Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0861pt-sch-portugal-aveiro.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0861pt-sch-portugal-aveiro.php on line 10
Jubileu de 25 anos da Liga das Famílias de Aveiro
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-08-12

"Santuário Vivo, o que tens para dar?"

1983 – 2008: Jubileu de 25 anos da Liga das Famílias de Aveiro

 

25 Jahre Familien-Bewegung in Aveiro: Nach der Kindermesse im Heiligtum der Familien

Jubileu de 25 anos da Liga das Famílias de Aveiro: Depois da Missa das Crianças, no Santuário das Famílias

Bodas de plata de la Obra Familiar de Aveiro: Después de la Misa de los niños en el Santuario de Familias

25th anniversary of the Family Movement in Aveiro: After the Mass of the children at the Shrine of the Families

25 Jahre Familien-Bewegung in Aveiro: Nach der Kindermesse im Heiligtum der Familien

 

In Dachau

Em Dachau

En Dachau

In Dachau

In Dachau

 
Auftritt der Gruppe “Unterwegs mit Maria” beim Fest  

Actuação do grupo “Caminhando com Maria”, Liga das Famílias, durante a festa

Presentación del grupo “Caminando com María” durante la fiesta

Presentation of the group “Walking with Mary” during the feast

Auftritt der Gruppe “Unterwegs mit Maria” beim Fest

 
Beim Fest  

Durante a festa

Durante la fiesta

During the feast

Beim Fest

 
Heilige Messe in Anbetungskirche  

Santa Missa na Igreja de Adoração

Santa Misa en la Iglesia de la Adoración

Holy Mass in the Adoration Church

Heilige Messe in Anbetungskirche

 
Am Grab Pater Kentenichs  

Na Capela do Fundador

En la tumba del Padre

At the tomb of Father Kentenich

Am Grab Pater Kentenichs

 
Die Gruppe „Marias Lächeln“

Grupo Sorrisos de Maria, JFS, depois da consagração de Ideal de Grupo, no Santuário Original

El grupo “Sonrisas de Maria”

The group “Mary’s smiles“

Die Gruppe „Marias Lächeln“

Fotos: M.M. Rocha © 2008

 

 

 

SCHOENSTATT/PORTUGAL, Maria Miguel Rocha. A 1 de Maio de 1983 o primeiro grupo da Liga das Famílias, o grupo Alicerces de Maria, sela a sua Aliança de Amor no Santuário Tabor Matris Ecclesiae, na Gafanha da Nazaré, em Aveiro, Portugal. Este ano, 2008, fizeram 25 anos de fundação e de Aliança de Amor. Vive-se um ano jubilar e, por isso, um ano de graças! Uma das graças foi, com certeza, a peregrinação de 24 famílias, 86 pessoas no total, ao Schoenstatt original e ao Campo de Concentração em Dachau.

A isto se junta o Ideal da Família de Aveiro, "Santuário Vivo", e a bandeira. De 31 de Julho a 8 de Agosto encheram-se as almas da vida de Schoenstatt...

À semelhança da história de Schoenstatt depois dos 25 anos de fundação: Dachau!

A peregrinação começou por Dachau, precisamente o que marcou a família de Schoenstatt, depois dos primeiros 25 anos de fundação. Foi um momento que marcou muito todas as pessoas, dos mais pequeninos, passando pelos jovens até aos adultos. "Santuário Vivo, o que tens para dar?" Resposta dum jovem: alegria no sacrifício! Todos celebraram a Santa Missa no Convento das Carmelitas, que existe dentro do próprio Campo de Concentração.

Rumo à fonte original – dar, celebrar, receber, viver!

Quando chegam a Schoenstatt já de noite recolhem-se no Sonnenau (Prado de Sol), a casa da Juventude Feminina. Na manhã seguinte, celebram Missa no Santuário Original. Nesta Eucaristia é abençoado o Santuário-Lar duma família participante. Trata-se da primeira vez que estão no Santuário Original para muitos dos que vieram. Seguem-se dias de festa e de celebrações... Aqui o Céu toca a Terra.

O Domingo, dia 3 de Agosto, é o dia escolhido para celebrar 25 anos de tanta vida, para celebrar também o ideal que descobriram mais recentemente e a bandeira. Tudo são graças de uma caminhada que querem agradecer. O dia começa com a Santa Missa lá em cima, no Monte Schoenstatt, na própria Igreja da Adoração. Toda a família tem muito para agradecer à Santíssima Trindade. Depois, rumo ao Túmulo do nosso querido Pai Fundador, aquele que tudo isto nos trouxe e ofereceu.

Na Capela do Pai Fundador, cheia de vida e de famílias, perto do nosso Padre Kentenich as famílias rezam e cantam juntas. Toda a família se consagra – também os que não vieram. Nos dias que vieram a seguir, quase todas as noites, um dos grupos tinha hora reservada na Capela com o Pai! A Juventude Feminina viveu e testemunhou o compromisso com o Pai Fundador do grupo Sorrisos de Maria. O grupo veio a Schoenstatt também para assumir o compromisso com o Pai Fundador e com o seu Ideal de Grupo.

Durante a tarde de Domingo, toda a família se reuniu para festejar com muita alegria. Cada grupo e todos os que se quiseram juntar, prepararam algo para actuar e mostrar aos outros. Cantaram, aplaudiram, tiraram fotos, filmaram e riram, riram muito. Reinou a alegria.

À descoberta do nosso Schoenstatt... para o levar para casa!

Durante a peregrinação visitaram o vale de Schoenstatt, a Haus Regina, o Monte Tabor, o Monte Moriah, o Monte Sião, o Monte Schoenstatt, Pater Kentenich Hof... também passearam por Vallendar. Com certeza que o que ficou também guardado no coração, especialmente pelo actuar dos filhos, foi a celebração da Eucaristia no Santuário das Famílias: "a Missa das Crianças". Os maiores puderam ouvir o que os mais pequenos tinham para partilhar sobre o que viveram nesta peregrinação... muita emoção despertou! Que lindo.

Como em todos os dias, usaram a Capela da casa Sonnenau para as orações. A oração da noite recolhia o Capital de Graças do dia, simbolizado por pequenos pedaços de pano com as cores da bandeira. Assim se conquistou uma bandeira muito especial. Na última noite, marcou a oração de envio.

Nos corações ficou impresso uma vivência muito forte de família. Uma família de 86 pessoas... uma missão para levar de regresso a Aveiro e incendiar a todos com o fogo do Amor, da União, da Alegria, do Sacrifício... o fogo da FAMÍLIA!

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 12.08.2008