Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/07/8t0772pt-arg-tucuman-julio.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/07/8t0772pt-arg-tucuman-julio.php on line 10
Semanas de oração, de empenho e de missão em Tucumán, Argentina
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-07-29

"Ainda que morto quero caminhar com o povo de Deus!"

Nas pegadas de João Pozzobon: Semanas de oração, de empenho e de missão em Tucumán, Argentina

 

Lichter-Rosenkranz am Joao Pozzobon-Gedenkstein in Tucumán, Argentinien

Rosario Iluminado en el memorial de Joao Pozzobon en Tucumán, Argentina

Illuminated Rosary at the John Pozzobon memorial in Tucumán, Argentina

Lichter-Rosenkranz am Joao Pozzobon-Gedenkstein in Tucumán, Argentinien

 

Workshop für Verantwortliche

Taller de dirigentes

Workshop for leaders

Workshop für Verantwortliche

 
Vortrag von Pfr. Martín Aversano  

Conferencia del Padre Martín Aversano

Talk given by Fr. Martín Aversano

Vortrag von Pfr. Martín Aversano

 
Ein lebendiges Heiligtum  

Formando un Santuario Vivo

A living shrine

Ein lebendiges Heiligtum

 
Rosenkranz f ür Argentinien  

Rosario por la patria

Rosary for Argentina

Rosenkranz f ür Argentinien

Fotos: Silvia Losada © 2008

 
   

ARGENTINA, Silvia Losada. A "coragem" para transformar o mundo de nossos dias" que João Pozzobon havia suplicado a Maria Santíssima tanto para si mesmo quanto para todos os missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, moveu os missionários de Tucumán, não somente a comemorar o vigésimo terceiro aniversário da morte de João Pozzobon ( 27 de julho ) com a recitação de um Terço luminoso, senão que a organizarem seminários destinados a dirigentes e uma jornada preparatória para a renovação da missão de todos os missionários da Mãe Peregrina de Schoenstatt .

À sombra do Santuário os missionários reuniram-se, em 27 de junho derradeiro, diante do Monumento dedicado a João Pozzobon para dar início à recitação do Terço luminoso rogando a graça da beatificação em breve deste servo de Deus, bem como a graça da paz social para a Argentina e para o mundo inteiro e pelas intenções que cada um dos presentes trazia no coração.

Além disso, vários foram os romeiros que os acompanharam neste encontro de oração, tocados pelo amor a Maria Santíssima, agradecendo-lhe ou apresentando-lhe algum pedido.

Este foi o primeiro Terço luminoso, recitado neste monumento, cuja cerimônia da bênção ocorrera em 5 de agosto de 2007.

Para cumprir sua missão, cada missionário da Mãe Peregrina de Schoenstatt traz as palavras de João Pozzobon, impressas no coração: "Hoje, ser herói. Pronunciando apenas estas palavras já nada temo... Levarei a palavra herói até ao fim de minha existência."

Esta homenagem encontrou seu término no Santuário, com a consagração a Maria Santíssima, tal como o fazia diariamente João Pozzobon, incluindo uma prece pela Argentina.

E dirigindo-se a João Pozzobon, disseram: "Queremos que saibas, João Pozzobon, que esse ‘ continuarei no meio de vós..." que proferiste, o sentimos em cada momento com a Imagem Peregrina, em alegrias e controvérsias da vida. Prosseguiremos como tu, quais burrinhos da Mater, aprendendo sempre mais os ensinamentos deixados pelo Pe. Kentenich. Teu derradeiro lema do ano vale outrossim para nós: ‘Maria é minha luz. Caminho seguro: liberta e transforma."

Uma rede de leigos responsáveis

No dia imediato teve início, em honra de João Pozzobon, a série de seminários, volvido longo período de preparação, para a formação de dirigentes da Campanha, conscientizando-os de que essa deve ser sustentada por leigos que se dedicam inteiramente a seu espírito, mas outrossim que compreendam o verdadeiro sentido da Campanha.

Com base no material preparado pelos sacerdotes Juan José Riba e Guillermo Carmona e trabalhos de grupo, todos os participantes abraçaram o propósito de ser ainda mais transparentes de Jesus e de Maria e, peculiarmente, instrumentos entusiastas, dispostos a atuarem quais missionários.

Um grupo de ex-responsáveis diocesanos da Campanha, que constituem o EAP ( Grupo assessor provincial) preparou o material; alguns desses seminários ficaram a seu cargo; não obstante irão outrossim convidar sacerdotes e irmãs de Maria para assisti-los em outros seminários.

Encontra-se planejado um total de cinco seminários, de duas horas de duração cada um, com conferências e trabalhos de grupo.

Até a presente data já ocorreram dois seminários em que participaram respectivamente vinte e cinco responsáveis paroquiais. Até agora todos estão muito entusiasmados com os temas e com a comunhão surgida entre todos.

É como no dizer do pe. Estevan Uriburu: "... Neste momento histórico da Campanha a Divina Providencia afigura querer a formação de uma rede de dirigentes que obtenham a graça de viver como viveu João Pozzobon..."

O objetivo visa igualmente conquistar novos dirigentes que penetrem o espírito da Campanha, tal como dissera, certa vez, João Pozzobon: "A ti a quem me dirijo todos os dias te rogo; aceita este rogo meu. Peço-te que leves tal rogo a teu Coração Imaculado, e que teu Coração Imaculado o leve a Deus Trino, e que o Deus Trino nos conceda aquela força, a coragem de poder transformar o mundo de nossos dias. Queremos ser filhos teus, instrumentos fiéis até ao fim, até a morte. Amem."

Jornada preparatória para a renovação do compromisso missionário

Sob o lema: "Maria, Estrela do discípulo missionário" os missionários de Tucumán participaram de uma jornada preparatória para a renovação do compromisso missionário, ocorrida em 5 de julho derradeiro. Volvidas as apresentações, o par. Martin deu uma interessante conferência sobre o documento da V Conferência latino-americana, realizada em Aparecida, referindo-se a quatro chaves que abrem o discernimento ao referido documento: Vida – Missão - Discípulo – Nossos Povos.

Finda a Santa Missa, realizou-se a cerimônia do envio. Unindo as mãos com lenços azuis e brancos, símbolo da bandeira nacional, formaram um Santuário vivo, enquanto expressavam sua disponibilidade e amor a Maria Santíssima, mediante um cântico entoado em sua honra.

A renovação do compromisso missionário ocorrerá no Santuário, em 24 de agosto próximo. Nesse dia lhe dirão: Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, caminhamos de mãos dadas, unidos em serviço e alegria, pela transformação do mundo. Amem.

Jesus Cristo, Senhor da história, precisamos de ti!

Em homenagem ao Dia da Independência da Argentina, em 9 de julho derradeiro, foi recitado na Praça da Independência de San Miguel de Tucumán o Terço pela Argentina. A coordenação deste encontro de oração ficou a cargo do Arcebispado; e a organização, a cargo da Juventude de Schoenstatt , com a presença de vários movimentos eclesiais.

Com velas nas mãos, as famílias rezaram pela situação crítica que o país está atravessando em face dos conflitos existentes, já alguns meses, entre o governo e a agricultura, pela paz e diálogo, colocando a Argentina nas mãos de Jesus e de Maria Santíssima.

Aqui estamos, Jesus, junto de Maria Santíssima, que a partir deste Santuário Nacional de Luján nos diz: Argentina, levanta-te e caminha!

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 01.08.2008