Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1154pt-deu-frauen-fuenfzig-plus.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1154pt-deu-frauen-fuenfzig-plus.php on line 10
Café da manhã para senhoras com idade superior a cinqüenta anos
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-11-25

Senhoras com idade superior a cinqüenta anos

"Café da manhã para senhoras com idade superior a cinqüenta anos": um encontro de grande procura

 

Frühstück für „Frauen fünfzig plus“ in Herxheim

Retiro para mujeres „de 50 años y más” en Herxheim, Alemania

Retreat for women “age 50 and beyond” in Herxheim , Germany

Frühstück für „Frauen fünfzig plus“ in Herxheim

 

Begrüßung durch Hannelore Spannagel, Diözesanträgerin der Schönstattgemeinschaft Frauen und Mütter

Introducción: Hannelore Spannagel, jefa de la Rama de Madres

Introduction: Hannelore Spannagel, leader of the Schoenstatt Mothers’ League

Begrüßung durch Hannelore Spannagel, Diözesanträgerin der Schönstattgemeinschaft Frauen und Mütter

 
Gemeinsames Singen  

Cantando...

Singing...

Gemeinsames Singen

Fotos: Götz © 2008

 
   

ALEMANHA, Maria Goetz. Setenta e cinco senhoras, que se deslocaram até ao Centro de Schoenstatt Marienpfalz, Herxheim, Alemanha, para participar do sexto e último encontro "Café da manhã para senhoras com idade superior a cinqüenta anos", encheram com sua presença a sala de reuniões deste centro schoenstattiano, cujo encontro se destinou a senhoras de tal faixa etária. E como tema deste encontro, a conferencista, ir. Teresa Maria de Coblença – Metternich, Alemanha, escolheu: "O que resta ainda fazer, quando já nada há a fazer!"

Como nos sentimos, assim inicia a referida conferencista suas exposições, ao atingirmos nossos limites, quer mediante um diagnóstico "incurável", separação, desemprego, esgotamento psíquico, quer mediante filhos "fracassados" ou pais necessitados de assistência? E nos questionamos: Por que eu? Por que permite Deus tal coisa?

O exemplo da ir.Emilie Engel

Tal disposição interior imprimiu a ir. Emilie Engel, irmã de Maria, quando jovem senhora. Desde a infância padecia de pressões; e a aflição provocada por tais pressões veio a transformar-se em grande temor ante um Deus que castiga e julga. Mediante ele e a espiritualidade de Schoenstatt, a ir. Emilie foi-se lentamente tornando uma criatura liberta do medo e crédula na Divina Providência, com enorme força de irradiação; mesmo ante a morte que se avizinhava nunca perdeu o sorriso. Que lhe facultou tal fortaleza?

Seu ser criança ante Deus e sua fé na Divina Providência.

O Padre Kentenich ensinou-a a abandonar-se a Deus como uma criança que, ainda que pequena e fraca, tem uma confiança incomensurável. Todos nós somos convidados a ver a Deus qual pai misericordioso e amoroso, como Cristo no-lo revela, precisamente nos momentos em que nos sentimos pequenos e desamparados, nos momentos em que padecemos; no sofrimento podemos encontrar a Deus, por outra, descobrir as intenções de Deus. Então obteremos a força necessária para saber lidar com o nosso sofrimento. Deus nos não tira as preocupações; sem embargo carrega-as conosco; mediante esta experiência, o sofrimento suportado pode levar a alma a uma proximidade de Deus nunca imaginada.

O sofrimento provoca um crescimento do amor quando ofereço algo que me oprime, como por exemplo: colocar esse sofrimento no jarro como contribuição para o Capital de Graças. Deste modo podem surgir prodígios a partir de feridas, e lágrima alguma será em vão derramada.

Ao proferirmos nosso sim aos planos de Deus, descobrimos o vestígio de Deus, ainda que aparentemente já nada haja a fazer. E eis a conclusão da ir. Teresa Maria no término de sua conferência: Na vida da ir. Emilie podemos ler como a confiança incomensurável em Deus depositada permite-nos sustentar e suportar nosso sofrimento.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 03.12.2008