Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/06/8t0668pt-sch-muetter-kinder-tagung.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/06/8t0668pt-sch-muetter-kinder-tagung.php on line 10
Jornada para mães com filhos, ocorrida na Casa Marienland, Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-06-13

Deus pinta com cores coloridas

Jornada para mães com filhos, ocorrida na Casa Marienland, Schoenstatt

 
So gut gefällt e suns: Tagung für Mütter mit Kindern in Schönstatt

Una gran alegría: jornada para madres y hijos en Schoenstatt

It’s a big joy: retreat for mothers and children in Schönstatt

So gut gefällt es uns: Tagung für Mütter mit Kindern in Schönstatt

 

Morgenlob vor dem Heiligtum

Oración de la mañana frente del Santuario

Morning prayer in front of the Shrine

Morgenlob vor dem Heiligtum

 
Besuch im Urheiligtum  

Una visita en el Santuario Original

A visit to the Original Shrine

Besuch im Urheiligtum

 
Begegnung mit Pater Kentenich  

Encuentro con el Padre Kentenich

Encounter with Father Kentenich

Begegnung mit Pater Kentenich

 
Theater  

Teatro

Theater

Theater

 
Berg Schönstatt wird zum großen Spielplatz

Hacienda de Monte Schoenstatt un parquet infantil

Turning Mount Schoenstatt into a playground

Berg Schönstatt wird zum großen Spielplatz

Fotos: Reiling © 2008

 

 

 

SCHOENSTATT, Ir. M. Noemi Massaro/mkf. "Estes dias fortaleceram-me novamente para a vida. A magnífica confissão e a conferência da ir. M. Verônica sobre o amor, elogio e delicadeza foram–me peculiarmente significativas. É igualmente magnífico o fato de eu poder prover-me de muito vigor no Santuário em todas as preocupações que trago em mim". Um comentário efetuado no encerramento da jornada para mães com filhos, do bispado de Muenster, Alemanha, ocorrida no derradeiro fim de semana, de 6 a 8 de junho, na Casa Marienland, sob o lema: Plenamente na vida – ousar o céu – e tu estás presente.

Ousar o céu: isto faz alusão ao lema do jubileu de ouro do Santuário de Muenster, Alemanha, a ser celebrado em 21 de setembro próximo. E já dentro em pouco luzirá o Logo deste festim jubilar no placar de cor de pastel, defronte do Santuário de Marienland, adequado ao lema da abertura da jornada, que se iniciará ao cair da noite: "Deus pinta com cores coloridas". Depois, a caminhada de fim de tarde pelo Monte Schoenstatt fez tão bem, tanto às mães quanto às crianças, após a chegada em uma tarde um tanto sufocante pelo calor.

Fez-me tão bem ver as crianças a ser bem cuidadas

"Fez-me tão bem ter tido tempo só para mim mesma e ver as crianças a ser tão bem cuidadas. Obrigada pela cordialidade e pelos rostos alegres. Outrossim a comida e a hospedagem foram excelentes. Posso regressar a casa alegre e fortalecida", assim expressou uma das jovens senhoras participantes desta jornada. Algo de análogo sente a senhora Wolter: "O ter tido tempo para mim mesma fez-me muito bem. Peculiarmente me apraz o fato de eu ter feito finalmente uma introspecção de mim mesma, de poder tranqüilizar-me e refletir sobre minha pessoa, minha vida e família; contudo, de modo todo peculiar, me apraz a oração na Capelinha, onde pude ter diálogos verdadeiramente intensivos com Deus; outrossim pelo fato de ver meus filhos tão bem cuidados, causa sempre em mim ótima impressão!" Fazit fez o seguinte comentário: " Para dizer a verdade, tudo foi ótimo. Fez-me um bem incrível! As crianças estavam de fato cansadas, mas felizes; é tudo o que se pode dizer!" E se as crianças estão bem, sentem-se bem e têm alegria no que empreendem conjuntamente, as senhoras têm a mente e o coração abertos para as conferências do pe. Theo Breitinger a respeito do encontro com o Deus da vida em pleno cotio – "Plenamente na vida" como reza no lema da jornada – e da ir. M.Verônica Riechel sobre as cinco línguas do amor: "Ao dirigir-me à Capelinha no início deste fim de semana, profundo sentimento se me difundiu na alma. Venho em companhia de meus dois filhos (de 10 e de 12 anos de idade). De modo bem peculiar me aprouve o tema a respeito do companheirismo, do matrimônio e da família", assim testemunha a senhora Bils. "Minhas filhas, Vanessa, de seis anos de idade, e Lena, de nove anos de idade, estavam entusiasmadas; aqui não tive a mínima dificuldade de desligar-me de todas as preocupações; e ver agora a vida de modo diferente. Espero poder levar algo comigo para casa transpondo para o cotio o que nos foi transmitido nas conferências.", palavras da senhora Voss. Uma onda de elogios dirigida ao grupo responsável pelas crianças ocorreu no encerramento desta jornada - Annelise Kramer, Gertrudes Schwarberg, Maria. "Magnífico! As crianças estavam felicíssimas. Regressamos a casa fortalecidas e bem munidas. Até o próximo ano!"

Sempre de novo

"Entretanto é pela sexta vez que venho com os meus filhos a Schoenstatt. Todas as vezes me alegro por estes três dias porque conscientemente posso tirar algum incentivo para mim e para meus filhos", diz a senhora Horstmann. Peculiarmente me aprazem as conferências e as vivências de camaradagem com os filhos. E uma vez mais estes dias aqui passados não fugiram à regra. Das conferências pode-se sempre levar algo para casa."

As conferências são complementadas por uma oração da manhã para mães e filhos diante do Santuário, no sábado, e por um impulso matutino para as mães, no domingo, mediante a Santa Missa, confissão e muito tempo reservado para convívio e descanso, para cada uma prover-se de novo vigor e visitar o Santuário-Original, e para uma noite "alegremente colorida" com muitas surpresas.

"Uma vez mais esta jornada superou inteiramente todas as minhas expectativas. As coesões dos grupos foram muito enriquecedoras. Todos os anos levamos para o cotio um "pontinho" do conteúdo das conferências, a fim de tentarmos vivê-lo. Outrossim uma vez mais se deu o devido valor aos serões", assim concluiu a senhora Luecking. "No domingo aprouve-me de modo bem peculiar a conferência da ir. Verônica. Justamente nos dias de hoje que é difícil a vivência do companheirismo. Portanto, por tudo o que aqui foi vivenciado: magnífico!"

E quem participou pela primeira vez? A senhora Rehring respondeu espontânea e convictamente: "É a primeira vez que participamos desta jornada para mães com filhos; no entanto, seja como for, voltaremos. As conferências foram magníficas, a camaradagem formidável! Muito obrigada!"

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 



 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 24.06.2008