Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/06/8t0641pt-sch-paulusjahr-interview-wolf.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/06/8t0641pt-sch-paulusjahr-interview-wolf.php on line 10
Entrevista com Padre Peter Wolf
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-06-20

Ano Paulino, oportunidade missionária

Entrevista com Padre Peter Wolf, Diretor Geral dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt

 

Eröffnung des Paulusjahres in Schönstatt

Apertura del Año de San Pablo en Schoenstatt

Opening of the Year of St. Paul in Schoenstatt

Eröffnung des Paulusjahres in Schönstatt

 

Msgr. Dr. Peter Wolf

Mons. Peter Wolf

Msgr. Dr. Peter Wolf

Msgr. Dr. Peter Wolf

Fotos: Archiv © 2008

 
   

Em 28 de junho, véspera da festa de São Pedro e São Paulo, se abrirá o Ano Paulino em Roma e nas Igrejas locais. Também em Schoenstatt haverá uma celebração na qual Michael Brand, deputado do parlamento alemão, dará um testemunho. O evento foi intitulado «Com São Paulo no Areópago. Fé e vida pública». O Padre Peter Wolf é um dos organizadores dessa vigília de abertura.

Conversamos sobre o significado do Ano Paulino com Padre Wolf, diretor geral do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. Alemão, nascido em 1947, é doutor em teologia e é autor de vários livros sobre a oração, temas bíblicos, e a missão pós-conciliar da Igreja. Também é conhecido por seus amplos estudos da herança teológica do Pe. Josef Kentenich, fundador de Schoenstatt.

–Na véspera da festa dos apóstolos Pedro e Paulo será aberto o Ano Paulino. O que este ano dedicado a São Paulo significa para a Igreja?

–Já faz um ano que o Santo Padre Bento XVI convidou a celebrar um ano do apóstolo Paulo. O motivo é recordar os dois mil anos do nascimento do apóstolo dos povos, que segundo se investigou, ocorreu entre 7 e 10 anos depois do de Cristo. Com São Paulo, a Igreja recorda e celebra uma testemunha e arauto decisivo de seus inícios. Na véspera da festa de São Pedro e São Paulo, o Santo Padre abrirá solenemente o ano jubilar na basílica de São Paulo Fora dos Muros. Nesta vigília festiva acenderá um círio no túmulo do apóstolo, que deverá arder durante todo este ano. Também se pensou em não abrir a «porta santa» dos anos santos, mas a que está a frente: a «porta ecumênica».

–Também em Schoenstatt haverá uma cerimônia de abertura do Ano Paulino. Que vínculo Schoenstatt tem com o apóstolo dos povos e por que é importante para Schoenstatt celebrar adequadamente esse Ano Paulino?

–Como movimento apostólico, Schoenstatt está vinculado desde o princípio ao apóstolo dos povos. Já os primeiros estatutos da Congregação mariana e também os da Federação Apostólica mencionam São Paulo como padroeiro. Desde 1935, a expressão visível disso são as estátuas dos apóstolos que desde então adornam o altar do santuário, e que atualmente se encontram em todos os santuários filiais do mundo.

–Que forma se dará à cerimônia de abertura do Ano Paulino em Schoenstatt, e em quais outras áreas Schoenstatt acentuará o sentido deste ano dedicado a São Paulo?

–Uma hora e meia depois da celebração em Roma, às 19h30, começará em Schoenstatt o Ano Paulino com uma vigília solene na Igreja dos Peregrinos. O diretor do Movimento convidou para dar um testemunho o Sr. Michael Brand, deputado da câmara baixa do parlamento alemão, que é um cristão comprometido na área da vida pública. Eu contarei, por parte de Schoenstatt, o que São Paulo significou para nosso fundador. Como símbolo dessa abertura do ano paulino, durante a celebração se acenderá um grande círio diante de uma imagem do apóstolo dos povos. Estou certo de que o Movimento Internacional de Schoenstatt aceitará – em muitos lugares – o convite do Santo Padre para celebrar este ano paulino. O Movimento leva no sangue muito do ideário de São Paulo e não pode deixar esse ano passar em branco. Já se realizaram agora os primeiros cursos de exercícios espirituais sobre o ano paulino e se planejaram outros para os próximos meses. O convite para viajar a Roma (desde a Alemanha) está orientado pela idéia de seguir os passos de São Paulo.

–O senhor editou um livro para o Ano Paulino, com textos escolhidos do Padre Kentenich sobre São Paulo e sua missão. Qual foi a descoberta mais interessante ao estudar estes textos?

–Por trás da decisão de editar um livro para o Ano Paulino com textos escolhidos de nosso fundador, está a observação de que nosso pai e fundador citou São Paulo com muito prazer e freqüentemente. Jamais tinha imaginado que na seção do Instituto Josef Kentenich encontraríamos uns 1200 textos onde se menciona São Paulo. Tampouco havia notado antes quão freqüentemente o Pe. Kentenich convida justamente a seguir a escola de São Paulo. Este é o título da recopilação de textos e foi pensado como um convite de nosso pai que quero continuar oferecendo durante este ano. Foi muito interessante para mim ver com quanta consciência nosso fundador elaborou e desenvolveu, passo a passo com São Paulo, os temas mais importantes de sua espiritualidade. Ele seguiu realmente a escola do apóstolo Paulo. Também há uma profunda semelhança no destino de ambos. Por isso, o nome «Paulus» não foi escolhido sem fundamento pelo Pe. Kentenich no campo de concentração.

–Em que áreas da mensagem de São Paulo o Pe. Kentenich se inspirou especialmente?

–Nosso fundador elaborou todo tipo de temas a partir de São Paulo. Por exemplo, sua envolvente compreensão da liberdade, enriquecida com a idéia paulina da liberdade dos filhos de Deus. Aqui se poderia mencionar seu grande projeto da fé prática na Divina Providência, que descobriu e tomou da expressão «ponte aberta» de São Paulo. Também está a ampla riqueza de idéias sobre a «incorporação em Cristo» e «o homem novo em Cristo», que desenvolveu e transmitiu a partir do pensamento de São Paulo. Se você quer encontrar ainda mais áreas da espiritualidade do Pe. Kentenich tomadas de São Paulo, posso recomendar-lhe que examine a estrutura da recopilação de textos para o Ano Paulino que mencionei antes. Está em andamento a tradução ao inglês, português e espanhol.

–O que espera pessoalmente deste Ano Paulino para a Igreja e para Schoenstatt?

–Espero uma inspiração original para nós, como cristãos e como schoenstattianos. O que me fascina de São Paulo é que ele conseguiu traduzir tão originalmente em palavras sua relação com Cristo.

Para isso, encontrou palavras novas e cheias de energia. Viveu na certeza de que Cristo havia entregado se por ele e o amava. Vivia da convicção de que "Cristo vive em mim e eu vivo em Cristo". Ele se transformou em uma testemunha e mensageiro comprometido, um verdadeiro homem apostólico que percorreu o mundo então conhecido e começou a evangelizá-lo. O que moveu nosso fundador desde o princípio com a idéia de dar à Igreja uma nova força apostólica se deve a São Paulo. Schoenstatt e a Igreja precisam desse ímpeto apostólico e evangelizador para encontrar o caminho para o futuro. Neste sentido, o Ano Paulino é uma oportunidade e uma graça.

 



 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 01.07.2008