Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0979pt-usa-milwaukee-fahrt.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/09/8t0979pt-usa-milwaukee-fahrt.php on line 10
Nas pegadas do Pe. Kentenich - Uma peregrinação a Milwaukee
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-09-05

Abro-vos o meu céu

Nas pegadas do Pe. Kentenich - Uma peregrinação a Milwaukee, ocorrida entre o período de 14 e 26 de agosto derradeiro 

 

Pilgergruppe in Milwaukee

El grupo de peregrinos en Milwaukee

The pilgrims in Milwaukee

Pilgergruppe in Milwaukee

 

Das Exilsheiligtum

El Santuario de Exilio

The Exile Shrine

Das Exilsheiligtum

 
Bei Familie Fenelon  

Con la familia Fenelon

With the Fenelons

Bei Familie Fenelon

 
Heilige Messe  

Santa Misa

Holy Mass

Heilige Messe

 
Dr. Inge Birk und Schw. Marihedwig bei der Vaterstatue  

Dra. Inge Birk con la Hermana Marihedwig, en la estatua del Padre

Dr. Inge Birk and Sr, Marihedwig at the Father Statue

Dr. Inge Birk und Schw. Marihedwig bei der Vaterstatue

 
Stempel im „Shrine Passport“  

Sello

„Shrine Passport“

Stempel im „Shrine Passport“

Fotos: Inge Birk © 2008

 
 

EUA, Dr.Inge Birk. "Abro-vos o meu céu!" Com estas palavras o paro. Birkenmaier, diretor espiritual da peregrinação, fez a abertura desta peregrinação empreendida aos lugares do Pai Fundador em Milwaukee, EUA, onde o Pe. Kentenich, o Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, viveu entre o período de 1952-65. Vinte e dois peregrinos da Alemanha e Suíça partiram com destino a Milwaukee para conhecer mais de perto e com maior profundidade a pessoa do Pe. Kentenich, peculiarmente no período de seu exílio, visando, ao mesmo tempo, um encontro pessoal com ele. Entre o número destes peregrinos destaca-se a presença de onze presbíteros da Liga dos Padres de Schoenstatt e da União dos Sacerdotes de Schoenstatt. Tal presença fora uma dádiva peculiar que imprimiu a atmosfera desta peregrinação.

O Pe. Kentenich permaneceu catorze anos em Milwaukee, EUA, até poder regressar em 1965 a Schoenstatt. Como o Pe. Kentenich viveu nestes difíceis anos de exílio e como superou sua separação do Movimento Apostólico de Schoenstatt? Tais foram as questões que ocuparam estes peregrinos; e cada dia da peregrinação trazia novos conhecimentos e respostas bem concretas a essas questões, mediante a visita empreendida aos diversos lugares do Pai Fundador. Em face de sua atuação externa assaz restrita, com vivo interesse e participação o Pe. Kentenich dedicou-se particularmente a tarefas de direção espiritual. Muitas foram as pessoas que acompanhou em suas aflições e dificuldades pessoais, ocupando-se intensivamente com as jovens famílias, que tinham em grande apreço seus conselhos, peculiarmente em questões referentes à educação. Daí nasceu uma nova Obra de Família em Milwaukee, cujo fruto fora o Santuário-Lar. Os impressionantes relatos da Família Gmeinder de Madison, que estivera em contato com o Pe. Kentenich desde 1952, e os da Família Horn, refugiados da Hungria, transmitiram claramente uma imagem do Fundador qual pai espiritual destas famílias. O Pe. Kentenich tricoteou pequenas malhas em Milwaukee. E a estes peregrinos um novo mundo lhes foi aberto surgindo-lhes progressivamente ante o olhar espiritual uma nova imagem do Pe. Kentenich.

O Santuário do Exílio, ponto central da experiência dos peregrinos

A visita aos diversos lugares do Pai Fundador patentearam com peculiaridade a multiplicidade de sua atuação presbiteral, assim quanto sua fecundidade em um espaço estritamente restrito. Assim, entre outrem, tomaram conhecimento de com que vivo interesse acompanhou a construção dos Santuários de Madison, Santuário do Fundador, dedicado em 1953, e de Holy Cross, Santuário do Exílio, dedicado em 1954, e do Santuário no Centro Internacional de Waukesha, Santuário do Pai, dedicado em 1964, considerando-os qual grande dádiva da Divina Providência neste difícil período da história de Schoenstatt; assim, para o grupo de peregrinos este Santuário tornou-se precisamente o ponto central espiritual e o local de encontro intensivo com o Pai Fundador. Aqui celebrávamos, espiritualmente unidos ao Pai Fundador, sempre de novo a Eucaristia com os onze presbíteros participantes da peregrinação. No cemitério, bem próximo do Santuário, seguiram os passeios do Pe. Kentenich, tomando conhecimento de alguns episódios das histórias de Schoenstatt desse tempo. Outrossim na Casa do Movimento, por outra, no berço do Movimento Apostólico de Schoenstatt dos EUA, submergiram-se na realidade de então do Fundador mediante testemunhos pessoais dados pelas Irmãs de Maria.

Na Igreja São Miguel encontraram-se de modo peculiar com o Fundador como capelão da comunidade alemã onde em suas homilias tratara de temas atuais e religiosos, publicadas na coleção de "Viver da Fé".

A novidade "Passe do Santuário" foi acolhida com certa rejubilação por parte de todos os peregrinos. Em cada Santuário e Santuário-Lar visitados este passe foi devotamente selado, isto é, o visitante foi documentado sempre com o selo impresso no ato da visita.

Retiro para peregrinos

Esta peregrinação tinha qual pano de fundo um retiro de cinco dias que tematicamente circundavam a doutrina das causas secundárias do Fundador. Com o auxílio de diapositivos e exemplos, o reitor Birkenmaier soube com certa notabilidade tornar acessível a estes peregrinos a combinação de natureza e graça para o desenvolvimento da personalidade e transladar tal combinação para a vida prática.

O próprio Pe. Kentenich é um excelente meio para o acompanhamento de pessoas em seu desenvolvimento de personalidade.

Estas exposições foram apoiadas e concretizadas mediante inúmeros testemunhos de vida daquela época.

De incalculável valor foram os muitos relatos das irmãs de Maria e de famílias a respeito de seus encontros, experiências e vivências com o Pe. Kentenich; cada testemunho patenteara outra faceta do relacionamento do Pe. Kentenich com as pessoas e de seus notáveis conhecimentos no campo educacional. Cada um que entrava em contato com ele sentia-se acolhido em sua forma de ser. E esta experiência, cada um fê-la de modo bem palpável. Minuciosamente a ir. Carol Winker soube relatar algo referente a seus encontros com ele ao longo de anos. Com clareza soube transmitir a multiplicidade e variedade de suas vivências com o Pai Fundador ao longo de anos e estimular-nos a termos uma idéia bem concreta a respeito da pessoa do Pai Fundador.

Para este grupo de peregrinos a estátua do Pai Fundador de tamanho natural que se encontra na aba do Santuário Internacional tornou-se um grande ponto de atração para o encontro pessoal com ele. Diariamente peregrinavam, conjuntamente ou sozinhos, a esta belíssima estátua para aí lhe agradecer por tudo aquilo que nos tem vindo novamente oferecer a cada dia. Assim, Milwaukee tornou-se para todos um novo lugar de graças, um lugar de profundo encontro com o Pai Fundador e de comunhão familiar.

Outrossim a natureza prestou um grande contributo para o bom êxito desta peregrinação

Em face deste alimento espiritual, a natureza prestou outrossim um grande contributo para o bom êxito desta peregrinação. Diariamente os peregrinos da Alemanha e Suíça puderam vivenciar a dedicação das irmãs e reabastecer novas forças para a sua peregrinação na excelente gastronomia americana. Em seu passeio de fim de tarde e na atmosfera familiar, trocaram impressões e vivências participando assim de uma vivência familiar entre si.

O churrasco festivo, ocorrido no fim de tarde, no jardim da casa da Família Horn constituiu um ápice para este grupo de peregrinos. Acompanhados do violão do paro. Birkenmaier e da harmônica do senhor Horn, o grupo mostrou-se ser extremamente entusiasta pelo canto. Um ápice todo particular ocorreu quando na alegre rodada de cânticos foram entoados os diversos "hinos nacionais" dos suábios, badenenses e bávaros, e os respectivos cantores com a mão por sobre o peito expressaram seu amor por suas terras.

Uma ida de um dia a Chicago constituiu o encerramento da viagem. Em dia de sol esplêndido o paro. Mueller conduziu-nos pela cidade dos arranha-céus e em quarenta segundos até a plataforma de "Big John" de John Hancock Towers com 97 andares, o segundo arranha-céus mais alto da cidade de Chicago. Um panorama fantástico de toda a cidade de Chicago aguardou os corajosos. Chegados novamente ao térreo, descobriram, em pleno tumulto do trânsito, um ônibus com a placa "To Belmonte", que os uniu ao Santuário de Roma, no meio dos arranha-céus.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 19.09.2008