Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0599pt-bra-santuario-tabor-congresso.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0599pt-bra-santuario-tabor-congresso.php on line 10
Dos 60 anos do Santuário Tabor e da "Carta de Santa Maria"
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-05-02

Celebrando o primeiro Santuário de Schoenstatt em terras brasileiras

Dos 60 anos do Santuário Tabor e da "Carta de Santa Maria"

 
60 Jahre Tabor-Heiligtum in Santa Maria, Kongress

Jubileu de Diamante do Santuário Tabor, Congresso

60° aniversario del Santuario Tabor, Congreso

60th anniversary of the Tabor Shrine, congress

60 Jahre Tabor-Heiligtum in Santa Maria, Kongress

 

Empfang des Apostolischen Nuntius durch die Marienapostel und die Kongress-Teilnehmer

Recepção de Sua Exc. Revma. o Sr. Núncio Apostólico D. Lorenzo Baldisseri pelas Apóstolas de Maria e os congressistas.

Bienvenido al Nuncio Apostólico, Mons. Lorenzo Baldisseri, por parte de las Apostoles de María y los participantes del congresso

The Apostles of Mary and the participants of the congreso welcoming the Apostolic Nuncio in Brazil, Dom Lorenzo Baldisseri

Empfang des Apostolischen Nuntius durch die Marienapostel und die Kongress-Teilnehmer

 
Ein Augenblick des Gebets im Tabor-Heiligtum  

Un momento de oración en el Santuario Jubilar

A moment of prayer in the Jubilee Shrine

Ein Augenblick des Gebets im Tabor-Heiligtum

 
Vortrag von Pater Pedro Cabello  

Palestra de Pe. Pedro Cabello no encontro Jubilar do Santuário Tabor Conferencia: P. Pedro Cabello

Conference: Fr. Pedro Cabello

Vortrag von Pater Pedro Cabello

 
Der Apostolische Nuntius in Brasilien, Bischof Lorenzo Baldisseri, besucht das Zimmer Pater Kentenichs  

O Sr. Núncio Apostólico D. Lorenzo Baldisseri visita o quarto histórico do Pe. José Kentenich

El Nuncio Apostolico, Mons. Lorenzo Baldisseri, visita el cuarto historicio del Padre José Kentenich

The Apostolic Nuncio, Bishop Lorenzo Baldisseri, visiting the room where Fr. Kentenich stayed

Der Apostolische Nuntius in Brasilien, Bischof Lorenzo Baldisseri, besucht das Zimmer Pater Kentenichs

 
Gedenkstein mit dem Text des Briefes aus Santa Maria

Memorial da Carta de Santa Maria

Memorial de la Carta de Santa Maria

Memorial of the Letter from Santa Maria

Gedenkstein mit dem Text des Briefes aus Santa Maria

 

Das Tabor-Heiligtum

 

O Santuario Tabor

El Santuario Tabor

The Tabor Shrine

Das Tabor-Heiligtum

Fotos: Felipe e Ruben Bolzam, Adão Jaeger, Ir. Patricia e Ir. Nanci

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 
   

BRASIL, Sandra Forjarini/Cassio Leal/mkf. A Família de Schoenstatt do Brasil celebrou o Jubileu de diamante do Santuário Tabor de Santa Maria, primeiro Santuário Filial em terras brasileiras. Grande foi à alegria, quando sua Excelência Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Brasil, confirmou sua presença para os festejos do Jubileu.

Muitas foram às contribuições materiais, corações generosos e agradecidos colaboraram de forma efetiva para a realização do Encontro do Jubileu, mas, acima de tudo houve um grande empenho para contribuir ao Capital de Graças, entregando à Mãe os cuidados pelo êxito do mesmo. Em Santa Maria foram organizadas muitas comissões para ajudar na preparação do evento: acolhida, finanças, recepção, decoração, divulgação, etc. Realizaram-se muitas reuniões, horas de trabalho e dedicação de muitas pessoas, especialmente membros do Movimento.

O Santuário Tabor parece novo

A preparação para o jubileu aconteceu também no plano material. Primeiramente o Santuário foi todo restaurado: altar, símbolos, móveis, paredes e a iluminação. Ficou belíssimo, parece novo. Seguiu-se o embelezamento e a reforma do jardim da Casa Provincial, onde foi colocada a pedra para o memorial da Carta de Santa Maria. Já com mais antecedência, foi também renovado o quarto do Pai e Fundador, que recebeu uma nova iluminação e foi colocada uma proteção de acrílico sobre a cama e a mesa. Foi feita uma vitrine para expor objetos usados por nosso Pai, além dos que já nos eram conhecidos. Cada objeto ou um conjunto de objetos devidamente identificados por uma descrição resumida das peças. Tudo devia estar bonito para acolher as muitas pessoas que aqui viriam para visitar o Santuário e participar do Congresso. No Centro Mariano, que iria hospedar a tão importante visita, o Senhor Núncio Apostólico e sua comitiva, também foram feitas melhorias nos apartamentos e na casa em geral.

No dia 10 de abril a Câmara de Vereadores de Santa Maria, em Sessão especial prestou expressiva homenagem pelos 60 anos do Santuário Tabor.

Após o Tabor Original, vem o Santuário de Santa Maria

Chegou o grande dia (11/04) para comemorar os 60 anos de fundação do Santuário Tabor e da Carta de Santa Maria. Nos dias 11 e 12 se reuniram em torno de 380 delegados do Movimento de Schoenstatt, representantes de 9 Estados do Brasil. O dia 13 foi um grande dia de peregrinação.

Tudo estava preparado, bandeirinhas, tendas, flores. O painel que estava no palco do auditório do Centro Mariano, com o desenho do Santuário Tabor, do qual partem raios, com pequenos Santuários na extremidade, expressa, realmente, a posição do Santuário dada pelo Pai e Fundador: "Após o Tabor original, vem o Santuário de Santa Maria".

Após a acolhida das delegações e Comunidades de Schoenstatt em frente ao Santuário, foi celebrada a Santa Missa pelo Pe. Ottomar Schneider na Capela Tabor. Relampejava bastante e parecia aproximar-se uma forte chuva. E, realmente, na hora da homilia, o vento soprou forte, tão forte, que parecia levar o que havia sido preparado e enfeitado para este dia. Rapidamente tudo foi recolhido. Todos ajudaram a carregar cadeiras, a mesa do altar, os objetos sagrados, os instrumentos musicais, e em pouco tempo todos estavam acomodados na Capela Tabor. Pe. Ottomar continuou sua homilia, quando falou sobre a importância do Santuário e os muitos frutos que dele surgiram. Na Abertura do Encontro, sob forte e entusiasmado aplauso, foi introduzido o quadro do Pai e Fundador, enquanto a Sra. Beloni W. Antoniazzi interpretava um poema de saudação: "Chegaste Pai..."

A seguir deu-se a entrada solene das bandeiras dos Estados participantes. Este ato foi abrilhantado pela Banda da Brigada Militar, que executou o Hino Nacional, Brasil Schoenstatt Tabor e Mil bênçãos. Encerrou-se a comemoração do dia com uma confraternização no Centro Mariano, com a participação de toda a Família.

Frutos do Santuário Tabor

O dia programado especificamente para os congressistas iniciou com a Santa Missa no auditório do Centro Mariano, onde se desenvolveram também todas as outras atividades. A Santa Missa foi presidida pelo P. Antônio Bracht, e concelebrada por todos os sacerdotes presentes no Congresso.

A vivência "História do Santuário Tabor", preparada pela Liga das Mães de Schoenstatt, com a participação e testemunhos de alguns membros da geração fundadora: as Irmãs de Maria, Ir. M. Judite, Ir. M. Clarisse e Dona Lúcia Renzi, da União Apostólica Feminina, transformou-se num momento de ação de graças e de um colocar-se em contato vivo com a história, através do testemunho de Lúcia Renzi, que entregou sementes a um grupo de jovens da Juventude Feminina. Enquanto o grupo de música cantava: "Queremos ser sementes", espontaneamente as jovens subiram ao palco e todas se ajoelharam diante do quadro da Mãe. Marcou a todos também o testemunho de Ir. M. Judite que leu trecho do Documento da Pedra Fundamental, como em 1947, e de Ir. M. Clarisse, que acompanhou os trabalhos e as aflições na construção do Santuário em 1948.

Com o tema "À sombra deste Santuário..." Jubileu de 60 anos do Santuário Tabor - o Diretor Nacional da Central de Assessores, o P. Pedro Cabello, em sua palestra, conduziu os congressistas a agradecer por tudo o que surgiu deste Santuário, a um vivenciar, refletir, buscar e renovar, tendo sempre como foco a grande herança que aqui nos deixou nosso Pai e Fundador, que o Brasil deverá transformar-se num único Tabor de Maria e Desafios para o futuro.

O painel "Frutos do Santuário Tabor" – coordenado pela Irmã Maria da Graça – recolheu correntes de vida que surgiram a partir do Santuário Tabor. Rita Beatriz Pimenta, do Ramo das Mães de Porto Alegre, em dez minutos, desdobrou com muito entusiasmo o tema sobre a Corrente Mariana, que se irradiou do Santuário. No final, com muito entusiasmo conclamou a todos a levarem adiante a tão grande missão legada por nosso Pai e Fundador. Ana Virgínia e Nelson Antônio M. Pacheco (União das Famílias) de Porto Alegre, de uma maneira muito original fizeram um retrospecto da história da corrente da adoração e apresentaram a relação entre a corrente Eucarística e as graças específicas do Santuário Tabor. Com sua maneira peculiar, seu falar centrado na realidade da vida, o Senhor Ernesto Brandsteter, do Instituto dos Irmãos de Maria, apresentou o tema: "Corrente de pai e filhos", a partir do Santuário Tabor, focalizando a pessoa do Pai e Fundador como portador de uma singular paternidade. Ao P. Ottomar Schneider do Instituto dos Padres de Schoenstatt coube apresentar alguns Heróis formados à sombra do Santuário Tabor, que se santificaram à sombra do Santuário: P. Máximo Trevisan, Ir. M. Emanuele, Mário Hiriart e João Luiz Pozzobon. O testemunho destes heróis é um constante chamado à vida de santidade.

Terminada a apresentação do painel surpreendeu-lhes a visita de Dom Jacó, Bispo emérito de Cruz Alta, que saudou a todos com um forte: "Salve Maria!" Ele veio para se encontrar com o Senhor Núncio Apostólico.

A seguir, houve a apresentação dos frutos do Santuário Tabor no Regional de São Paulo. À luz de palavras que o Pai e Fundador disse sobre o Santuário Tabor, as Irmãs ilustraram os frutos que surgiram do Santuário Tabor para as famílias, para a sociedade e para a Igreja. O texto sempre era ilustrado com belos testemunhos. Tocou muito o final da sua apresentação com a voz do Pai, dando a bênção. Pe. Alexandre Awi Mello contou da vida que existe em torno do Santuário da Esmagadora da Serpente. Através de imagens apresentou também as principais atividades e entusiasmo que há entre a Juventude Masculina. Além disso, convidou todos a participarem da inauguração do Santuário de Schoenstatt em Jacarezinho, no dia 18 de outubro deste ano. E por fim foram apresentados os frutos que se irradiaram do Santuário de Santa Maria aos Estados do Nordeste. Iniciando por Recife, onde a Mãe e Rainha atraiu as multidões ao Santuário da Nova Evangelização, depois Salvador com a extensão da Campanha da Mãe Peregrina e o Santuário Matris Salvatoris, e Garanhuns com o expressivo movimento de romarias ao Santuário da Santidade de Todos os Dias.

Às 16 horas, após o lanche, os participantes permaneceram no pátio do Centro Mariano, aguardando a chegada do Sr. Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri. Foi cumprimentado primeiro por D. Hélio, Bispo de Santa Maria, e por Ir. M. Neida e outros sacerdotes, e depois pelo canto de um grupo de meninas "Apóstolas de Maria" e pelos delegados do encontro, com cantos e calorosa salva de palmas.

Carta de Santa Maria

Junto com o Jubileu do Santuário Tabor, neste dia celebrou-se também o Jubileu da Carta de Santa Maria, escrita pelo Pe. Kentenich em 15 de abril em Santa Maria a recém fundada Obra Familiar. O casal Olindo e Marilene Toaldo, da União das Famílias, em sua conferência com o tema: "A Carta de Santa Maria – um presente de Deus à família de hoje", mostraram com muita clareza e segurança a importância da carta, a história da Fundação da Obra das Famílias e o conteúdo essencial da carta.

Os testemunhos eloqüentes de Tecla Hoppe e do Casal Benedito e Elisa Pires, sobre o Santuário Lar, mostraram a fecundidade desta carta, que já contém a idéia do que viria a ser o Santuário Lar.

Logo ao anoitecer realizou-se a inauguração e bênção solene do Memorial da "Carta de Santa Maria", por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Brasil. A obra, executada pela artista plástica Irmã Senira Biscaro, localiza-se nos jardins, ao lado do Santuário Tabor. O Memorial expressa o compromisso de viver os ensinamentos contidos na "Carta de Santa Maria" cumprindo com fidelidade o que a Igreja nos ensina em relação ao matrimônio e à família. Dom Lorenzo Baldisseri salientou no pequeno discurso sua alegria de participar das festividades comemorativas aos 60 anos do Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Disse ele que esta comemoração torna-se ainda mais importante pelo fato de ser o primeiro Santuário de Schoenstatt em terras brasileiras. Quantas pessoas encontraram aqui o revigoramento espiritual de que tanto necessitam e foram fortalecidas pela experiência eucarística e mariana, as duas pérolas preciosas deste Movimento. Ressaltou que graças à dedicação dos leigos, religiosas e sacerdotes, envolvidos nesta obra, hoje, inúmeras pessoas podem conhecer o carisma recebido pelo P. José Kentenich. Trata-se de uma verdadeira Obra de Deus, purificada desde sua origem pelo fogo das provações. No fim de sua mensagem disse: "O Senhor, que suscitou no coração do P. Kentenich esta obra abençoada, suscite também em cada um de vós a sede pela perfeição e pela santidade de vida".

Na seqüência, os presentes foram convidados a visitar o quarto do Pai e Fundador, lugar histórico, onde ele escreveu a "Carta de Santa Maria".

Cantata Tabor

Após o jantar realizou-se a Cantata Tabor - "Brasil! Um Tabor de Cristo e Maria", elaborada à luz das palavras de nosso Pai e Fundador sobre a missão do Santuário Tabor. Parte dos textos eram cantados pelo Coral regido pelo Sr. Elemar Steffen, parte apresentada por locutores, outros textos eram entremeados com cantos jubilares do Santuário e de Schoenstatt. Simultaneamente foram mostradas imagens muito lindas da Mãe e de Jesus no Tabor. Foi realmente um momento de Tabor, em que todos foram transportados ao Tabor de Jesus e Maria, ao Santuário. O auditório estava quase cheio, contando também com a presença de muitas religiosas de outras comunidades da cidade de Santa Maria.

Logo após a Cantata Tabor teve lugar o recital de piano tocado esplendidamente pelo Senhor Núncio Apostólico.

Já passava das 22h quando se realizou a procissão silenciosa até o Santuário. À frente jovens do JUMAS levavam tochas incandescentes, a ânfora do Capital de Graças e as bandeiras dos Estados e Santuários. Aos representantes foram entregues velas acesas, cuja chama representava a Missão dos 22 Santuários Filiais de Schoenstatt no Brasil. Num altar, ao ar livre, foi exposto Jesus Sacramentado e iluminado com tochas e com orações de gratidão e de preces. Este momento calou fundo e ajudou a interiorizar tudo quanto aconteceu ao longo de um dia tão rico em vivências profundas e marcantes.

Encerrando a celebração, o Sr. Núncio Apostólico fez o envio dos participantes do encontro de delegados, provenientes dos diversos Estados do Brasil.

Mais uma vez a chuva fez com que se apressasse à realização do programa, o que não impediu de manifestar a alegria e júbilo com uma luminosa queima de fogos de artifício.

 




 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 02.05.2008