Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/12/8t1286pt-sch-sammel-rund-ums-urheiligtum.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/12/8t1286pt-sch-sammel-rund-ums-urheiligtum.php on line 10
Advento em Schoenstatt e ao redor do Santuário-Original
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-12-10

Advento: Tempo das estrelas

Advento em Schoenstatt e ao redor do Santuário-Original

 

Die Pilgerkirche, adventlich-weihnachtlich geschmückt

La Iglesia de Peregrinos – con su decoración de Adviento y Navidad

The Pilgrims’ Church with advent decoration

Die Pilgerkirche, adventlich-weihnachtlich geschmückt

 

Die Schwarzmeer-Kosaken: Konzert in der Pilgerkirche

El coro de los Cosacos del Mar Negro

The Black Sea Cossacks in Concert

Die Schwarzmeer-Kosaken: Konzert in der Pilgerkirche

Fotos: H. Brehm  © 2008

 
Die Figur der heiligen Barbara beim Familiengottesdienst am ersten Advent  

La figura de Santa Bárbara en la Iglesia de Peregrinos

St. Barbara in the Pilgrims’ Church

Die Figur der heiligen Barbara beim Familiengottesdienst am ersten Advent

 
Kinder-Katechese  

Catequesis para los niños

Catechesis for children

Kinder-Katechese

Fotos: Brück © 2008

 
Unterwegs nach Weihnachten  

Rumbo a la Navidad...

Approaching Christmas

Unterwegs nach Weihnachten

 
8. Dezember, Urheiligtum: die Krone auf dem Altar  

8 de diciembre, Santuario Original: la corona sobre el altar

December 8, Original Shrine: the crown on the altar

8. Dezember, Urheiligtum: die Krone auf dem Altar

 
Die Krone für die Misiones

La corona para las misiones

The crown for the missions

Die Krone für die Misiones

Fotos: M. K. Fischer © 2008

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. Advento em Schoenstatt é um período de múltiplas atividades, destinado à preparação para o Natal, bem como à criação de um ambiente propício para a sua celebração: concertos, dias de reflexão - tanto no período da parte da tarde quanto nos fins de semana, destinados a diversas comunidades ou outrossim abertos ao público em geral - retiros, e, a partir de segunda-feira próxima, o início da semana da Antífona do O, com que finalmente se evidencia: o Natal está às portas... Outrossim "virtualmente" o Natal está às portas, pois na semana derradeira teve início o "Tempo das estrelas": Quem clicar no ícone da estrela dourada, que se encontra no topo do site, poderá enviar via Internet os nomes de pessoas a ser depositados junto do presépio de Belém, por outra, no Santuário-Original, na noite de Natal. Entretanto, logo nos dias imediatos a seu início, mais de cem pessoas já enviaram, mediante esta via, suas estrelas, estrelas essas provenientes da Alemanha, Austrália, Chile, Argentina, Paraguai, México, EUA, Suíça...

Durante a atuação do coro de Cosacos do Mar Negro, ocorrida em 28 de novembro derradeiro, é proporcionada a mais de 400 espectadores uma imagem impressionante no início deste tempo do Advento; a seu modo, a decoração do Advento e Natal da Igreja dos Romeiros prestou contributo para realçar as vigorosas vozes do coro dos Cosacos em toda a sua sonoridade: as tonalidades das vozes iam desde o suave Pianíssimo delicado das crianças até ao Fortíssimo vibrante das vozes varonis, nas quais o coro cantou primeiramente orações e cânticos da liturgia ortodoxa e composições sacras, como a Ave Maria de Schubert, encerrando a atuação com cânticos populares russos, mundialmente conhecidos. Os ouvintes estavam igualmente embevecidos pela força vocal de todo o coro, que sem o mínimo esforço ressôo por todo o âmbito da igreja, bem como outrossim pelas vozes de cada um dos solistas; apesar da ausência do regente do coro, Peter Orloff, que se encontra hospitalizado, devido a um acidente sofrido, a atuação foi um verdadeiro êxito, sendo outrossim uma entrada harmoniosa para o Advento, mediante a oração cantada.

No primeiro Domingo do Advento a Missa das Famílias, celebrada na Igreja dos Romeiros, inteiramente voltada para as crianças que freqüentam o jardim de infância e ensino fundamental, encontrava-se sob o cunho de santa Barbara. Tal como já tem vindo a ocorrer nos anos derradeiros, em cada domingo do tempo do Advento a Celebração Eucarística das 10:30h é destinada às famílias, com a participação freqüente das crianças.

Trilhar o Advento em companhia de Maria Santíssima

Um impacto em cheio para todos os que em pleno Advento se encontram na azáfama é o companheiro do Advento, sempre ao alcance da mão, "A Caminho do Natal" (Unterwegs nach Weihnachten); uma brochura publicada pelo Ramo das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt, visando uma profunda vivência com o mistério que este tempo litúrgico em si encerra. Para cada semana do Advento há um impulso extraído do texto da "Pequena Consagração"; e, além disso, um incitamento para cada dia do Advento. Esta brochura encontra-se em formato de "CD-Inlay", o que possibilita levá-la para toda a parte.

E quem "a caminho do Natal" ainda precisa comprar os últimos presentes, irá certamente alegrar-se ao tomar conhecimento de que já se encontra à disposição de todos os interessados a segunda edição de "Inflamou-se-lhes o coração", uma vez se haver esgotado a primeira edição num abrir e fechar de olhos.

Outra opção de presentes de Natal preparada por muitos nestes dias encontra-se sob o mote "Bolsas de Estudo" em prol de crianças do Paraguai. Dequeni, a iniciativa fundada e sustentada pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt em benefício da educação das crianças de famílias carentes, agradece a todos o auxílio prestado, assim como à redação do "Vallendarer Heimatechos" de haver colocado uma página de sua publicação à disposição desta instituição.

Terço internacional no aniversário natalício de João Pozzobon

Em 12 de dezembro próximo, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, comemora-se uma vez mais o aniversário natalício de João Pozzobon, o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt; nesse mesmo dia ocorrerá no Santuário-Original, pelas 17:30h, a recitação de um Terço internacional em ação de graças pela atuação empreendida por este schoenstattiano brasileiro, e segundo as intenções de todos os que recebem a Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Outrossim no mesmo dia tem início em Rawson, Patagônia, Argentina, a celebração do qüinquagésimo aniversário do Santuário de Schoenstatt na "Terra da Promessa"; o ponto culminante destas festividades será no dia 13 de dezembro, com uma Celebração Eucarística solene, pelas 18:30h, seguindo-se de um concerto.

Uma coroa para as Missões... e um vínculo de continente em continente, de geração em geração

Na manhã de 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, um curso das Irmãs de Maria de diversos países celebrou seu "Eterno" no Santuário Jardim de Maria, situado no Monte Schoenstatt. Sem embargo o tempo não coopera com a festividade deste dia, pois está frio, úmido e nublado.

É um dia em que os temas "Nova Geração- Antiga Geração", "Internacionalidade", "Ramos, Comunidades, Iniciativas, Projetos" têm um início totalmente diferente no Santuário-Original. Nessa mesma tarde é forjada uma aliança entre a Liga das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt da Alemanha e a Juventude de Schoenstatt de Córdoba, Argentina. Sobre o altar encontra-se uma coroa; uma coroa que pertenceu a um membro de um curso mais antigo da Liga das Mães. Em 10 de dezembro, aniversário da primeira coroação no Santuário-Original, esta coroa será enviada para Córdoba, Argentina, via correio. "Queremos coroar uma imagem da MTA de tamanho grande para as nossas missões de verão!", assim escreveu o pe. Marcelo Gallardo há alguns dias (para o PressOffice, e para aonde deveria ter ele escrito senão para o PressOffice?!). Porém gostariam que essa coroa viesse de Schoenstatt. Comprar uma coroa? Ou então não seria possível...? Sim, é possível. Uma coroa "bem abastecida" com Capital de Graças, com amor, com oração pelas missões da Juventude de Schoenstatt; um elo entre duas comunidades, dois países, duas gerações. Imenso é o entusiasmo dos jovens. Não pode haver uma coroa mais bela... Aliança de Amor! Isto é Advento; isto é Schoenstatt; tempo das estrelas.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 16.12.2008