Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0826pt-sch-ndh-nacht-am-urheiligtum.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/08/8t0826pt-sch-ndh-nacht-am-urheiligtum.php on line 10
Noite do Santuário
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-08-26

É possível atingir o sumo da fé integral, trilhando a via da Aliança de Amor

Noite do Santuário: muitos são os que permanecem em fila para poderem estar um minuto junto de Jesus e de Maria

 

Nacht des Heiligtums: Anbetung des Allerheiligsten

Noche del Santuario: Adoración del Santisimo

Night of the Shrine: Adoration of the most holy Sacrament

Nacht des Heiligtums: Anbetung des Allerheiligsten

 

Um die 400 Jugendliche vor dem Urheiligtum

Unos 400 jóvenes en torno del Santuario Original

Some 400 youth by the Original Shrine

Um die 400 Jugendliche vor dem Urheiligtum

 
Die MTA kommt vom Urheiligtum aus zu den Jugendlichen  

La MTA sale desde el Santuario Original

The MTA leaves from the Shrine

Die MTA kommt vom Urheiligtum aus zu den Jugendlichen

 
Zentimeter um Zentimeter näher kommen, um ins Heiligtum einzutreten...  

Acercándose centímetro por centímetro, esperando para entrar ...

Centimenter for centimeter, waiting to enter the shrine...

Zentimeter um Zentimeter näher kommen, um ins Heiligtum einzutreten...

 
So hat das Urheiligtum es noch nicht erlebt…  

El Santuario Original nunca antes experimentó esto...

This was a first-time experience for the Original Shrine

So hat das Urheiligtum es noch nicht erlebt…

 
Begegnung mit den Helden  

Encuentro con los héroes

Meeting the heroes

Begegnung mit den Helden

 
 

SCHOENSTATT, mkf. Na maior das probabilidades, trata-se de algo nunca antes vivenciado em Schoenstatt. Por isso tem de ser a juventude a fazê-lo, agora, logo após a meia-noite, em plena "Noite do Santuário". O sino acabou de repicar convidando todos os presentes para a renovação da Aliança de Amor pela juventude do mundo inteiro. E esta pequena multidão, achegada centímetro a centímetro, avança em direção da porta do Santuário, amplamente aberta. Ainda que as usuais celebrações da Aliança, ocorridas no Santuário-Original, cheguem a seu término, eles, porém, aguardam a vez de poder entrar no Santuário impelidos pelo cântico: "Tu me convidas a ir ao Santuário." E leva mais de uma hora para os derradeiros da fila poderem empreender a visita ao Santuário. E o brilho das luzes, refletido nos olhares e faces dos que aguardam a vez para entrar no Santuário, não provém somente dos projetores que submergem o Santuário-Original em luz resplandecente...

"Pensar que esta é a primeira vez que aqui me encontro neste lugar, e não obstante tudo tão familiar. Esta noite o Santuário-Original tem de sentir-se tão amado quanto o Santuário de Tuparenda, quando, em 18 de outubro, milhares de romeiros peregrinam até a ele!", palavras de uma jovem que aí estive por essa ocasião. Este é lugar, o lugar real da Aliança de Amor. A mais de 10.000 km, em San Juan, Argentina, um veículo transportando algumas jovens de regresso a casa, volvido um encontro da Juventude de Schoenstatt, por um triz escapa de um acidente devastador. Quando, por fim, estas jovens se encontram já em casa, e uma delas liga o computador, arrepia-se. Isso sucedera precisamente na hora em que os jovens reunidos na "Noite do Santuário" renovaram a Aliança de Amor outrossim por elas e deram início à cerimônia de apresentação de suas "cartas de Aliança" à MTA no Santuário-Original. "Está sentindo o bom Deus?" assim pergunta, certa vez, o Pe. Kentenich a uma irmã, em momento de silêncio absoluto. Nesta noite ocorrida na aba do Santuário-Original sente-se a presença do bom Deus nos cânticos, nas velas, nas faces de cada um dos presentes, de forma que não causa admiração alguma pelo fato de não haver caído uma única gota de chuva ao longo de toda a noite.

Destreza

Pelo terceiro ano consecutivo, a "Noite do Santuário" atraiu a este fim de semana mais de 380 jovens de toda a Alemanha, que, entre preces e clima de festa, transformaram esta noite em dia. O objetivo da Juventude de Schoenstatt com a realização da "Noite do Santuário" visa a cada ano o reviver da experiência da noite de vigília da Jornada Mundial da Juventude, tendo como centro de tal celebração o Santuário-Original, rumo ao qual partiram em procissão pouco depois das 22:00h. A destreza impressiona: "Efetua-se a distribuição de velas, e entre cânticos dá-se inicio à procissão rumo ao Santuário com toda a tranqüilidade", assim escreve Natasha Hauetle no jornal matutino a respeito do que ocorrera ao longo desta noite de oração. "Entre preces, cânticos e reflexões alusivas ao tema, uma torrente de velas, em cor vermelha plastificadas, e em mãos de vultos sustentadas, atravessa Schoenstatt, em três estações, rumo ao Santuário-Original. O frio penetra as vestes, sendo a única fonte de calor as velinhas sustentadas nas mãos de cada um dos participantes..."

Em cada uma das estações – na aba do Santuário de Marienau, na Capela dos ex-votos e junto da Cruz na Praça dos Romeiros – situações e experiências do cotio são trazidas para o seio da oração: realistas, um tanto tensas, porém, repletas de esperança. High, higher, highest: é uma via de anseio, de esperança e de promessa. A promessa obtém nomes e faces aos pés da Cruz, situada na Praça dos Romeiros, onde em forma de meio-círculo se encontram fotos de pessoas que trilharam esta via na vivência da Aliança de Amor: os heróis desta juventude, como por exemplo: José Engling, Ir. Emilie, Francisco Reinisch, Mário Hiriart, Bárbara Kast, Pe. Kentenich. É possível atingir o sumo com a facilidade da fé integral.

"Cristo, nós te aclamamos no meio do desalento de nossos dias, do temor ante o futuro e da dúvida da noite..."

"Cristo, nós te aclamamos no meio do desalento de nossos dias, do temor ante o futuro e da dúvida da noite..." Os bancos encontram-se voltados para o Santuário, assim quanto um altar improvisado, destinado à exposição do Santíssimo, e um suporte para a imagem de MTA; e ambos belamente decorados; e os jovens da Diocese de Getafe, Espanha, que , antes da Jornada Mundial da Juventude de 2005, fizeram aqui sua impressionante vigília de adoração, haveriam antevisto nessa ocasião que a Juventude de Schoenstatt iria fazer algo de análogo na "Noite do Santuário "?

Longas e largas peças de tecido conduzem ao Santuário-Original adentro. E daí Nossa Senhora, por assim dizer, vem ao encontro dos jovens mediante uma grande imagem sua, bem como Jesus mediante sua presença eucarística, por outra, real e verdadeira.

Cerca de 400 jovens, presbíteros, Irmãs de Maria e alguns espectadores defronte do Santuário-Original, em cores mil iluminado, unem-se a Cristo Jesus adorando-o: "Cristo, nós te aclamamos no meio do desalento de nossos dias, do temor ante futuro e da dúvida da noite..."

A todos é dirigido o convite para escreverem uma carta a Maria Santíssima, sua carta de Aliança extremamente pessoal. Que me comprometo eu com Nossa Senhora mediante estas linhas? "Em 18 de outubro de 1914 teve aqui início algo de extremamente novo. Aqui, a partir do Santuário, flui uma corrente de graças que atravessa todos os continentes..." Em seguida, repica o sino do Santuário, e, unidos com os jovens da Polônia até Porto Rico, da Austrália até à Argentina, presentes pela transmissão direta via Webcam, os jovens selam aqui a Aliança de Amor pela juventude do mundo inteiro. Leva ainda seu tempo até que os derradeiros da fila entrem no Santuário-Original. Enquanto isso os que já haviam empreendido a visita ao Santuário-Original encontram-se junto da pira de José Engling, que sempre mais se resplandece. Todos eles traziam uma lembrançinha desta "Noite do Santuário": uma placazinha de madeira com os dísticos: "High, higher, highest" J.K. As três jovens da Croácia que nesta "Noite do Santuário" desejam selar a Aliança de Amor, tiveram de espera mais do que suposto, até que a fila chegasse a seu fim, e o Santuário-Original ficasse livre. Mas isso não tem importância. Afinal, trata-se de "Noite do Santuário"!

"Foi tudo magnífico: os seminários, a música, a festa!", palavras de um jovem de 23 anos de idade. "Porém para mim o ápice absoluto foi pode ajoelhar-me nesta noite um minuto no Santuário-Original e oferecer meu contributo para um mundo melhor."

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

High, higher, highest...

High, higher, highest...

High, higher, highest...

High, higher, highest...

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 10.09.2008