Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1166pt-deu-berlin-pilgernde-gottesmutter.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1166pt-deu-berlin-pilgernde-gottesmutter.php on line 10
Dez anos da presença da Mãe Peregrina de Schoenstatt em Berlim
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-11-18

Nas pegadas do "mistério da visitação" em plena cidade de Berlim, Alemanha

Dez anos da presença da Mãe Peregrina de Schoenstatt em Berlim, visitando os lares de famílias polonesas

 

Berlin: Zehn Jahre Pilgernde Gottesmutter unter polnischen und russischen Familien

Berlin, Alemania: Renovación del compromiso misionero de de misioneros polacos y rusos

Berlin , Germany : Polish and Russian missionaries renew their commitment

Berlin: Zehn Jahre Pilgernde Gottesmutter unter polnischen und russischen Familien

 

Russische Frauen beim Treffen in Frohnau

Mujeres rusas en el encuentro de la Campaña

Russian women at the meeting in Frohnau

Russische Frauen beim Treffen in Frohnau

 
Vortrag von Sr. Damiana  

Conferencia de la Hna Damiana

Conference given by Sr. Damiana

Vortrag von Sr. Damiana

 
Im Heiligtum  

En el Santuario

In the Shrine

Im Heiligtum

 
Die Heilige Messe musste im Saal sein, das Heiligtum ist zu klein  

Santa Misa en la sala

Holy Mass in the hall

Die Heilige Messe musste im Saal sein, das Heiligtum ist zu klein

 
Wir sind bereit…  

Somos tus instrumentos...

We are your instruments...

Wir sind bereit…

 
Die Pilgernde Gottesmutter in der Basilika

Peregrinas en la basilica

Pilgrim MTAs in the basilica

Die Pilgernde Gottesmutter in der Basilika

Fotos: Sr. Damiana Czogala © 2008

 

 

 

Alemanha, ir. M. Damiana Czogala/mkf. Berlim, 9 de novembro de 2008, precisamente dezenove anos transcorridos da queda do muro. Lembranças de uma euforia indescritível quando o invencível muro veio a tornar-se pista de dança e caiu de repente na inexistência. A queda do muro teve seu início muito antes; inicialmente, bem na calada e quase desapercebidamente. Na calada e quase desapercebidamente tem início em Berlim – e alhures - a queda de outro muro, por outra, do muro – assim se expressara o Padre Kentenich há muito mais de cinqüenta anos – que impede que o religioso atinja fortemente os homens e as sociedades imprimindo-lhes a vida a partir do interior. Na calada e quase desapercebidamente percorre as ruas de Berlim – entre 3,4 milhões de pessoas, na segunda maior cidade da União Européia, maior do que Hamburgo e Munique conjuntamente, com 9,1% de católicos - aquela que pode demolir este muro. Em 9 de novembro de 2008, os católicos poloneses comemoraram os dez anos da presença da Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt na cidade de Berlim.

Em fevereiro de 2009 completam-se dez anos que surgiu o primeiro grupo da Mãe Peregrina de Schoenstatt entre as famílias da Missão Católica Polonesa em Berlim, mediante a Família Batizki, que pertencia à Obra das Famílias de Schoenstatt nas abas de Opole, Polônia. Atualmente existem 22 grupos de famílias polonesas e um de famílias russas com nacionalidade alemã. E a senhora Nadzieja traz sempre consigo a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt, ao visitar pessoas. Tais visitas são denominadas "serviço de visitas da Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt". E vai crescendo o número de grupos; pois onde um já não manifesta interesse de aderir à campanha, surgem outros que de modo algum querem prescindir de tal visita a seus lares empreendida, mês após mês.

Mensalmente estas famílias que recebem a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt vão em romaria ao Santuário de Schoenstatt de Berlim-Frohnau, situado na zona norte da cidade, em retribuição à visita da Imagem Peregrina a seus lares empreendida. Aí celebram a Santa Missa em língua polonesa; no mês de outubro recitam o Terço, e no tempo quaresmal, a via-sacra. Em seguida ocorre uma confraternização, em que todos podem deliciar-se com um bom café e bolos. Sob a direção do pároco Tadeusz NIEWEGLOWSKI, os cinco presbíteros salesianos, cuja missão polonesa em Berlim se encontra a seus cuidados, prestam toda a assistência nestes dias de romaria.

Em duas Santas Missas neste fim de semana, uma em Berlim-Wedding e outra na Basílica de São João, desde 2004 Igreja da Missão polonesa, na aba da Nunciatura Apostólica, a ir. M. Damiana Czogala apresenta nas missas dominicais testemunhos do apostolado empreendido com a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Além disso, realça os três pontos que o Padre Kentenich acentuava em vista da visita de Maria Santíssima a sua prima Isabel: o filho mexe-se; a esposa começa a profetizar, e o esposo recupera a fala. Para cada um destes três aspectos narrou algumas experiências concretas: "Quando Nossa Senhora visitou determinada família", assim relata a referida irmã, " a mãe estava assaz amargurada. Em face disso, o filho de oito anos de idade fez a seguinte consideração: "Mamãe, por que a senhora está tão triste e preocupada? Hoje Nossa Senhora está em nossa casa!"

O Santuário já é demasiado pequeno...

O encontro destas famílias ocorreu em 8 de novembro derradeiro no Santuário de Frohnau. Este sábado torna-se um dia de grande festa e com a grande promessa de continuarem a levar a Mãe Peregrina aos homens. E com a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt nas mãos é renovada a disponibilidade para tal iniciativa, a fim de que a Mãe Peregrina de Schoenstatt possa continuar a trilhar os caminhos do "mistério da visitação" na calada e quase desapercebidamente na cidade de Berlim... e caiam os muros.

A celebração da Santa Missa deste encontro fica a cargo do padre WOJCIECH MAJCHRZAK, coordenador paroquial da Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt, sendo celebrada no salão, dado o Santuário não comportar lugares em número suficiente para os mais de 70 romeiros que comparecem ao encontro. Sem embargo antes ocorreu no Santuário uma meditação e a recitação do Terço. Finda a Santa Missa, todos os presentes dirigem-se em procissão ao Santuário, e os coordenadores recitam a sua oração de compromisso.

Na conferência a ir. Damiana havia estabelecido um elo com o Ano Paulino e colocado a seguinte questão: Paulo anuncia o Cristo crucificado; e quem anuncio eu como acompanhante? Em uma apresentação sobre a pessoa do Padre Kentenich, a referida irmã mostra como ele, mediante a Aliança de Amor, nos deu novamente Nossa Senhora, que se serviu e continua a servir-se dele como instrumento para levar outrossim os homens de hoje – igualmente os habitantes da grande cidade de Berlim – mais a Deus, ao Pai.

A fim de que ela, como Mãe Peregrina, possa ir ao encontro dos homens, como outrora fora ao encontro de Isabel, tem mister de "mãos e pés" que a levem até a eles... e encontrou-os.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 25.11.2008