Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0856pt-bra-misiones-tabor.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0856pt-bra-misiones-tabor.php on line 10
Missão Jovem Tabor
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-08-12

Missão Jovem Tabor: "Quem hei de Enviar? Eis-me aqui, envia-me". 

"Ela é a Grande Missionária! Ela realizará milagres!"

 

Misiones in Tremembé, Brasilien

Missão Jovem Tabor: Jovens Missionários

Misión Joven Tabor en Tremembé, Brasil

Missions in Tremembé, Brazil

Misiones in Tremembé, Brasilien

 

Anbetung in der Nacht der Jugend

Adoração na Noite Jovem

Adoración en la Noche Jóven

Adoration in the Youth Night

Anbetung in der Nacht der Jugend

 
Bischof Dom Carmo mit Missioneren  

Bispo Dom Carmo e os Jovens Missionários

Mons. Dom Carmo com misioneros jóvenes

Bishop Dom Carmo with young missionaries

Bischof Dom Carmo mit Missioneren

 
Die Karmelitinnen beteten für die Misiones  

Carmelitas que rezaram pelas Missões

Carmelitas que rezaron por las Misiones

Carmelite Nuns prayed for the Missions

Die Karmelitinnen beteten für die Misiones

 
Familien nehmen die Missionare und die Pilgermutter auf  

Famílias recebem os Missionários e a Peregrina

Familias reciben los misioneros y la Peregrina

Families receive the missionaries and the Pilgrim MTA

Familien nehmen die Missionare und die Pilgermutter auf

 
Jugendfest  

Festa na Noite Jovem.

Fiesta en la Noche de la Juventud

Feast at the Youth Night

Jugendfest

 
Auf dem Weg zum Heiligtum

Jovens Missionários caminham ao Santuário

Misioneros jovenes caminando rumbo al Santuario

On the way to the Shrine

Auf dem Weg zum Heiligtum

Fotos: Cassio Leal © 2008

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 

 

 

BRASIL, Cássio Leal, Danilo dos Santos e Juliana Gelatti. A Juventude Apostólica do Regional Sudeste realizou em Tremembé suas primeiras missões jovens. Com a Imagem Peregrina nas mãos, levou Maria e seu Filho por todos os lugares por onde passaram, mostrando a alegria e o entusiasmo de ser "jovem católico".

A cidade de Tremembé, localizada no Vale do Paraíba a 130 Km de São Paulo, nunca mais será a mesma. Entre os dias 18 e 26 de julho cerca de 60 missionários vindo de diversos lugares do Brasil e do Chile mudaram a rotina da cidade. Via-se em cada missionário que caminhava pelas ruas com a Imagem Peregrina, o rosto Jovem de Cristo e da Igreja.

A Missão Jovem Tabor é uma resposta ao apelo do Papa: "Por isso, eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens. Sede os apóstolos dos jovens, e conhecerás a nova civilização do amor", no discurso dirigido aos jovens, no Estádio do Pacaembu, em maio do ano passado. Como uma resposta a esse chamado, o lema para as missões foi uma passagem do livro do Profeta Isaias: "Quem hei de enviar? Eis-me aqui, envia-me". (Isa 6, 1-8). Este lema norteou os missionários durante toda missão, colocando cada um como instrumento de Deus, com todos os seus dons e limitações. Confiando sempre na Divina Providência, cada missionário sentia-se chamado a estar ali para servir a Cristo, à Igreja e ao povo de Tremembé, vivendo uma autêntica vida em comunidade.

A Imagem Peregrina abre as portas aos Missionários

A pré-missão e a preparação para a chegada à Tremembé ocorreu no Santuário de Atibaia. Foi ali o primeiro envio dos jovens, em que foi entregue a cruz missionária a cada um. Os missionários foram divididos em trios e duplas, e cada grupo recebeu uma Imagem Peregrina, que os acompanhou durante todos os dias, nas visitas às casas, no terço e nas missas. A Imagem Peregrina mostrou sua força na visita às famílias, pois era a "chave" que abria as portas e os corações das pessoas, as quais não resistiam à Mãe de Deus, recebendo-a em suas casas.

Todos os dias das Missões fazia-se novamente o "Envio Missionário" com a frase: "Ela é a Grande Missionária! Ela realizará milagres!" e a entrega da Imagem Peregrina ao trio. O envio diário foi essencial para que todos tivessem a confiança e a certeza de que realmente estavam sendo enviados a evangelizar e de que a MTA iria realizar os milagres necessários à Missão.

Os jovens estavam divididos em duas comunidades missionárias, correspondentes às duas paróquias de Tremembé: Paróquia do Senhor Bom Jesus e Paróquia São José, cada comunidade com aproximadamente 30 pessoas. O apoio dos Coordenadores da Campanha da Imagem Peregrina da cidade e dos párocos foi fundamental para a realização das missões. O carinho e o acolhimento que foram dados aos missionários fizeram que Tremembé se tornasse a "casa de cada missionário". Cada detalhe foi pensado, desde a doação dos alimentos à preparação das escolas que serviram de moradia às duas comunidades. Faixas e cartazes anunciavam as Missões por toda a cidade e davam as boas vindas. Por isso, sem a Campanha da Imagem Peregrina o sonho de enviar jovens missionários a Tremembé não seria possível.

Durante a semana de Missões os jovens contaram com o apoio de 4 Assessores, 2 em cada comunidade: Pe. Matheus Bernardes e Irmã Ana Maria dos Santos Lima na Comunidade São José, e Cláudio Daniels (Estudante chileno dos Padres de Schoenstatt) e Irmã M. Diná Batista de Souza na Comunidade Bom Jesus. Cada comunidade também possuía um Reitor e uma Espiritual: Rodrigo Biasini (Atibaia) e Márcia Micha (Jaraguá) na Comunidade São José; Cássio Leal (Jaraguá) e Adriana Kismajoros (Jaraguá) na Comunidade Bom Jesus. Junto com os Assessores, os Reitores e as Espirituais integravam o Núcleo Central das Missões, que coordenava as equipes e o trabalho das oficinas. Todos os dias cada comunidade realizou oficinas com crianças, jovens e adultos. Depois das oficinas, rezavam o terço e celebravam a missa nas Paróquias.

Visita do Bispo e o rosto jovem da Igreja na Noite Jovem

Na metade da semana, os jovens missionários foram surpreendidos pela visita do Bispo da Diocese de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden, diocese da qual faz parte a cidade de Tremembé. Essa visita trouxe mais entusiasmo aos jovens que, pela visita, sentiram o reconhecimento da Igreja pelo seu trabalho e receberam a bênção do Bispo.

Um dos momentos mais marcantes foi a "Noite Jovem", evento realizado na Praça da Basílica do Senhor Bom Jesus que contagiou os jovens das duas paróquias envolvidas nas Missões e reuni mais de 200 jovens. Duas bandas católicas da cidade e a banda dos missionários animaram a praça repleta de jovens que cantaram e dançaram louvando a Cristo. A adoração ao Santíssimo Sacramento encerrou a noite e Jesus se fez presente entre o rosto jovem da Igreja através da Eucaristia. O Pe. Matheus deu a bênção e fechou assim a grande noite missionária, que mostrou a força do jovem católico.

Ela realizou milagres e "tremeu Tremembé"

No último dia das Missões os jovens missionários foram convidados para um almoço com os Coordenadores da Campanha da Imagem Peregrina. À tarde visitaram o Carmelo de Tremembé, onde foram recebidos pelas Irmãs Carmelitas, que estavam rezando há meses na intenção das Missões. Na missa de encerramento e de gratidão, cada missionário já sentia o coração apertado em saber que os dias de Missão estavam terminando. Entretanto, todos se sentiam muito felizes pelos muitos frutos e bênçãos que essa visita trouxe à população de Tremembé. Uma certeza acalmava os corações inflamados: "Ela realizou muitos milagres". A Missão Jovem Tabor recebeu o nome de "Treme Tremembé", pois a intenção era fazer "tremer" a cidade.

Não há dúvidas que, com a intercessão de Maria, os missionários fizeram "tremer Tremembé". Em cada casa visitada, em cada pessoa que recebia com alegria os missionários, no sorriso e na pureza das crianças, no acolhimento e na história de vida das pessoas, Deus se fez presente, e a cada momento a frase de envio ressoava viva nos corações: "Quem hei de Enviar? Eis-me aqui, envia-me".

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 12.08.2008