Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/12/8t1299pt-rom-cor-ecclesiae-vs.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/12/8t1299pt-rom-cor-ecclesiae-vs.php on line 10
Peregrinação de representantes das Irmãs de Maria de Schoenstatt a Roma
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-12-03

Padre José Kentenich, "um ícone, transparente e cheio de luz..."

Peregrinação de quase 100 representantes do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt a Roma, para a colocação do Símbolo Pai no Santuário Cor Ecclesiae em Roma

 

Rom, San Stefano: vor der Heiligen Messe geben die Marienschwestern eine Einführung in die Bedeutung des Vatersymbols

Roma, San Stefano: antes de la Misa, las Hermanas de María explican el significado del símbolo del Padre

Rome, San Stefano: before the Holy Mass, the Schoenstatt Sisters of Mary explain what the Father Eye symbol jeans

Rom, San Stefano: vor der Heiligen Messe geben die Marienschwestern eine Einführung in die Bedeutung des Vatersymbols

 

Das Cor Ecclesiae-Heiligtum mit dem Vatersymbol

El Santuario Cor Ecclesiae, con el símbolo del Padre

The Cor Ecclesiae Shrine, with the Father Eye Symbol

Das Cor Ecclesiae-Heiligtum mit dem Vatersymbol

 
Kardinal Martínez Somalo während der Feier am Cor Ecclesiae-Heiligtum  

El Cardenal Martínez Somalo durante la celebración en el Santuario Cor Ecclesiae

Cardinal Martínez Somalo during the celebration at the Cor Ecclesiae Shrine

Kardinal Martínez Somalo während der Feier am Cor Ecclesiae-Heiligtum

 
Bei der Ansprache  

Prédica

Sermon

Bei der Ansprache

 
Das Vatersymbol vor dem Heiligtum  

El símbolo, frente del Santuario

The symbol, placed in front of the Shrine

Das Vatersymbol vor dem Heiligtum

Fotos: Schw. María del Pilar Mendieta © 2008

 
Audienz  

Audiencia

Audience

Audienz

Foto: Schwester Mariana Nuñez © 2008

 
Das Vatersymbol

El símbolo del Padre

The Father Eye Symbol

Das Vatersymbol

Schwester María del Pilar Mendieta © 2008

 

 

 

ROMA, Ir. Marie-Johanne Nienhaus. No aniversário natalício do Padre José Kentenich, 16 de Novembro de 2008, realizou-se a colocação do Símbolo do Pai no Santuário Cor Ecclesiae em Roma, pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt. Já anteriormente, a Direcção Geral e as Superioras Provinciais do Instituto tinham-se encontrado para uma jornada na Casa Mãe no Monte Schoenstatt. Para a peregrinação a Roma juntaram-se-lhe mais outras representantes da comunidade, de todos os continentes. Para a celebração do dia 16 de Novembro foram convidados dignitários eclesiásticos e a Família de Schoenstatt de Roma.

As festividades tiveram início com uma celebração solene na pequena igreja romana de Santo Stefano degli Abissini, nas proximidades imediatas da Basílica de São Pedro. Além de um número grande de representantes da cúria romana, vieram também numerosos membros da Família de Schoenstatt de Roma e muitos amigos e conhecidos, de modo que ao todo estiveram presentes cerca de 250 pessoas. No início, Monsenhor Hermann Zimmerer, Director Geral das Irmãs de Maria, saudou todos os presentes em nome da Família das Irmãs, particularmente o celebrante principal, Cardeal Eduardo Martínez Somalo que de 1992 a 2004 fora o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O significado do Símbolo do Pai

Seguiu-se uma breve introdução ao que as Irmãs de Maria que, durante vários anos, em todo o mundo, se prepararam para esse dia, querem expressar com a colocação do Símbolo do Pai no Santuário:

  • "Queremos oferecer o Símbolo do Pai à Santíssima Trindade pelas mãos da querida Mãe de Deus." (José Kentenich)
  • O Símbolo do Pai dá testemunho da realidade de Deus como Pai rico em amor e misericórdia.
  • O Símbolo do Pai dá testemunho da missão especial da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
  • Ele dá testemunho também do Padre Kentenich e do seu carisma para bem da Igreja.

Depois desta breve introdução, o Cardeal Martínez Somalo deu início à celebração da Eucaristia. Um grupo coral das Irmãs configurou a santa Missa com cânticos e refrães novos, feitos para este dia.

Na sua homilia, o Cardeal deu sequência ao Evangelho do Domingo que falava da parábola dos talentos e disse, entre outros: "A antífona para o Evangelho dá-nos para a mão a chave de interpretação... Hoje fazemos memória de uma vida que trouxe ricos frutos: Agradecemos pela vida do fundador de Schoenstatt, o Servo de Deus Padre José Kentenich. Ele empenhou até ao fim os talentos que o Senhor lhe confiara e tornou-os fecundos. ‘Servo bom e fiel!’ As duas palavras gravadas no seu sarcófago dão testemunho da sua fidelidade à Igreja, também em tempos difíceis: Dilexit Ecclesiam – Ele amou a Igreja! De onde lhe veio a força para uma tal fidelidade e lealdade? ‘Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto’ (Jo 15,5)."

Ao longo da homilia expressou quanto estimava o nosso Fundador e toda a Obra, e como o via como figura paternal para a sua família espiritual e para além. "Um Pai assim é como um ícone, transparente e cheio de luz, que aplaina aos filhos o caminho a Deus Pai. Vislumbramos aqui o ideal de vida do fundador de Schoenstatt: Ele queria ter um coração aberto para inúmeras pessoas, a fim de lhes transmitir a experiência profunda da paternidade de Deus."

Depois da oração dos fiéis em diversos idiomas, um casal italiano, juntamente com os seus filhos, levou o pão e o vinho ao altar. Irmã M. Jacoba Kesselheim, Superiora Geral da comunidade, entregou ao Cardeal Martínez Somalo o Símbolo do Pai para o Santuário, como oferta conjunta das Irmãs.

Venha a nós o teu Reino

Depois da celebração, todos se dirigiram com carros e ônibus para a casa das Irmãs na Via Aurelia Antica 112, agrupando-se à volta do Santuário Cor Ecclesiae. Todos os convidados encontraram lugar numa grande tenda que fora erguida diante do Santuário. Após a saudação feita por Irmã M. Jacoba, seguiu a celebração para a colocação do Símbolo do Pai.

O fio condutor das orações foi o Pai-Nosso, elucidado através de textos do Padre Kentenich. A Família de Schoenstatt presente incluiu-se no acontecimento, rezando a oração "Ó Senhora minha..."

Irmã M. Jacoba resumiu mais uma vez tudo o que a Família das Irmãs quer expressar com a colocação do Símbolo do Pai no Santuário no coração da Igreja e pediu à Mãe de Deus para lhes ajudar a difundir o Reino Mariano do Pai segundo o ideal de cada Província.

Após a invocação do Espírito Santo, o Cardeal Martínez Somalo, à entrada do Santuário, entregou o Símbolo a Deus Pai. Enquanto as Irmãs cantavam o cântico: "Eu sei que Tu és meu bom Pai...", o Pe. Ludovico Tedeschi, Superior dos Padres de Schoenstatt e Director do Movimento de Schoenstatt na Itália, recebeu a tarefa honrosa de colocar o Símbolo do Pai por cima da moldura luminosa da imagem da MTA. Todos acompanharam este momento, cheios de expectativa, procurando ver alguma coisa do que se passava no altar do Santuário. Quando o sino do Santuário começou a repicar, todos bateram palmas com muita alegria.

Encontros

Após a bênção final, os Cardeais e Bispos dirigiram-se espontaneamente ao Santuário, seguidos pelos Sacerdotes para contemplarem mais de perto o Símbolo do Pai. É realmente bonito, ouvia-se dizer. Também todos os outros procuraram a possibilidade de uma breve visita ao Santuário, e vários grupos continuavam ainda aí a cantar. O convite de Ir. M. Jacoba para um pequeno lanche foi aceite com muito gosto. Junto do buffet festivo deram-se muitos encontros espontâneos e conversas animadas entre os convidados de honra, a Família de Schoenstatt de Roma, as Irmãs e todos os que tinham vindo à festa, numa atmosfera descontraída e familiar.

Ao despedir-se, o Cardeal Martínez Somalo expressou mais uma vez quanto tinha gostado de presidir à celebração e como se sentia bem no meio da Família de Schoenstatt presente.

Outro ponto alto – A audiência com o Papa

Um outro ponto alto da peregrinação a Roma das Irmãs de Maria foi a participação na audiência geral com o Papa Bento XVI, no dia 19 de Novembro, na Praça de São Pedro. A alegria das Irmãs foi grande pelo facto de terem conseguido lugares bem próximo do Santo Padre.

A audiência estava muito bem participada; a Praça de São Pedro estava até à metade ocupada por muitos grupos de paróquias e escolas, grupos de folclore e de música que se revezavam em entoar pequenas peças musicais. O ambiente era de alegria e de festa, até porque o tempo estava bom, cheio de sol. Quando as Irmãs de Maria de Schoenstatt foram chamadas pelo nome, acenaram com alegria e entusiasmo ao Santo Padre.

Após a parte oficial da audiência, o Santo Padre dirigiu-se também ao grupo das Irmãs. Monsignore Zimmerer e Irmã M. Jacoba mostraram-lhe o Símbolo do Pai e contaram brevemente da celebração de colocação no Santuário Cor Ecclesiae. O Santo Padre tinha conhecimento da celebração e disse que agora, após a sua longa viagem por todas as Províncias, o Símbolo tinha chegado ao seu destino no Santuário em Roma. Com grande alegria e profundo interesse contemplou o Símbolo do Pai e o benzeu. Monsignore Zimmerer e Irmã M. Jacoba agradeceram-lhe, prometendo as especiais orações das Irmãs e a sua lealdade no sentido do Dilexit Ecclesiam.

Todos estiveram muito contentes e cheios de gratidão por este encontro com o Santo Padre, o Papa Bento XVI.

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 03.12.2008