Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/10/8t1045pt-deu-waidhofen-kroenung.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/10/8t1045pt-deu-waidhofen-kroenung.php on line 10
Cerimônia da coroação da Imagem da Mãe Três Vezes Admirável na Igreja Paroquial de Waidhofen, Alemanha
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-10-28

Inflamaram-se-lhes os corações

Cerimônia da coroação da Imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ocorrida em 18 de outubro de 2008, na Igreja Paroquial de Waidhofen, Alemanha

 

Am 18. Oktober in der Pfarrkirche von Waidhofen, Deutschland

18 de octubre en la parroquia de Waidhofen, Alemania

October 18 in the parish church of Waidhofen, Germany

Am 18. Oktober in der Pfarrkirche von Waidhofen, Deutschland

 

Einzug

Procesión de entrada

Entrance procession

Einzug

 
Alles ist bereitet für die Krönungsfeier  

Todo es preparado para la coronación

All is prepared for the crowning celebration

Alles ist bereitet für die Krönungsfeier

 
Krönung  

Coronación

Crowning

Krönung

 
Einzug

Krone

 
Konzelebranten  

Concelebrantes

Concelebrants

Konzelebranten

 
   

SCHOENSTATT, smt. Quando alguém se sente profundamente entusiasmado por determinada idéia e não consegue dela libertar-se, poderá então efetuar algo de grandioso ou, por outras palavras, quando "o fogo mariano arde nessa pessoa" (Bento XVI), poderá inflamar seu meio; e o céu toca a terra. Disto deu provas um membro do Ramo das Mães do Movimento Apostólico de Schoenstatt de Waidhofen, Alemanha. Em julho do ano findo este referido membro participou da cerimônia da coroação de Nossa Senhora, realizada por dom Gerhard Ludwig Mueller, bispo de Regensburg, em Nillenau, Alemanha. Em face disso, inflamou-se-lhe o coração. Desde então um pensamento não se lhe extinguia da mente: Não poderíamos também nós coroar a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt de nossa igreja paroquial?

Há cerca de 27 anos o então pároco Prasch entronizou na igreja a imagem da MTA, ficando esta exposta à veneração dos fiéis no altar lateral. Maria Santíssima conquistou o coração de três senhoras ativas da paróquia, assim como o do pároco, para o seu plano. Estes se constituíram em grupo de quatro elementos e prepararam a coroação. Um pequeno jubilar "Dez anos da presença da Mãe Peregrina em nossa paróquia" fora a causa dada por este grupo para levar avante tal iniciativa. E nada mais justo do que uma coroa para expressar-lhe a gratidão pela bênção que a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt leva às famílias. Assim, o grupo deslocou-se ao Centro de Schoenstatt de Canisiushof para obter maiores informações junto da ir.Teresa, particularmente a respeito do significado de uma coroação e sua respectiva preparação espiritual. A referida irmã logo se apercebeu que neles ardia um fogo mariano e apostólico, uma abertura e entusiasmo contagiante pela MTA, ainda que duas das senhoras do grupo não tivessem muitos conhecimentos referentes à espiritualidade de Schoenstatt. Estes convidaram a ir. Teresa para deslocar-se à paróquia, a fim de preparar os fiéis para a coroação. E prepararam uma oração preparatória para este ato. Em duas noites a ir. Teresa introduziu os fiéis no mistério da coroação de Nossa Senhora. Em cada um dos dois dias de encontro o número de participantes oscilou entre 60 e 70 pessoas.

E eis que chegou o dia da coroação: 18 de outubro de 2008. Dado este ano o dia 18 outubro haver caído a um sábado, a cerimônia da coroação da Imagem da MTA pôde ocorrer no âmbito da missa vespertina, sendo então escolhida a missa sob o título "Maria Rainha".

Grande amor nutrido a Nossa Senhora

É quase impossível descrever a atmosfera que reinava nesta celebração; a paróquia encontrava-se ornamentada de uma beleza sem fim, havendo-se de fato tornado a sala do trono da Rainha; a imagem da MTA, colocada aos pés do altar, encontrava-se magnificamente circundada de tecidos de cor vermelha e branca e adornada com rosas vermelhas e lírios brancos; e em frente, a coroa sobre um tecido de seda de cor vermelha, circundada de imagens peregrinas e de velinhas. O corredor central, denominado "caminho da coroa", fora ornamentado com largas peças de tecido de cor vermelha e branca, flores e velinhas. Não poderia ter sido mais belo; pois tudo refletia um grande amor a Nossa Senhora nutrido.

Às 18:00h teve início uma meditação sobre a imagem da MTA mediante um texto e acompanhamento musical, por outra, mediante uma reflexão introdutória à coroação.

Não havia sequer um único lugar vago na igreja, de modo que muitos foram os que tiveram de permanecer de pé. Às 18:30h começou a celebração eucarística solene. Na entrada procissional trinta coroinhas precederam aos dois presbíteros. O pároco Klaus Hellmich, membro da União dos Sacerdotes de Schoenstatt e responsável pela pastoral juvenil, fora o principal celebrante, ficando a homilia a seu cargo. Na homilia narrou o episódio da consagração do padre Kentenich, Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, a Nossa Senhora, feita aos nove anos de idade. Tal narração foi dirigida de modo particular às crianças, o que, porém, fizera outrossim bem aos adultos em escutá-la.

Em seguida o pároco desta paróquia, oriundo da Índia, proferiu uma oração dirigida a Nossa Senhora e coroou a imagem da MTA; fora um momento comovedor ;e a igreja ficara bem impregnada de uma atmosfera sobrenatural; a proximidade de Deus era bem manifesta. E a assembléia dos fiéis cantou entusiastamente: Rainha digna de honra..."

Findo o cântico, recitaram conjuntamente a oração da coroação, que formulava quatro pedidos: Sê Rainha de nossos corações, Rainha de nossas famílias, Rainha de nossa paróquia, e Rainha da misericórdia e da paz.

Em seguida, cada uma das crianças presentes ofereceu uma rosa branca à Rainha coroada. Como presente em retribuição da rosa oferecida a Nossa Senhora, cada uma delas recebeu uma pequena estampa de Nossa Senhora de Schoenstatt e regressou ao respectivo lugar alegre e feliz com tal presente.

A "Ave Maria", entoada a solo, conferiu ainda uma peculiar consagração a toda a esta celebração.

Se o espírito mariano reentrasse mais nas paróquias, teríamos novamente cheias as igrejas...

No desfecho desta celebração eucarística o pároco expressou seu profundo agradecimento a todos os que cooperaram na realização deste evento, bem como a todos os que participantes. De modo particular agradeceu a presença das irs. Teresa e Ellengarde, que vieram preparar espiritualmente este ato de coroação juntamente com todos os paroquianos. E, no final, retumbou rumo ao céu o "Te Deum", entoado de alma e coração por toda a assembléia. Esta celebração da coroação fora uma cerimônia extremamente bela, digna e impressa de alegria. Ao saírem da igreja, os rostos de todos os participantes radiavam alegria e felicidade, de modo que sempre se ouvia de novo dizer: Fora uma bela celebração.

Finda a celebração, foi oferecida uma recepção na casa paroquial. E tudo com muito bom gosto. Estes momentos de confraternização proporcionaram outrossim um contato mais de perto com os paroquianos , além dos excelentes diálogos tidos com os presbíteros. "Se o espírito mariano reentrasse mais nas paróquias, teríamos novamente cheias as igrejas, pois Maria Santíssima conduz a Cristo", assim declararam os referidos presbíteros.

Esta coroação fora de fato um irrompimento de graças, pois o céu tocou a terra. E como foi isto possível? Graças a duas senhoras que se deixaram inflamar pelo espírito mariano e apostólico de Schoenstatt. O que não pode mover um pequeno grupo!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Die Königin...

La Reina...

The Queen...

Die Königin...

Fotos: Sigl © 2008

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 11.11.2008