Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1173pt-deu-bildstock-laubenheim.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1173pt-deu-bildstock-laubenheim.php on line 10
Bênção do nicho da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ocorrida em Mainz-Laubenheim, Alemanha
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-11-18

Entre a farmácia e a Caixa Econômica a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt estabelece seu trono de graças

Bênção do nicho da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ocorrida em Mainz-Laubenheim, Alemanha

 

Mittendrin zwischen Apotheke, Markt und Bank: ein Bildstock der Gottesmutter von Schönstatt in Mainz-Laubenheim

Entre farmacia, banco y mercado: una ermita de la MTA en Mainz-Laubenheim, Alemania

Between pharmacy, marketplace and bank: a small MTA wayside shrine in Mainz-Laubenheim, Germany

Mittendrin zwischen Apotheke, Markt und Bank: ein Bildstock der Gottesmutter von Schönstatt in Mainz-Laubenheim

 

Einweihung

Bendición

Blessing

Einweihung

 
Kerzen werden entzündet  

Se encienden velas

Candles are lit

Kerzen werden entzündet

 
Bischof Dr. Arulappan Amalraj aus der Diözese Ootacamund in Tamil Nadu, Indien  

Mons.  Arulappan Amalraj de la diocesis de Ootacamund en Tamil Nadu, India

Bishop Arulappan Amalraj of Ootacamund in Tamil Nadu , India

Bischof Dr. Arulappan Amalraj aus der Diözese Ootacamund in Tamil Nadu, Indien

 
Der Bildstock  

La ermita

The wayside shrine

Der Bildstock

 
Im Gebet  

Oración

Prayer

Im Gebet

Fotos: Spang © 2008

 
 

ALEMANHA, Bernd Spang. Em 9 de novembro do ano em curso – este dia tão significativo para o povo alemão, trazendo à memória feitos terríveis ( noite de "Reichskristall") e magníficos ( a queda do muro de Berlim), ocorreu em Mainz Laubenheim, Alemanha , a cerimônia da bênção de um nicho dedicado à Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt; o local encontra-se na esquina da Rheintalstrasse com a avenida Ruesselheim e foi concedido pela cidade de Mainz. É uma esquina bem movimentada, pois defronte do nicho encontra-se um mercado local, uma clínica, assim quanto uma farmácia, a Caixa Econômica etc. Diariamente imensos são os veículos que transitam na aba deste nicho, uma vez este se encontrar a uma distância de poucas centenas de metros da rodovia.

O nicho foi doado pelo pároco local, pe. Gerold Reinbott, visando estabelecer a presença "do Movimento Apostólico de Schoenstatt no local".

Este nicho encontra-se em plena azáfama da cidade, bem como em plenas atualidades:

Em 9.11.1938 foram incendiadas as sinagogas em terras germânicas; polícias, bombeiros e população presenciaram esse horrendo espetáculo. Tal ato fora o fanal para o assassino sistemático de seis milhões de judeus empreendido pelo Estado alemão.

Em 9.11.1989 caiu o Muro de Berlim: o símbolo de separação para a Alemanha, Europa e mundo inteiro. Fora o término da guerra fria e da ordem do mundo como havia surgido após a segunda Grande Guerra.

Em 28.11.2000 faleceu a senhora Caecilia Spang, vindo a ser sepultada em Laubenheim em 7.12.2000. Havia decisivamente contribuído para a construção dos primeiros nichos deste gênero, havendo acompanhado até a morte a construção de todos os nichos nas paróquias, visando sempre estabelecer a presença do Movimento Apostólico de Schoenstatt no local.

Em 19.10.2008 o papa Bento XVI empreende uma visita ao Santuário mariano de Valle de Pompéia rezando no túmulo de Bartolo Longo; este havia estabelecido este lugar de romaria no início do século findo pedindo a Maria Santíssima que estabelecesse aqui seu trono de graças. Este acontecimento levou o Padre Kentenich juntamente com seus alunos a pedir a Nossa Senhora que se estabelecesse na Capelinha da Congregação e operasse aí prodígios de graças.

E este é vigésimo sexto nicho deste gênero erigido e abençoado; o primeiro destes nichos foi erigido em Udenheim, tornando-se um refúgio dos monges iro- escoceses. Trazia a cruz como árvore da vida.

O fuste do nicho simboliza a árvore da vida; os sete botões indicam os sacramentos quais fontes de vida; seu capitel representa a Capelinha de Schoenstatt qual coroa da árvore da vida, sendo esta pois a razão por que as cinco quinas têm o formato de botões; no centro do nicho encontra-se a imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt , uma vez que esta estabelece o vínculo entre o nicho e o Santuário de Schoenstatt para aqui oferecer à paróquia as graças que Maria Santíssima distribui nesse Santuário.

Deus habita em plena cidade

A cerimônia da bênção deste nicho foi presidida pelo bispo Arulappan Amalraj da Diocese de Ootacamund do Estado federal de Tâmil Nadu, sul da Índia, com que a paróquia se encontra em contato desde há muitos anos. A referida cerimônia teve início às 17:00h, com o cair da noite. Ainda que na parte da tarde houvesse de quando em vez chovido, não houve, porém, vestígio algum de chuva ao longo de toda a cerimônia. Bem acima de 100 pessoas haviam-se reunido em um círculo ao redor do nicho; sustentando nas mãos velas acessas os fiéis presentes colocam outrossim uma contra-senha aos terríveis acontecimentos ocorridos há setenta anos, quando em toda a Alemanha foram incendiadas as sinagogas. Em frente do nicho ardiam tochas; fora uma atmosfera pia e solene. Em companhia do bispo, o pároco local, pe. Gerold Reinbett, assim quanto dois coroinhas, chegaram já devidamente paramentados. O ponto culminante desta cerimônia fora a bênção do nicho presidida por dom Arulapaan, seguindo-se a consagração dos participantes a Maria Santíssima, e a bênção do bispo dada a todos os fiéis presentes.

Transcorrida a cerimônia, houve uma confraternização em que a maior parte dos participantes ainda permaneceu algum tempo em grupos, confraternizando entre si. Muitos foram os sinais de resposta dados a esta iniciativa. Outrossim, nos dias de hoje os homens se encontram abertos a sinais visíveis da presença de Deus no cotio; e eis pois a razão da "vinda" deste nicho para junto dos habitantes de Laubenheim.

Em 2008 vive pela primeira vez mais da metade da humanidade em cidades. O relatório da população mundial da UNO designa a afluência à cidade como "o maior desafio para o futuro". Atualmente na América Latina a cada dez pessoas sete já vivem em aéreas de elevado número de aglomeração. Sob o lema "Deus habita em plena cidade", a ADVENIAT coloca o tema da grande cidade no centro de sua campanha de Natal deste ano. Outrossim Deus habita nas cidades da Europa, nas cidades da Alemanha? Um pequeno nicho, situado entre a farmácia e a Caixa Econômica, os "templos" do homem de 2008, pode ser uma resposta a tal questão.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 25.11.2008