Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/10/8t1030pt-deu-metternich-emilie.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/10/8t1030pt-deu-metternich-emilie.php on line 10
Jornada sobre a ir. Emilie Engel, ocorrida em Coblença – Metternich, Alemanha
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-10-31

"Porque tu vens comigo…"

Jornada sobre a ir. Emilie Engel, ocorrida em Coblença – Metternich, Alemanha

 

“Emilie-Tag” in Metternich: Gebet am Grab

Jornada sobre la Hna. Emilie en Metternich: oraci ón en la tumba

Day of Reflection about Sr. Emilie, in Metternich: prayer at her tomb

“Emilie-Tag” in Metternich: Gebet am Grab

 

Zeugnis: Anne-Kathrin Schwarz

Testimonio: Anne-Kathrin Schwarz

Testimony: Anne-Kathrin Schwarz

Zeugnis: Anne-Kathrin Schwarz

 
Zeugnis: Dorthe Freisberg  

Testimonio: Dorthe Freisberg

Testimony: Dorthe Freisberg

Zeugnis: Dorthe Freisberg

 
Kirchenchor aus Niederwerth  

Coro de Niederwerth

Choir from Niederwerth

Kirchenchor aus Niederwerth

 
Frau Professor Dr. Beate Kowalski, Dozentin an der Universität Dortmund  

La Dra. Beate Kowalski, Dortmund

Dr. Beate Kowalski, Dortmund

Frau Professor Dr. Beate Kowalski, Dozentin an der Universität Dortmund

 
Zeugnis: Sr. Mariengardis  

Testimonio: la Hna. Mariengardis

Testimony: Sr. Mariengardis

Zeugnis: Sr. Mariengardis

Fotos: Sr. Theres-Marie Maier © 2008

 
 

SCHOENSTATT, Ir.Inge Martha Marz. Períodos de crises não podem terminar no caos nem no declínio; pois esses podem ser oportunidades para uma nova partida: "Porque tu vens comigo..."

Cerca de 200 participantes, entre os quais outrossim familiares da ir.Emilie, participaram da jornada anual sobre a ir.Emilie Engel, ocorrida na tarde de 25 de outubro derradeiro, em Coblença-Metternich, Alemanha.

Finda a saudação cordial de boas-vindas, dada pela ir. M.Helrike, irmã provincial das Irmãs de Maria, a professora, doutora Beate Kowalski, docente da Universidade de Dortmund, Alemanha, dá início à exposição do tema da conferência. Mediante suas exposições teologicamente consolidadas e realistas, o Apocalipse de são João, um "escrito de crises" para "períodos de crises", torna-se um escrito que transmite esperança e confiança. E isto se presta tanto a nós nos dias de hoje quanto outrora às comunidades afligidas da Ásia Menor. O que significa fé na Divina Providência e como ela é importante e cativante precisamente em tempos em que reina tanta insegurança e medo, pode ser vivenciado neste encontro.

Em face de tal tema, ecoam os pensamentos de muitos dos presentes. Isto se patenteia nos diálogos ocorridos durante o intervalo, após a referida conferência, no qual aos participantes lhes foi oferecido um cafezinho e aperitivos no refeitório das irmãs, decorado com um toque outonal, e no tema deste encontro. "Sempre tive dificuldades de compreender o livro do Apocalipse; todavia agora encontrei um novo acesso a ele!", assim opina um dos participantes. Sempre se vê de novo alguns desses participantes a dirigirem-se à conferencista felicitando-a pelas exposições apresentadas, expressando outrossim o desejo de terem a possibilidade de reler uma vez mais os pensamentos expressos na conferência .

No cestinho de vime

A ir. Thomasnie, postuladora da causa de beatificação da ir. M.Emilie Engel, dá continuidade ao tema apresentado, apresentando como a ir. Emilie vivia da fé na Divina Providência e por ela se guiava nas horas difíceis de sua vida, de modo que não se via abandonada. Em tais horas a ir. Emilie comparava-se com Moisés dentro do cestinho de vime: "Oh! e como uma pessoa pode ficar desamparada! Porém ainda permaneço no cestinho de vime; aí a obscuridade nunca é total!", assim escreve ela, por exemplo, do sanatório, depois de haver contraído tuberculose. Na oração e no contato com o Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, padre Kentenich, e com os membros da comunidade, experimentou de modo bem concreto: "Porque tu vens comigo..."

E que frutos produzem os ensinamentos da ir. Emilie nos dias de hoje?

Os seguintes testemunhos relataram algo a esse respeito:

"Serás valente!" Esta frase da ir. Emilie veio-se tornando sempre mais importante para Dorthe Freisberg, que cursa Direito e, atualmente, conclui seu estágio. Com a assistência da ir.Emilie vence todo o trabalho que as audiências encerram em si; a ir.Emilie auxilia-a a ver as pessoas de forma objetiva, a expor corajosamente seu parecer, e, confiante em sua consciência, a requerer outrossim uma absolvição. Igualmente a assiste a resistir às fases de angústia e a ousar o salto da confiança.

Para Ana Catarina Schwarz a ir. Emilie tornou-se uma preciosa companheira. "Para mim ela é modelo, apoio e esperança. É um tesouro!", assim resume esta jovem senhora, igualmente estudante de Direito, suas experiências, alegrando-se pela oportunidade hoje tida para expressar seu profundo agradecimento por tudo o que a ir. Emile tem operado em sua vida. Para ela os textos e orações que compõem o livrinho da novena é um "admirável ensinamento de vida", descobrindo, ao mesmo tempo, sempre novas passagens que lhe conferem vigor e esperança em todas as situações de sua vida.

A ir. Mariengardis, que, em diversos períodos de sua vida religiosa, residiu sob o mesmo teto com a ir.Emilie, deu a seguir seu testemunho como testemunha contemporânea. De modo particular seu derradeiro encontro com a ir. Emilie no dia antes de sua morte e a derradeira palavra que lhe dirigiu muito a impressionou: "Vou rezar sempre por ti – sempre – ouvistes bem? Sempre!"

Permaneceu entre nós

Outrossim a segunda edição da brochura "Serei um como jardim", já esgotada, conseguiu ser ainda a tempo publicada para esta jornada sobre a ir.Emilia Engel"; alguns dos participantes levaram a referida brochura qual recordação desta jornada ou então já como presente de Natal.

Devido a toda a programação deste encontro, apenas um breve espaço de tempo é consagrado à visita empreendida ao túmulo da ir. Emilie. Sem embargo quase todos os participantes aproveitam de bom agrado esta oportunidade de poder estar junto de seu túmulo para agradecer-lhe por todas as graças alcançadas por sua intercessão, apresentarem-lhe suas intenções e rezarem pela beatificação dela.

O encerramento deste encontro ocorre com a missa vespertina, presidida pelo padre Mosbach, tendo como concelebrante o pároco Schoensebech, sacerdote aposentado, oriundo da terra natal da ir. Emilie Engel, e a assistência de um diácono. Este ano contou-se outrossim com a presença do coro da Igreja de Niederwerth – Rheininsel , Alemanha, ficando a seu cargo os cânticos desta celebração eucarística, entoados a várias vozes, dando assim certa solenidade à celebração. O tema por nós debruçado ao longo desta tarde de encontro encontra aqui seu ápice e conclusão. Em sua homilia o padre Mosbach exemplificou-o mediante muitos exemplos extraídos da vida prática do dia-a-dia, sendo vivenciado com maior densidade na comunhão com Cristo na Sagrada Comunhão: "Porque tu vens comigo..."

Alguns dos participantes desta jornada procuram expressar por palavras o que muitos vivenciaram

"Neste fim de tarde ainda me impele a proferir uma palavra de agradecimento por esta jornada sobre a ir. Emilie Engel, copiosamente abençoada. Infelizmente não pude despedir-me de meus conhecidos; porém todos eles estavam muito contentes e gratos por terem participado deste encontro."

"Minha prima estava tão comovida que não tinha palavras para expressar tudo o que vivenciara nesta tarde!"

"Não esperava que tivessem vindo tantas pessoas; a atmosfera que aqui reina é magnífica."

"Para mim fora uma tarde assaz benéfica!"

"Fiquei muito impressionada como a ir. Emilie viveu radicalmente sua entrega no cotio."

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 04.11.2008