Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/10/8t1096pt-bdi-einkleidung-marienschwestern.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/10/8t1096pt-bdi-einkleidung-marienschwestern.php on line 10
Vestição de quatro noviças das Irmãs de Maria de Schoenstatt de Burundi
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-10-02

Não fostes vós que me escolhestes...

Vestição de quatro noviças das Irmãs de Maria de Schoenstatt de Burundi

 

Einkleidung von Novizinnen der Marienschwestern in Mutumba, Burundi, am 28. September

Vestición de novicias de las Hermanas de Maria en Mutumba, Burundi, 28 de septiembre

Reception of novices of the Schoenstatt Sisters of Mary in Mutumba , Burundi , September 28

Einkleidung von Novizinnen der Marienschwestern in Mutumba, Burundi, am 28. September

 

Die Novizinnen

Las novicias

The novices

Die Novizinnen

 
Erzbischof Evariste überreicht die brennenden Kerzen  

Mons. Evariste entrega las velas

Archbishop Evariste gives the candles to the novices

Erzbischof Evariste überreicht die brennenden Kerzen

 
Die Novizinnen teilen die heilige Kommunion aus  

Las novicias repartan la comunión

The novices give the Holy Communion

Die Novizinnen teilen die heilige Kommunion aus

 
Prozession  

Procesión

Procession

Prozession

 
Die Novizinnen im Heiligtum  

Las novicias en el Santuario

The novices in the Shrine

Die Novizinnen im Heiligtum

 
Grußworte

Saludos

Speeches

Grußworte

Fotos: Sr. M. Lisette Seitzer

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 

 

 

BURUNDI, Ir.M.Lisette Seizter. "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi..." (Jo 15,16). Estas foram as palavras do evangelho de são João que as quatro noviças escreveram em seus convites para a cerimônia da vestição; a alegria de tal escolha encontrava-se impressa na face de todos os convivas quando, às 9:15h do dia 28.09.2008, as noviças se dirigiam em procissão rumo ao Santuário, pelo sol matinal iluminado, levando um lírio na mão e vestidas de noiva.

No Santuário o arcebispo Evaristo Ngoyagoye deu-lhes a bênção acompanhando-as seguidamente em procissão solene rumo à igreja paroquial. Os cânticos procissionais ficaram a cargo do coro das catequistas, que se encontravam no topo da procissão, seguindo-lhe bailarinos e bailarinas, familiares das noviças e um grupo de crianças vestidas de branco; e, por fim, vinham as noviças, as irmãs, o arcebispo e o pároco.

Escutar o apelo de Deus

Ao entrar a procissão na igreja paroquial, de formato redondo e repleta de fiéis, o coro dos jovens cantou: "Bendito seja Deus por nos haver chamado para aqui..." Todos os olhares convergiram por sobre as noviças, que entraram na igreja recolhidas e com as faces radiantes. Oito presbíteros concelebraram com o arcebispo. Volvidas as palavras de saudação do pároco, dom Evaristo manifestou a alegria de poder celebrar esta importante e grandiosa festa em companhia de todos os fiéis presentes. Os cânticos desta celebração ficaram a cargo do Coro da Faculdade de Comércio e do Coro da Escola de Catequistas, revezando-se; e toda a assembléia cantava com alma e coração. As danças litúrgicas ficaram a cargo de dois grupos de jovens: o grupo das jovens excetuaram-nas atrás do banco da comunhão, e o grupo dos jovens à frente. Em sua breve alocução dom Evaristo agradeceu às irmãs por todo empenho empreendido na diocese e encorajou as noviças a continuarem outrossim a escutar atentamente o apelo de Deus e a cumprirem a vontade dele no cotio, na certeza de que Deus as ama, guia e permanece sempre a seu lado; elas devem e podem oferecer esse amor de Deus ao mundo e irradiá-lo. As irmãs Renata Maria, irmã provincial, e Pia-Marit, irmã delegada, chamaram cada uma das noviças pelo novo nome: Irs. M.Evelyne, Marieta, M.Joselina, e M.Ivone. O arcebispo entregou-lhe o vestido de Maria, o véu, a medalha e a vela. Estas se dirigiram para a sacristia para trocar as vestes, enquanto os fiéis cantavam o credo e rezavam as preces. Agora vestidas com o hábito religioso de cor branca, as noviças entraram novamente na igreja com as oferendas, conduzidas por uma menina que trazia um grande ramo de flores; depois de as haverem entregado ao arcebispo, dirigiram-se para junto da imagem da MTA, aos pés da qual depositaram o ramo de flores e proferiram uma pequena oração de ação de graças e de consagração.

Um sinal de bênção

Toda esta celebração eucarística fora um único louvor de ação de graças; após haverem comungado, as noviças foram convidadas para auxiliar na distribuição da Sagrada Comunhão. Cristo é o presente mais belo que elas podem dar a outrem neste seu dia festivo; na ação de graças todos os fiéis presentes dançaram e bateram espontaneamente palmas; fora um júbilo e uma alegria única.

Em seguida esta assembléia de fiéis dirigiu-se em procissão rumo ao Santuário onde as noviças proferiram ainda uma oração de ação de graças e receberam a bênção, sendo aguardadas por algumas meninas defronte do Santuário para primeiramente congratulá-las e entregar-lhes um lírio. Porém os familiares já não conseguiram deter-se e, bem ao jeito africano, congratularam as noviças alegrando-se com elas por sua festa. O banquete ocorrido no Centro da Aliança proporcionou-lhes uma vez mais a oportunidade de expressarem conjuntamente a alegria e profunda gratidão. A ir. Renata Maria, o pai de uma noviça, um representante dos convivas e o arcebispo fizeram um breve discurso e congratularam as noviças desejando-lhes benções copiosas para a nova face de vida que agora se inicia. Na despedida dos convivas ainda caíram algumas gotas de chuva, um sinal de bênção peculiar do céu.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 14.10.2008