Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1151pt-deu-gymnich.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/11/8t1151pt-deu-gymnich.php on line 10
Celebração do 123º aniversário natalício do Padre Kentenich em sua terra natal, Gymnich
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-11-25

Uma via das estações da vida do Padre Kentenich erigida em sua terra natal, Gymnich, Alemanha

Celebração do 123º aniversário natalício do Padre Kentenich em sua terra natal, Gymnich, Alemanha

 

Feier am 15. November in Gymnich: vor dem Geburtshaus

Frente de la casa natal del Padre Kentenich, en Gymich, 15 de noviembre

In front of the house where Fr. Kentenich was born, in Gymnich, November 15

Feier am 15. November in Gymnich: vor dem Geburtshaus

 

Gebet

Oración

Prayer

Gebet

 
Segen  

Bendición

Blessing

Segen

 
Im erweiterten Garten  

En el jardín ampliado

In the „wider“ garden

Im erweiterten Garten

Fotos: Petra Stegemann © 2008

 
   

ALEMANHA, pe.Noethen/mkf. Sob o lema: "Tu irás dar-nos esperança e futuro", comemorou-se no sábado, 15 de novembro, em Gymnich, Alemanha, o aniversário natalício do Padre Kentenich, dia em que teria completado 123 anos de idade. Pelas 14:00h reuniram-se na casa natal do Padre Kentenich e em sua aba cerca de 100 fiéis vindos de dioceses circunvizinhas e da própria localidade de Gymnich.

Algumas reformas nos últimos tempos empreendidas na casa natal do Padre Kentenich, bem como em seu redor, não passaram despercebidas da admiração dos presentes: a disposição das fotos na casa foi novamente organizada pela desenhadora gráfica Hildegarda Hug, de Vallendar, Alemanha; as portas da antiga garagem e anexos, pintadas de cor verde; e a cerca, em parte arredada, uma vez agora poder o prado ser por todos utilizado. E o ápice de todas estas reformas foi sem dúvida alguma as onze pedras de granito claras, espalhadas pelo pátio e jardim da casa, tendo cada uma sua respectiva placa com uma data importante da vida de José Kentenich, vinculada a um símbolo e versículo bíblico – uma "via das estações da vida do Padre Kentenich ". Ao ser divulgado que com 200.€ se podia apadrinhar uma das estações da referida via, grande foi o alvoroço, uma vez que o número de pedras que constitui tal via não comportava o número de comunidades e de particulares interessados. Tal iniciativa foi contudo uma bela disputa e uma ótima idéia.

Placa comemorativa em honra de Catarina Kentenich

Por volta das 14:30h teve início a programação oficial das comemorações deste dia com uma saudação de boas-vindas proferida pelo pe. Noethen, "porta-voz" dos Padres de Schoenstatt, responsáveis pela casa natal do Padre Kentenich, expressando outrossim seu agradecimento à Associação de Fomento, bem como à Paróquia de Gymnich, que este ano possibilitou uma vez mais esta celebração. Findo o cântico "Tu eras querido, não fostes filho do acaso nem capricho da Natureza...", foi feita uma breve meditação sobre cada uma das estações que constitui a "via das estações da vida do Padre Kentenich" com uma prece adequada a esse momento significativo da vida do Padre Kentenich. No término cada um dos presentes pôde renovar junto do nicho a Aliança de Amor com a MTA; em seguida ocorreu a bênção de uma placa comemorativa em honra da mãe Catarina Kentenich, que se encontra ao lado do nicho. Transcorrida a bênção, todos os presentes dirigiram-se em procissão à igreja paroquial onde se reuniram ao redor da pia batismal e fizeram a renovação das promessas batismais. A cerimônia encerrou com uma bênção destinada a todas as preocupações e intenções que cada um dos presentes trazia no coração, a todos os habitantes de Gymnich, assim quanto a todos aqueles que no vasto mundo se sentem vinculados ao Padre Kentenich.

Logo depois foram convidados pela Associação de Fomento para uma confraternização na casa paroquial, onde cada um pôde deliciar-se com um bom café e bolos. E tudo isto em harmonizo clima que proporcionou uma viva troca de idéias entre os participantes. O presidente da referida associação, Carlos Heinz Lichtschläger, narrou a todos como surgiu a idéia da via das estações da vida do Padre Kentenich, agradecendo ao mesmo tempo os donativos recebidos. Findos os agradecimentos, anunciou que no próximo ano poderá ser alugado um salão do terreno vizinho, com a capacidade de acolher entre 40 e 50 pessoas, destinado ao acolhimento dos visitantes da casa natal do Padre Kentenich; e tal notícia foi acolhida com grande alegria. Aludiu outrossim que em 2010 as comemorações do centésimo vigésimo quinto aniversário do Padre Kentenich irão ser festejadas em âmbito maior. O pe. Noethen apresentou o novo folheto informativo sobre a casa natal do Padre Kentenich , convidando a todos a distribuí-lo ao maior número de pessoas possível, quer entre os amigos, quer entre os familiares ou nas paróquias circunvizinhas, convite esse muito bem por todos acolhido.

A programação da comemoração do aniversário do Padre Kentenich associou-se à celebração da Santa Missa na igreja paroquial, pelas 17:00h. Esta foi presidida pelo mons.Felix Kreutzwald, cuja homilia se debruçou por sobre uma meditação referente ao mote do dia: cada um tem mister de um apoio que o conduza à esperança mantendo-lhe o olhar sempre voltado para o futuro. E a todos exemplificou onde na vida do Padre Kentenich se pode encontrar tal apoio, convindando-os outrossim a dirigirem-se a ele em suas intenções pessoais e a invocar sua intercessão.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 03.12.2008