Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0832pt-sch-buendnistag-august.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0832pt-sch-buendnistag-august.php on line 10
Dia da Aliança em Schoenstatt, em plena época das Olimpíadas
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-08-22

As nações peregrinam ao Santuário... Dia da Aliança em Schoenstatt, em plena época das Olimpíadas

No dia 18 de cada mês sempre ocorre uma pequena romaria de povos ao Santuário-Original

 

An jedem 18. des Monats – eine kleine Völkerwanderung zum Urheiligtum

Cada 18 del mes – una peregrinación de los pueblos al Santuario Original

Each 18th of the month – a pilgrimage of the peoples to the Original Shrine

An jedem 18. des Monats – eine kleine Völkerwanderung zum Urheiligtum

 

Die zur Helferwoche angereisten Jugendlichen gestalteten die Bündnismesse musikalisch

Misa de Alianza: Coro de la Juventud de Schoenstatt

The Schoenstatt Youth provided songs and music during the Covenant Mass

Die zur Helferwoche angereisten Jugendlichen gestalteten die Bündnismesse musikalisch

 
Prozession zum Urheiligtum  

Procesión rumbo al Santuario Original

Procession to the Original Shrine

Prozession zum Urheiligtum

 
Pilger aus Suszec, Erzdiözese Katuwice, Polen, bringen das MTA-Bild für ihre Pfarrkirche  

Peregrinos de Suszec, diocesis de Katuwice, Polonia, acompañan el cuadro de la MTA para su parroquia

Pilgrims from Suszec, diocese of Katuwice, Poland, carrying the MTA picture for their parish church

Pilger aus Suszec, Erzdiözese Katuwice, Polen, bringen das MTA-Bild für ihre Pfarrkirche

 
Pilger aus Kroatien  

Peregrinos de Croacia

Pilgrims from Croatia

Pilger aus Kroatien

 
Studenten aus Nigeria  

Seminaristas de Nigeria

Seminarians from Nigeria

Studenten aus Nigeria

 
Pilger aus Polen

Peregrinos de Polonia

Pilgrims from Poland

Pilger aus Polen

Fotos: POS Fischer © 2008

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. O dia 18 de cada mês é celebrado pela Família de Schoenstatt como "Dia da Aliança", como um dia de memória e renovação. E, ao mesmo tempo, cada dia 18 tem sua originalidade, como outrossim em 18 de agosto derradeiro, que foi novamente celebrado no Santuário-Original, em vínculo com todos Santuários Filiais e nichos da MTA, espalhados pelo mundo inteiro.

Em seu livro intitulado: "Schoenstatt - um Movimento de Romeiros", o pe. Esteban Uriburu, em 12 de outubro próximo completam-se dez anos de seu falecimento, escreve o seguinte a esse respeito: "Neste dia, o 18, esforçamo-nos por empreender uma romaria ao Santuário Filial a que estamos vinculados. Caso não possamos empreendê-la fisicamente, queremos, pelo menos, empreendê-la espiritualmente. Assim desejamos progredir na caminhada de nossa peregrinação terrena, mês após mês, anos após ano. A Aliança de Amor que selamos com Maria Santíssima tem de tornar-se cada vez mais o eixo de nossa vida. Para nós nada é fruto do mero acaso. Nada há que não tenha sentido. Tudo oferecemos, peculiarmente o penoso, o que algo nos custa, em prol do Capital de Graças. É outrossim de nosso conhecimento de que Nossa Senhora é fiel a esta Aliança que com ela selamos. Isto nos concede profundo abrigo em seu coração, no coração de Deus. Estou profundamente convicto de que jamais perecerá quem permanecer fiel à sua Aliança de Amor ."

Outrossim nossa vida tem algo das Olimpíadas

Desta vez, o Dia da Aliança caiu durante o período das Olimpíadas, onde a juventude do mundo inteiro luta pela conquista de medalhas, por momentos de triunfo que valem o suor e a dedicação de meses e anos. "Nossa vida tem muito a ver com as Olimpíadas. Sonhos, esforços, vitórias e derrotas. Seja pessoalmente ou na família; seja em pequeno grupo ou como nação, encontramo-nos sempre na pista de corridas, efetuando o salto em distância ou o salto em altura, lançando o dardo, marcando gol ou saindo a bola para fora; seremos os primeiros, os segundos ou os últimos... Nas Olimpíadas, tal como no jogo da vida, é importante ter claro o objetivo: que quero alcançar?, para que o treino seja empreendido em vista dessa finalidade; como me preparo e atinjo o objetivo? E saber o porquê final e transcendente: para que fim faço tudo isto? ", assim escreve o pe. Javier Arteaga, Diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt da Argentina, em sua Carta Circular da Aliança do mês de agosto derradeiro.

De fato, este 18 de agosto em Schoenstatt tinha algo a ver com as Olimpíadas! Pois no desfecho, quando todos, volvida a renovação da Aliança, se encontravam junto à fogueira, os jovens, bem como os jovens de coração, afiguravam lutar pela conquista da medalha de ouro na disciplina "Cânticos de Schoenstatt ". Neste desfecho encontrava-se presente o grupo de jovens peritos em informática, com o qual os seminaristas da Nigéria juntamente com as Irmãs de Maria e jovens da Hungria tocaram tambor e cantaram conjuntamente. Antes, os seminaristas da Nigéria haviam cantado alguns de seus cânticos; e, com isto, foram uma vez mais convidados a fazê-lo em sua ordenação diaconal, a realizar-se no próximo domingo, na Igreja da Adoração, para contagiarem os fiéis presentes com a sua vitalidade e brio. .Assim como ardem pela missão da Nigéria por Schoenstatt, ardem alguns jovens alemães e suíços, que marcaram outrossim presença nesta noite, pelo projeto que move desde algumas semanas: Missões! E isto é possível...

Romeiros da Croácia e Polônia

Os dois grandes grupos de romeiros provenientes da Croácia e Polônia, que marcaram igualmente presença nesta noite, entoaram e cantaram com grande entusiasmo seus cânticos. Os romeiros de Suszec, Arquidiocese de Katuvice, Polônia, todos provenientes da mesma paróquia, chegaram durante a celebração da Missa da Aliança. Na procissão empreendida ao Santuário-Original trouxeram com grande orgulho um grande quadro da MTA, destinado à sua paróquia. Este grupo de romeiros havia vindo expressamente a Schoenstatt para adquirir o quadro no lugar de origem do Movimento e fazer um aprofundamento de seus conhecimentos a respeito da espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Nessa paróquia desde algum tempo já se encontram em circulação seis imagens da Mãe Peregrina, de modo que pretendem saber donde vem esta Virgem que opera tais prodígios nas famílias.

Os romeiros da Hungria, que ficaram hospedados na Casa da Família, desejam celebrar "seu dia" em Schoenstatt, por outra, a Festa de Nossa Senhora Rainha, em 22 de agosto derradeiro, que é a Festa da Rainha dos croatas, precisamente um ano antes da dedicação do primeiro Santuário Filial de Schoenstatt em seu país. Sexta-feira à noite celebram uma missa solene no Santuário das Famílias.

A mão no pulso do tempo

Os cânticos da Missa da Aliança ficaram a cargo dos jovens que haviam vindo para a semana de preparativos da "Noite do Santuário". Na homilia da Missa da Aliança, o pe. Lothar proferiu palavras a respeito de Nossa Senhora como Mãe da Misericórdia, que nos ama sem reservas e sem olhar primeiramente para a obra empreendia. E, "com a mão no pulso do tempo", as preces foram feitas em prol da paz na Geórgia, do clima de paz e de entendimento nas Olimpíadas, dos romeiros da Polônia e Croácia, de todos os que neste dia peregrinam aos Santuários Filiais de Schoenstatt, espalhados no mundo inteiro e, naturalmente, da "Noite do Santuário". Fora um Dia da Aliança pleno de entusiasmo pelo mundo de Schoenstatt, de vida e encontro das nações ao redor do Santuário-Original, precisamente a 2.129 dias de 18 de outubro de 2014!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 29.08.2008