Santiago de Compostela

 

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela

 

Fatima: dahin geht eine Wallfahrt der Pilgerzentrale in diesem Jahr

 

Fatima: hay uma peregrinación a Fatima desde Schoenstatt, este año

Fatima: this year, there will be a pilgrimage to Fatima

Fatima: dahin geht eine Wallfahrt der Pilgerzentrale in diesem Jahr

 

Die Idee der Praktikantinnen: vor jedem Heiligtum so ein Wegweiser wie hier in Punto Arenas, Chile

La idea de las voluntarias; um señalador como este (em Punto Arenas, Chile) frente de cada Santuario

The idea: a sign like this (in Punto Arenas, Chile) in front of each Shrine

Die Idee der Praktikantinnen: vor jedem Heiligtum so ein Wegweiser wie hier in Punto Arenas, Chile

 

Hier wird der Prospekt der Schönstatt-Pilgerzentrale studiert

Estudiando el folleto

Studying the flyer

Hier wird der Prospekt der Schönstatt-Pilgerzentrale studiert

Fotos: K. Fischer/Archiv © 2009

 

 

 

SCHOENSTATT, Lea Kroeger. Ano novo, novas idéias. Outrossim em 2009 ocorrerão novamente numerosas peregrinações, organizadas pelo Centro de Peregrinações e de Atendimento a Peregrinos de Schoenstatt . Entre essas peregrinações encontram-se tanto novas ofertas quanto ofertas já oferecidas nos anos derradeiros.

E discretamente foi ainda abraçada a idéia de uma estagiária.

Uma peregrinação e uma idéia espontânea

Em 2 de maio de 2009 ocorrerá a grande festa em que todo o Movimento Apostólico de Schoenstatt comemorará o qüinquagésimo aniversário da iniciativa" Caminho de Peregrinação de Schoenstatt". Um sonho? Talvez o já não seja tanto, pois este ano será organizada pela primeira vez uma peregrinação a Schoenstatt a pé; e assim será colocada a pedra fundamental e dada a oportunidade para que dentro de alguns anos surjam caminhos de peregrinação ao Santuário-Original, que se igualem ao Caminho de São Tiago de Compostela, Espanha. A partida desta pedra fundamental é o Monte de Todos os Santos, cerca de 13 km de distância, nas abas de Lahnstein, Alemanha, cujo destino, como não poderia deixar de ser, é o Santuário-Original .

E com o tempo esta iniciativa foi outrossim conquistando outros espaços, pois desde há 26 anos surgiu na Argentina um percurso que parte de um lugar chamado Hasenkamp até o Santuário, em direção da cidade Paraná. E tudo isto teve seu início com dois jovens que andaram os 90 km de percurso. Entretanto, cerca de 4.000 pessoas percorrem anualmente este caminho em espírito de peregrinação. Portanto, schoenstatteanos da Alemanha, daí tudo de vós mesmos, a fim de batermos este recorde!

Aliás, os estagiários de Endel, Alemanha, estão convictos de que o melhor trajeto do Caminho de Peregrinação de Schoenstatt passa por Endel, Muenster e Colônia com destino ao Santuário-Original, e, ao mesmo tempo, lançam ainda uma ação:

"Nosso caminho rumo ao Santuário-Original!"

Por isso pedimos que em todos os Santuários Filiais da Alemanha e do mundo inteiro seja fixada uma tabuleta direcionada para o Santuário-Original!

Nosso sonho é, a saber, que deste modo possam ainda surgir mais caminhos de peregrinação rumo ao Santuário-Original, pois ficamos peculiarmente apaixonados por tal idéia. Junto ao Santuário-Original poderia então ser erigido um pilar com tabuletas direcionadas, a partir daqui, para todos os demais Santuários, indicando com isto o percurso do caminho de regresso.

Para nós é uma alegria a participação de todos interessados por este projeto, de modo que seria fantástico, se eles pudessem enviar uma foto ou talvez um pequeno relato para o PressOffice , a fim de vermos quem, tal como nós, pôde inflamar-se por esta idéia de um grande caminho de peregrinação!

Ônibus como alternativa...

É evidente que não se exige de imediato a cada um precipitar-se em uma marcha mais longa sem o devido preparo físico; por isso outrossim em 2009 há ainda a alternativa com o ônibus; ocorrerão várias peregrinações diocesanas, e alguns grupos de peregrinos serão acompanhados por seus próprios bispos, ou bispos auxiliares!

Outra novidade é outrossim a possibilidade de avós participarem de uma peregrinação a Schoenstatt, em companhia de seus netos. Um casal foi a alavanca de tal iniciativa; pois, em seu dizer, já existe em outro lugar este tipo de peregrinação. É evidente que não se pode deixar passar em branco tal iniciativa, de modo que esta idéia foi aproveitada, dado ser, em geral, segundo informações do pe. Widmaier, grande o número de pessoas de mais idade a participar de peregrinações; e é ótimo que haja o desejo destas de fazerem-no em companhia de seus netos.

E agora uma excelente notícia para todos os peregrinos de língua espanhola que vivem aqui na Alemanha, mas que tem o espanhol como língua materna: Outrossim para vós haverá com toda a peculiaridade uma peregrinação, a realizar-se em março próximo! Portanto, é bom assinalar tal data no calendário!

...ou outros veículos

Quem preferir vir de motocicleta, poderá, aliás, participar outrossim da quinta peregrinação dos motociclistas a Schoenstatt, seguindo-se uma celebração eucarística para os motociclistas e a bênção das motocicletas.

Uma infinidade sem fim!

Sem embargo outrossim se arrisca outras distâncias: Em setembro próximo ocorrerá pela primeira vez uma peregrinação a Portugal onde a visita ao Santuário de Fátima se encontra ao mesmo tempo vinculada com a visita aos santuários portugueses.

E uma vez mais ocorrerá em 26 de março uma peregrinação à Terra Santa. Apesar de ter sido este ano menor o número de inscrições em relação ao ano derradeiro, a peregrinação irá, em todo o caso, realizar-se. O pe. Widmaier atribui a diminuição de inscrições às muitas histórias publicadas na Alemanha, devido à guerra e aos conflitos em Gaza. Além disso, segundo informações do referido presbítero, nos lugares santos a ser visitados nesta peregrinação reina a paz e não há vestígios de guerra.

A grande festa em 18 de outubro

Em 18 de outubro, dia da fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, será uma vez mais promovido um "Dia de Schoenstatt". Na parte da manhã ocorrerá uma missa pontifical, presidida pelo Núncio Apostólico da Alemanha, arcebispo Jean-Claude Périsset. Na parte da tarde as comemorações prosseguirão com uma procissão ao Santuário-Original, seguindo-se a renovação da Aliança de Amor. Por isso, mesmo para os que vivem a distâncias longínquas daqui, não há motivo para não empreenderem nesse fim de semana uma visita ao lugar de fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt e para saudarem Nossa Senhora!

Demais informações a respeito de eventos e peregrinações encontram-se no folheto do Centro de Peregrinações e de Atendimento aos Peregrinos de Schoenstatt ou no site www.veranstaltungen.schoenstatt.de

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 27.01.2009