Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/12/8t1291pt-deu-familienwochenende-mainz.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/12/8t1291pt-deu-familienwochenende-mainz.php on line 10
Retiro para famílias
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-12-03

Continuando a trilhar o caminho dos casais, em espírito de peregrinação

Retiro de fim de semana para famílias com a presença de casais das dioceses de Limburgo e Mogúncia, Alemanha

 

Weggottesdienst: Pilgern als Familie

Peregrinado como familia

On pilgrimage as a family

Weggottesdienst: Pilgern als Familie

 

Das Pilgern war Teil des Gottesdienstes

El peregrinar fue parte de la Misa

The pilgrimage was part of the Holy Mass

Das Pilgern war Teil des Gottesdienstes

 
Zu zweit unterwegs auf dem Weg der Ehepaare  

En el „camino de matrimonios“

“Stations of marriage”

Zu zweit unterwegs auf dem Weg der Ehepaare

 
Eine Anregung aus Ungarn  

Una inspiración de Hungría...

Inspired by Hungary

Eine Anregung aus Ungarn

 
Vortrag: Ehepaar Stefan  

Conferencistas: el matrimonio Stefan

Conference: the Stefan

Vortrag: Ehepaar Stefan

 
Die Abendrunde mit den Jugendlichen und Kindern wurde zu einem Höhepunkt des Wochenendes  

Fogón

Time to play!

Die Abendrunde mit den Jugendlichen und Kindern wurde zu einem Höhepunkt des Wochenendes

Fotos: Stefan © 2008

 
 

ALEMANHA, Eva Maria Theuerkauf/mkf. No fim de semana derradeiro antes do Advento, catorze famílias das Dioceses de Limburgo e Mogúncia, Alemanha, ocuparam-se com o "caminho dos casais", surgido na Família schoenstattiana húngara, o que desenvolveu uma dinâmica bem peculiar: "...porque vens conosco...continuaremos a percorrer nosso caminho dos casais, com nova alegria, e em espírito de peregrinação!"

Depois de uma abertura na noite do início deste retiro de fim de semana com o incitamento de depor os pacotinhos trazidos com as preocupações e criar um "bordão de peregrino de famílias", a ir. Gertrudes Maria Erhard apresentou na manhã de sábado o "caminho dos casais". Este caminho, constituído de várias estações e situado ao redor do Santuário de Schoenstatt em terras húngaras, foi desenvolvido na Hungria por casais, abarcando quinze estações, como por exemplo:

  • I Estação: "Encontramo-nos mutuamente"
  • II Estação: "Nossa casa é nosso reino"
  • VI Estação: "Fortalecemos nossos filhos"
  • XV Estação: "Nosso agradecimento"

Um caminho dos casais improvisado na aba da Casa das Famílias, em Schoenstatt

Apenas para este fim de semana encontravam-se expostas defronte da Casa das Famílias placas com as estações do "caminho dos casais" somente para um dia. De dois a dois, os casais trilharam este caminho, detendo-se junto de cada estação para estabelecerem um diálogo a respeito das incitações dadas em cada uma dessas estações. Uma experiência intensiva!

Na parte da tarde, transcorrido breve impulso teológico dado pelo casal Stefan sobre o tema aliança e Aliança de Amor, assim quanto pensamentos referentes à história da Aliança de Amor, ocorreu um debate em que cada um dos participantes narrou algo a respeito das próprias experiências com a Aliança de Amor. Mediante tais testemunhos, pôde ser constatado como a Aliança de Amor é um auxílio prestimoso na caminhada de cada um sustentando-lhes e conferindo-lhes o vigor necessário para enfrentarem os momentos difíceis da vida.

O tema do "caminho dos casais" foi aprofundado no sábado em discussões de grupo, em que estes se manifestaram acerca de cada uma das estações do referido caminho. Esta troca de idéias mostrou que ninguém se encontra sozinho com suas preocupações e problemas, pois algumas experiências benéficas ou um bom conselho fizeram parte do aprofundamento deste tema.

A discussão de grupos e a Celebração Eucarística com a bênção dos casais, celebrada pelo pe. Knedelhans, deram por encerrado este encontro de vivências destas famílias, ocorrido no sábado..

No domingo todos os participantes tomaram seu bordão de peregrino e deram início à Santa Missa em uma curva do caminho dos casais, peregrinando com uma das estações que se encontrava junto do nicho até a Casa das Famílias, onde terminou a Celebração Eucarística.

E deixaram atrás os pacotinhos, bem como os pacotes com as preocupações!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 10.12.2008