Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/12/8t1289pt-ind-einkleidung-indien.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/12/8t1289pt-ind-einkleidung-indien.php on line 10
Vestição de cinco noviças do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt na Índia
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-12-03

Nas primeiras horas da manhã, um arco-íris associa-se a este dia festivo

Vestição de cinco noviças do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt na Índia

 

Einkleidung von fünf Novizinnen in Indien am 29. November

Vestición de cinco novicias en la India, 29 de noviembre

Reception of five novices in India , November 29

Einkleidung von fünf Novizinnen in Indien am 29. November

Foto: Sr. Gisela-Maria Mues © 2008

 

ÌNDIA, ir. Gisela Maria Mues. Grande é a alegria que reina nas primeiras horas da manhã de sábado 29 de novembro nos corações de todos aqueles que acolheram o arco-íris, que se encontra precisamente por sobre o Santuário de Bangalore, Índia. Poucos dias antes havia chovido interruptamente, de modo que outrossim agora ainda restam algumas gotas de chuva; sem embargo os primeiros raios de sol abrem caminho. Hoje cinco noviças da Comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt da delegação da Índia recebem o hábito religioso e com o qual iniciam sua caminha na comunidade.

Todas as cinco noviças são oriundas do Estado de Kerala. Pais, irmãos, parentes e presbíteros das paróquias de sua terra natal e inúmeras religiosas viajaram durante a noite para participar das festividades. Entre os convidados encontram-se membros da Família de Schoenstatt e participantes de diversos grupos de missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt de Bangarole e de suas imediações. E o grande alpendre, situado no lugar do recreio do jardim de infância, acolhe, ao todo, cerca de 500 pessoas.

Sou aquilo que sou pela graça de Deus

O altar foi colocado bem na frente, em cima de um palco; magníficos arranjos florais de gérberas amarelas e rosas vermelhas adornam a imagem da MTA e todo o presbitério. Em letras maiúsculas bem visíveis ao olhar de todos, encontra-se fixado o lema escolhido pelas noviças para este dia: "Sou aquilo que sou pela graça de Deus!"; e uma imagem de cores garridas impressa peculiarmente pelos sáris de gala das mulheres indianas surge ante o olhar dos espectadores.

Pelas 10:30h tem início a procissão solene partindo da casa central das irmãs e conduzida pelo cruciferário e coroinhas. As noviças, trajando um sáris de cor branca com um longo véu – são acompanhadas pelos pais, seguindo-lhes mais de trinta presbíteros e dom Tomás Vazhappilly, bispo de Mysore, que presidiu à solene cerimônia da vestição e à Santa Missa. Tanto os textos quanto os cânticos da Santa Missa são lidos e entoados em inglês e malaylam. Na qualidade de mestre de cerimônias, o pe. Wilson, membro do Instituto dos Padres de Schoenstatt, assume respectivamente a tarefa de explicar cada uma das partes do rito da vestição em ambos os idiomas.

No início da Santa Missa a irmã delegada, ir. Rosemary, dá as boas-vindas a todos os presentes, em nome da comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Como é usual em todas as festividades na Índia, o lampião indiano é agora acendido por cinco pessoas importantes, por outra, por dom Tomás, bispo de Mysora, pelas irmãs Gisela Maria, irmã provincial, e Rosemary, irmã delegada, pelo paro. Alex, tio de uma noviça, e pelo casal Plaakkatt, pais de uma noviça.

Oração pelas vítimas dos atentados terroristas ocorridos em Mumbai

Em sua homilia, após a proclamação do Evangelho da Anunciação, dom Tomás realça peculiarmente a importância da decisão das noviças pela vida religiosa. Ele remete para a entrega do hábito religioso e para a importância deste sinal religioso em um mundo – como momentamente se vivencia de forma concreta na Índia - que se encontra ameaçado pelo terrorismo. Peculiarmente exorta a rezarem por todos aqueles que se encontram atingidos por estes atos horrendos.

Depois da seqüência do Espírito Santo, são lidos os novos nomes das noviças, e os familiares e amigos ouvem pela primeira vez qual o nome que sua filha, irmã, cunhada ou tia passa agora a trazer. Antes de dar-se início ao próprio rito da vestição, o coro entoa a ladainha laurentana. As noviças aproximavam-se procissionalmente junto do altar e, volvida a bênção do bispo, recebem das mãos da irmã provincial, Ir. Gisela Maria, o hábito, o cinto, o véu, a medalha, e a vela qual sinal de sua entrega indivisa e ligação a Deus Trino e ao Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt.

Arrepiou-se-lhes a pele ao verem as noviças entrar com os respectivos hábitos de irmã de Maria de Schoenstatt

Ao reentrarem as noviças em procissão solene já com os respectivos hábitos de irmã de Maria de Schoenstatt, trazendo lírios na mão, levantam-se espontaneamente todos os presentes. Em seus rostos pode ser lido espanto, comoção pessoal e grande alegria. Posteriormente alguns jovens comentam que nesse momento se lhes arrepiou a pele; outros tiveram a impressão de que exatamente nesse momento o céu tocou a terra, por outra, que Nossa Senhora colocou novamente os pés nesta terra na pessoa destas cinco jovens.

Antes da bênção final, a ir. Gisela Maria manifesta seu agradecimento às noviças pelo seu sim disposto ao chamado de Deus para servi-lo no Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt. A referida irmã felicita a superiora geral, ir. M. Jacoba Kesselheim, bem como o diretor geral, Mon. Hermam Zimmer, informando outrossim de que a Família das Irmãs de Maria do mundo inteiro encontra-se unida a elas em oração. Em seguida, em inglês e malaylam, uma das noviças dirige algumas palavras de agradecimento aos pais e familiares, a amigos e a todos os que de diversas maneiras participaram dos preparativos e da realização deste dia festivo.

No desfecho da celebração, sob um sol radiante, e os sonoros repiques do sino da Capelinha, as noviças em companhia do bispo, de todos os presbíteros e irmãs dirigem-se em procissão ao Santuário, onde agradecem a Nossa Senhora pela dádiva da vocação.

As repercussões deste dia

Logo depois forma-se uma longa fila de pessoas para felicitá-las, pois todos pretendem agora congratular cordialmente as "suas" irmãs, desejando-lhes copiosas bênçãos para esta nova vida abraçada. As irmãs entoam o cântico de parabéns; as candidatas entregam flores às noviças; e, naturalmente, ainda são tiradas fotos com o bispo.

Entretanto já são quase 13:00h, e o almoço oferecido – podendo ser tomado livremente a céu aberto – é por todos muito bem "acolhido". Inúmeros são os participantes que expressam seu profundo agradecimento por esta magnífica celebração, pelo clima aqui vivido, pela boa organização que puderam vivenciar; alguns chegam até mesmo a expressar que este dia, por outra, a oportunidade de assistirem conjuntamente a esta vestição, tinha sido de grande significado para suas vidas pessoais.

Infelizmente muitos dos parentes e convidados tiveram de regressar à sua terra natal já na parte da tarde, uma vez terem ainda de empreender uma longa viagem de regresso; porém, antes da partida, empreendem uma visita à Capelinha para confiar suas intenções a Nossa Senhora.

Para as noviças teve início uma nova fase em sua caminhada na Família das Irmãs de Maria de Schoenstatt, que certamente irá ser acompanhada pela oração de muitos dos que hoje puderam estar presentes nesta celebração.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 10.12.2008