Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0998pt-sch-deacons-ordination-nigeria.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0998pt-sch-deacons-ordination-nigeria.php on line 10

Warning: include() [function.include]: Filename cannot be empty in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0998pt-sch-deacons-ordination-nigeria.php on line 17

Warning: include() [function.include]: Failed opening '' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0998pt-sch-deacons-ordination-nigeria.php on line 17
Ordenação diaconal de sete jovens nigerianos
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-09-02

África sobre o Reno

Ordenação diaconal de sete jovens nigerianos, presidida por Dom Grave, Bispo Auxiliar de Essen, Alemanha

 

Diakonatsweihe von sieben Studenten der Schönstatt-Patres aus Nigeria in der Anbetungskirche

Ordenación diaconal de siete seminaristas de los Padres de Schoenstatt de Nigeria, en la Iglesia de la Adoración

Deacons’ ordination of seven seminarians of the Schoenstatt Fathers from Nigeria, in the Adoration Church

Diakonatsweihe von sieben Studenten der Schönstatt-Patres aus Nigeria in der Anbetungskirche

 

Einzug

 

Procesión de entrada

Entrance procession

Einzug

 

Nigerianische Schwestern gestalteten die Feier musikalisch mit

 

Coro de Hermanas nigerianas

Nigerian Sisters form the choir

Nigerianische Schwestern gestalteten die Feier musikalisch mit

 

Ich bin bereit

 

Aquí estoy...

Here I am...

Ich bin bereit

 

Die sieben neuen Diakone

 

Los siete nuevo di áconos

The seven new deacons

Die sieben neuen Diakone

 

Weihbischof Dr. Franz Grave (l), Bischof Miguel Ángel Sebastián

 

Mons. Franz Grave (izq), Mons. Miguel Ángel Sebastián

Auxiliary Bishop Fran Grave (l.), Bishop Miguel Ángel Sebasti án

Weihbischof Dr. Franz Grave (l), Bischof Miguel Ángel Sebastián

P. Pablo Pol mit Diakonen und Patres aus Nigeria

 

El P. Pablo Pol, Argentina, con Padres y diáconos de Nigeria

Fr. Pablo Pol with deacons and Schoenstatt Fathers from Nigeria

P. Pablo Pol mit Diakonen und Patres aus Nigeria

Fotos: K. Fischer © 2008

Álbum de fotos

 

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. Tambores, palmas, danças. Nesta tarde de 31 de agosto a Igreja da Adoração, situada no Monte Schoenstatt, vibra ante a alegria africana e uma vitalidade de fé, que não há mister de partituras para entoar cânticos sobre o amor de Deus. Dom Franz Grave, Bispo Auxiliar de Essen, Alemanha, veio a Schoenstatt para presidir a ordenação diaconal dos sete candidatos nigerianos ao presbiterado, membros do Instituto dos Padres de Schoenstatt. Ao som de tambores, palmas e cânticos em Ibo dá-se na Igreja da Adoração a entrada procissional, que afigura não ter fim.

Em hábito de cor branca e azul turquesa, irmãs nigerianas acompanham a entrada procissional com seus cânticos. Quem vê os presbíteros a dirigirem-se em procissão rumo ao altar pelo corredor central, vem-lhe inadvertidamente à mente as palavras proferidas pelo Pe. Kentenich por ocasião da bênção do nicho no Monte Schoenstatt, ocorrida em 1951, referentes a brancos, mestiços e negros que viriam um dia até aqui... Tais palavras já há muito que se concretizaram. Presbíteros provenientes da Alemanha, Europa Oriental, Portugal, América do Sul, Índia e África acompanham os sete jovens nigerianos, que, dentro de uma hora, serão ordenados diáconos e oferecerão a vida pela Igreja e pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt, que, desde há alguns anos, prospera em sua pátria, situada na África Ocidental.

A ordenação dioaconal é presidida por Dom Franz Greve, Bispo Auxiliar de Essen, Alemanha, assistido por Dom Miguel Ángel Sebastian, Bispo Diocesano de Lai, Chad, país vizinho da Nigéria, situado a ocidente. Alguns presbíteros de sua diocese são membros da União dos Sacerdotes de Schoenstatt. Em conexão com a viagem empreendida a Espanha, Dom Miguel, 57 anos de idade, comboniano, oriundo de Espanha, vivendo contudo em Chad desde os 31 anos, quis igualmente vir a Schoenstatt, participando assim da ordenação diaconal deste setes nigerianos.

A liturgia desta cerimônia é realizada em língua inglesa, língua oficial da Nigéria, com a exceção de algumas leituras, cânticos e explicações em língua alemã, para todos os fiéis presentes que não compreendem suficientemente o inglês. A ordenação presbiteral destes sete jovens realizar-se-á em dezembro próximo, em seu país natal, Nigéria; foi porém desejo deles serem ordenados diáconos em Schoenstatt, no berço do Movimento Apostólico de Schoenstatt. O vínculo com este lugar, com o Santuário-Original e com os lugares em que o fundador, Pe. Kentenich, viveu e atuou era-lhes importante. E assim, em companhia de cinco presbíteros nigerianos, membros do Instituto dos Padres de Schoenstatt, que atualmente se encontram na Alemanha exercendo um trabalho pastoral, trazem um pedaço de África para terras renanas.

 

Uma vez que seus familiares e amigos não puderam vir, receou-se que possivelmente a cerimônia da ordenação diaconal decorresse em uma igreja vazia de fiéis. Tal receio, porém, não veio a concretizar-se: Vieram africanos provenientes de todas as regiões da Alemanha; igualmente marcaram presença muitos representantes da Família de Schoenstatt local – o grande número de irmãs de Maria é ocasião para muitos comentários joviais – e outrossim alguém empreendeu uma viagem um tanto mais longa para participar desta cerimônia. Uma senhora que reside a mais de uma hora de distância de Schoenstatt comenta o seguinte: "Hoje de manha não me sentia bem, de modo que não pude ir à Santa Missa; ao meio-dia liguei o computador e li a notícia referente à ordenação diaconal. E agora estou aqui e muito me alegro por ter vindo! A alegria irradiada nesta cerimônia é simplesmente contagiante."

Eis-me aqui

O pe.Heinrich Walter, Superior Geral do Instituto dos Padres de Schoenstatt, dá as boas-vindas aos dois bispos em inglês, alemão e espanhol. Os sete jovens encontram-se de pé, defronte do altar, paramentados, bem compenetrados, tendo o coração impregnado de antegozo pelo passo que irão dar em suas vidas, bem como de inteira disposição para servir o reino de Deus, e vibrantes de alegria. Tal disposição é patenteada mediante o sorriso bem rasgado em suas faces em tal momento solene de suas vidas...

Jovens do Congo, nascidos em terras germânicas, acompanham a procissão com o Evangeliário no típico louvor e danças africanas; vêm de uma paróquia da Alemanha onde atualmente os referidos presbíteros nigerianos efetuam um período de pastoral.

Transcorridas as leituras que foram efetuadas em inglês e alemão, o pe. Alfredo Kistler, reitor do Seminário de Ibadan, Nigéria, apresenta os candidatos. O bispo chama a cada um pelo nome; estes se apresentam, e, com timbre de voz alta e vigorosa, ressoam dos lábios de cada um deles as palavras : "Eis-me aqui!"

Dom Grave, que celebra a Santa Missa em inglês e faz outrossim a homilia no mesmo idioma, toma o texto do Evangelho "Alegoria da videira" (Jo. 15, 1-17), pelos próprios candidatos escolhido, qual pano de fundo de sua homilia. Este os encoraja a permanecerem em profunda união com Cristo Jesus, quais varas na videira para darem muito fruto. Adverte-os porém a permanecerem profundamente vinculados a Cristo; e caso o vínculo entre a vara e a videira venha a ser rompido, secarão as uvas e por terra cairão. O mesmo sucederá, caso o vínculo dos discípulos de Cristo Jesus, particularmente dos diáconos e presbíteros, venha a tornar-se fraco e quebradiço; pois não poderão produzir fruto algum, e a Igreja secará...

Apenas os convictos podem convencer, palavras comoventes, por Dom Grave proferidas; encoraja-os a difundirem na Igreja a alegria e o otimismo. São chamados a anunciar a verdade da existência de Deus mediante a própria vida, para serem a alegria, alegria de Cristo Jesus.

O semblante destes futuros diáconos afigurava que estes já não podiam contentar-se para dar início a tais ensinamentos proferidos na homilia.

Correntes de graças

Os ritos da ordenação diaconal vão decorrendo com os momentos comovedores de doação e de promessas, de transmissão e de graças. A prostração, a imposição das mãos, as orações, a investidura da estola e dalmática, a entrega do evangeliário constituem uma corrente de graças, com dois mil anos de existência, que impregna este momento sagrado na Igreja da Adoração; uma corrente de graças, que constituiu e sempre de novo constitui a universalidade de uma Igreja de todos os povos e raças, no discipulado de Cristo Jesus, que escolhe instrumentos humanos para ministrar seus sacramentos em prol da santificação do povo de Deus.

No abraço da paz rompe então a alegria mediante abraços, palmas e danças.

E este momento de alegria ainda perdura até o início do ofertório antes das preces... Os neo-diáconos servem ao altar e, mais tarde, para alegria sua e de todos os fiéis presentes, distribuem a Sagrada Comunhão.

Antes da bênção final, renovam a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt e, uma vez mais, colocam-se à disposição de sua missão, a partir do Santuário.

E prossegue a festa – no Monte Sião

Quem participou desta ordenação diaconal, deve outrossim tomar parte da confraternização, oferecida na Casa Pai, situada no Monte Sião, para a qual todos estão convidados. Tal como ocorre em tais festas, os Padres de Schoenstatt abriram as portas de sua casa de par em par; o pátio torna-se o palco para as danças e cânticos africanos – primeiramente cabe a vez aos congolenses, depois vem a vez da numerosa presença africana e, por fim, a de um considerável número de sul-americanos e alemães que se misturam entre a alegre multidão de convivas. Lá dentro da casa vive-se uma atmosfera de verdadeira festa familiar, com café, bolos e bebidas em mesas belamente decoradas; descontraidamente sentados, os convivas trocam idéias entre si, filosofam, olham da janela – e congratulam os neo-diáconos.

"Tu és apenas um filho do teu estreito século, apenas europeu sobre o Reno?", assim perguntara Rolando Cori ao Pe. Kentenich, mediante os jovens na cantata: "Entre Reno e Anden", composta em 1985. Quem participou da ordenação diaconal na Igreja da Adoração e da festa no Monte Sião, sabe a resposta.

Já há muito que ele se tornou latino-americano, indiano, africano – um pai e profeta do vasto horizonte da Igreja, alicerçada na universalidade: "Nosso coração pertence a todos os povos, a todas as nações."

Schoenstatt é uma família internacional. E como é edificante experimentar de quando em vez tal internacionalidade e família de forma tão densa e intensiva como neste 31 de agosto derradeiro.

Parabéns, Schoenstatt da Nigéria!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 10.09.2008