Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/01/9t0163pt-rom-entrevista-cassone.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2009/01/9t0163pt-rom-entrevista-cassone.php on line 10
Impressões e vivências pessoais do pe. Guillermo Mario Cassone, Padre de Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2009-01-21

Um Movimento sempre em crescimento

Um ano de permanência em Roma: Impressões e vivências pessoais do pe. Guillermo Mario Cassone, Padre de Schoenstatt

 

P. Guillermo Mario Cassone

P. Guillermo Mario Cassone

Fr. Guillermo Mario Cassone

P. Guillermo Mario Cassone

 

Bei der Feier der heiligen Messe im Heiligtum in Köln

Celebrando la Santa Misa en el Santuario de Colonia

Celebrating Holy Mass in the Shrine in Cologne

Bei der Feier der heiligen Messe im Heiligtum in Köln

Fotos: Archiv © 2009

 
   

SCHOENSTATT, Stephanie Burwinkel/mkf. Em Schoenstatt, pouco antes de sua viagem de regresso a Roma, o pe. Guillermo Mario Cassone, oriundo da Argentina com ascendência italiana, concedeu uma entrevista ao PressOffice Schoenstatt a respeito de suas experiências como Padre de Schoenstatt em Itália, em um país onde o Movimento Apostólico de Schoenstatt ainda se encontra no início de sua existência, e no vigor juvenil do primeiro amor.

Como presbítero na Paróquia dos "Santos Padroeiros" da Itália, são Francisco e santa Catarina, entregue aos cuidados dos Padres de Schoenstatt pelo Vicariato de Roma e situada no bairro romano Trastetevere, o pe. Cassone pode aí divulgar o Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Ao mesmo tempo atribui peculiar importância a tal divulgação, pelo fato de em sua paróquia essa ocorrer, não somente direta, senão que indiretamente; e o expressa com as palavras do Pe. Kentenich : "Trabalho no espírito de Schoenstatt!" Para ele não se trata meramente de explicar às pessoas o que vem a ser Schoenstatt, senão outrossim levá-las a colocar por elas mesmas questões referente ao Movimento, a interessar-se por Schoenstatt. Portanto, mediante seu empenho pastoral para pregar e divulgar o carisma do Movimento.

É evidente que nesta época de "sementeira" isso exige sobretudo muita paciência, pois, em Itália, o Movimento Apostólico de Schoenstatt é um movimento jovem em relação a muitos demais grandes movimentos, por vezes com séculos de existência. Sem embargo é outrossim , e di-lo com toda a convicção, um ótimo desafio para alguém, que , apesar de 37 anos de presbiterado, só nos inícios de sua vida presbiteral havia empreendido um trabalho pastoral na paróquia. Contudo, agora, volvidas as experiências tidas no campo de trabalho do Movimento Apostólico de Schoenstatt, é uma tarefa que ele qualifica de "presente do céu, por outra, um presente de Nossa Senhora."

Contatos estabelecidos com vários grupos

A paróquia, segundo ele, encontra-se situada em uma região próxima da estação ferroviária de Trastevere e de um bairro residencial, situado um tanto mais acima e habitado por famílias de elevado poder aquisitivo; a igreja encontra-se precisamente no meio de ambos os bairros, de modo que estes estão, entretanto, bem integrados.

Isto se deve outrossim às diversas ações empreendidas, como por exemplo: à bênção de famílias- num total de 5.300 famílias – na qual se visita cada família, surgindo assim contatos entre a paróquia e as pessoas.

É uma paróquia bem ativa: Aos domingos há cinco celebrações eucarísticas; e ao longo da semana, três celebrações eucarísticas diárias, bem como atendimento de confissão diário; além disso, semanalmente há outrossim adoração ao Santíssimo, catequese para adultos, assistência aos enfermos e catequese para jovens.

Os Padres de Schoenstatt, pe. Geraldo Carcar - pároco - pe. Guillermo Mario Cassone, e o pe. Ludovico Tedeschi, este, além do trabalho empreendido no Movimento Apostólico de Schoenstatt, ainda empreende um trabalho na pastoral universitária de Roma, tentam abrir novas portas, como por exemplo: mediante uma missa internacional para estudantes universitários.

Entretanto, existem já dois grupos de jovens, dois grupos de casais, e vários grupos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

A presença de Schoenstatt em Roma

Segundo o pe. Cassone, os italianos são muito abertos e amistosos, de forma que acolhem bem a espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o que fomenta outrossim o crescimento do Movimento na Itália. Além disso, assim acentua ele, também as Irmãs de Maria, assim quanto dom Inácio Sanna, outrora presbítero diocesano e hoje arcebispo de Sardenha, que estabeleceram a presença de Schoenstatt antes da chegada dos Padres de Schoenstatt, empreenderam um excelente trabalho, e, sobretudo, travaram contato com o Vaticano.

De mais a mais, é um grande presente pelo fato de haver dois Santuários: o Santuário das Irmãs de Maria, situado nas abas do Vaticano, o "Coração da Igreja", e o Santuário Internacional "Maria, Mãe da Igreja", situado em Belmonte, que é significativo, não somente para os italianos, senão que a toda a Família de Schoenstatt, representando assim um vínculo entre Schoenstatt e o Vaticano.

Este Santuário é, no dizer do pe.Cassone, o "embaixador de Schoenstatt junto à Santa Sé, pois é uma espécie de ponte entre o Santuário-Original e a Igreja Católica"; eis pois a razão do título Matri Ecleesiae: não somente "Maria, Mãe da Igreja", senão outrossim o Santuário da "Mãe Igreja".

"É uma graça estar assim tão próximo do papa", diz o referido presbítero", pois aqui se manifesta um interesse com maior intensidade pelos pedidos do Santo Padre como em nenhum outro lugar, por exemplo: O Ano Paulino já se tornou uma espécie de corrente de vida , indicando uma diretriz em prol da evangelização do mundo. Paulo dá uma missão universal para o mundo inteiro, pois Paulo e a Palavra de Deus encontram-se relacionados, e " a exemplo de Paulo devemos escutar a palavra de Deus e transmiti-la a todos os demais; e nosso coração deve estar aberto para o mundo inteiro". Outra intenção do papa que já havia surgido antes da crise financeira e dos conflitos em Gaza é a paz do mundo, em que o papa acentua, que só pode haver essa paz, caso haja um combate contra a pobreza e injustiça no mundo.

Outrossim a próxima encíclica do papa, cuja publicação se espera que ocorra dentro em breve, encontra-se impressa por tais temas globais, como a pobreza no mundo; a crise financeira "é certamente mencionada nesta encíclica, pois afigura que o papa interrompeu tal trabalho por ocasião do arrebentamento da crise, visando uma observação bem mais precisa de suas conseqüências ", assim comenta o pe. Cassone.

Além disso, ele atribui muito importância a que a família tenha prioridade na pastoral, e por esse motivo redigiu uma carta por ocasião do Congresso Mundial das Famílias a realizar-se no México, em que acentuou esse aspecto.

O desejo do pe. Cassone reside, por vezes, em que Schoenstatt dê uma resposta a tudo isso, mediante um "aprofundamento ainda mais presto e eficaz dos impulsos dados pelo Santo Padre." Havemos mister de maior engajamento em todas as questões políticas e sociais", assim comenta o referido presbítero; pois devem ser dadas respostas concretas às questões que surgem.

Schoenstatt internacional

Qual é a visão pessoal do pe. Cassone? Ele compara o lugar de origem do Movimento Apostólico de Schoenstatt com o Vaticano em Roma. Com efeito, Schoenstatt encontra-se na Alemanha, como o Vaticano em Roma e na Itália; sem embargo este lugar é representativo para toda a Família de Schoenstatt internacional. Uma espécie de Vaticano em miniatura onde "se respira o ar da internacionalidade", tal como na Praça de São Pedro se respira o ar da universalidade da Igreja.

Eventos internacionais no futuro próximo que irão acentuar ainda mais este aspecto, são, entre outrem, as comemorações do centenário do presbiterado do Pe. Kentenich , a ocorrer em julho de 2010, e em 2014 o centenário da existência do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Schoenstatt, no dizer do pe. Cassone é um movimento orientado para o futuro, pois o Pe. Kentenich sempre teve uma visão direcionada para o futuro.

E com o olhar voltado para o futuro e para estas festividades, regressa novamente a Roma o pe.Cassone, levando consigo outrossim para a Cidade eterna todas as intenções de toda a Família de Schoenstatt internacional.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 27.01.2009