Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0598pt-bra-santuario-tabor-jubileo.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0598pt-bra-santuario-tabor-jubileo.php on line 10
Jubileu do Santuario Tabor, Santa Maria
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-05-02

Está aberto um amplo campo de evangelização

O grande encontro dos Missionários da Campanha da Mãe Peregrina e do povo devoto da Mãe e Rainha em seu Tabor

 
Das Tabor Heiligtum “strahlt aus in unsere Zeit der Taborsonne Glanz und Herrlichkeit”

O Santuario Tabor brilha...

El Santuario Tabor “irradia sobre nuestro tiempo los resplandores y la gloria del sol de Tabor...”

The Tabor Shrine “radiates into our times the brilliance and splendor of Tabor’s sun”

Das Tabor Heiligtum “strahlt aus in unsere Zeit der Taborsonne Glanz und Herrlichkeit”

 

Feier der Jubiläumsmesse in der Pfarrkirche – heftiger Regen hatte es unmöglich gemacht, vor dem Heiligtum zu feiern

Celebração da Santa Missa Jubilar na Paróquia Nossa Senhora das Dores impossibilitada de se realizar junto ao Santuário devido a chuva.

Celebración de la Misa Jubilar en la iglesia parroquial, debido a la lluvia torrencial

Celebration of the Jubilee Mass in the Parish Church – as heavy rain made it impossible to celebrate it by the shrine

Feier der Jubiläumsmesse in der Pfarrkirche – heftiger Regen hatte es unmöglich gemacht, vor dem Heiligtum zu feiern

 

Marienapostel schenken 60 gelbe Rosen

 

Apóstolas de Maria oferecem 60 rosas amarelas

Apostoles de María ofrecen 60 rosas amarillas

Mary’s Apostles offering 60 yellow roses

Marienapostel schenken 60 gelbe Rosen

 

Bischof Gilio Felicio, der Apostolische Nuntius, Bischof Lorenzo Baldisseri, und Bischof Hélio Rubert

 

D. Gilio Felicio,  Sr.Núncio Apostólico D. Lorenzo Baldisseri e D. Hélio Rubert

Mons. Gilio Felicio,  el Núncio Apostólico D. Lorenzo Baldisseri, y Mons. Hélio Rubert

Bishop  Gilio Felicio,  the Apostolic Nuncio, Bishop  Lorenzo Baldisseri, and  Bishop Hélio Rubert

Bischof Gilio Felicio, der Apostolische Nuntius, Bischof Lorenzo Baldisseri, und Bischof Hélio Rubert

 

Jubiläumsmesse

 

Misa Jubilar

Jubilee Mass

Jubiläumsmesse

 

Familien erhielten einen gesegnten Rosenkranz und versprachen, für Berufungen zu beten

Famílias recebem um terço bento e o compromisso de rezar pelas vocações

Familias recibieron um rosario bendecido y se comprometieron a rezar para vocaciones

Families received a blessed rosary, and commited themselves to pray for vocations

Familien erhielten einen gesegnten Rosenkranz und versprachen, für Berufungen zu beten

Fotos: Felipe e Ruben Bolzam, Adão Jaeger, Ir. Patricia e Ir. Nanci

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 

 

 

BRASIL, Sandra Forjarini/Cassio Leal/mkf. Dia 13 de abril foi o dia de peregrinação ao Santuário de Santa Maria, o grande encontro dos Missionários da Campanha da Mãe Peregrina e do povo devoto da Mãe e Rainha em seu Tabor. Os peregrinos vinham chegando pela manhã, bem cedo, de ônibus e em condução particular. Calcula-se que em torno de 5.000 pessoas visitaram o Santuário neste dia. Vieram para celebrar o grande Jubileu dos 60 anos do Santuário Tabor de Santa Maria.

A procissão com o Santíssimo Sacramento que devia partir às 9:30 da Igreja Nossa Senhora das Dores ao Santuário – como no dia da inauguração há 60 anos – teve que ser suspensa devido à forte chuva. A Santa Missa, prevista na esplanada do Santuário, foi transferida para a própria Igreja Matriz de Nossa Sra. das Dores, onde cerca de 1.500 fiéis devotos da Mãe e Rainha, vindos de nove Estados e de vários Municípios do Rio Grande do Sul se apinharam. Uma pequena multidão ficou do lado de fora na chuva. A Capela Tabor também ficou lotada, onde os peregrinos acompanharam a Missa pela rádio.

Dom Lorenzo Baldisseri celebrou a Missa do Jubileu, juntamente com o Bispo Diocesano de Santa Maria, Dom Hélio Rubert e Dom Gilio Felício, Bispo de Bagé. Concelebraram, também, Pe. Danilo Sereser, Pároco das Dores, Mons. Andrés Ferrante, Secretário do Sr. Núncio, Pe. João Batista Neto, Capelão da Aeronáutica, Pe. Antônio Bracht, Presidente da Obra de Schoenstatt no Brasil, Pe. Erno Schlindwein, Superior Provincial dos Padres Palotinos, além de vários Sacerdotes Diocesanos, Padres de Schoenstatt e Padres Pallottinos. Ao todo eram mais de 12 Sacerdotes e dois Diáconos. Os celebrantes, os comentários, o conjunto de Animação e Canto e a participação vibrante do povo com suas bandeirinhas de cor azul e amarelo, tornaram esta liturgia uma verdadeira apoteose de louvor e Ação de Graças a Deus Trino.

Um importante centro de irradiação apostólica

Em sua homilia, Dom Lorenzo incentivou a Família de Schoenstatt no cumprimento de sua missão para a Igreja e a sociedade: "Com grande alegria acolhi o convite para participar das comemorações dos 60 anos do Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt que, desde a data de 11 de abril de 1948, tem sido uma grande benção não apenas para os fiéis da Diocese de Santa Maria, mas também para inúmeros peregrinos que acorrem dos mais diversos recantos do país para encontrar-se com a Mãe Rainha. Este primeiro Santuário de Schoenstatt no Brasil, que é cópia fiel daquele que está na Alemanha, vem se firmando década após década como um importante centro de irradiação apostólica, em torno do qual se congregam famílias e jovens, leigos e sacerdotes, religiosas e diáconos, que se sentem fascinados pelo carisma que o Espírito Santo suscitou no coração e na vida do Pe. José Kentenich. O fato de também ser conhecido como Santuário Tabor, expressa o reconhecimento do povo de Deus que, em tantas ocasiões contempla a glória do Senhor se manifestando neste lugar e sai daqui revigorado para evangelizar as famílias, o ambiente de trabalho, a cultura e toda a sociedade."

Falou das duas pérolas deixadas pelo P. Kentenich: a Eucaristia e a devoção Mariana: "A primeira é a Eucaristia, fonte e ápice de toda a vida cristã", disse. "A outra pérola preciosa se encontra na profunda devoção Mariana que o Pe. Kentenich cultivou ao longo de toda a vida. Desde aquele momento crucial em que sua mãe, impossibilitada de cuidar dele, o confiava aos cuidados da Mãe do Céu, estabeleceu-se uma verdadeira e inquebrantável Aliança de Amor. Foi graças a esta Aliança que o Pe. Kentenich teve forças para superar a solidão no orfanato, os dramas de sua juventude e os horrores dos campos de concentração. Precisamente lá, onde muitos perdiam a esperança, ele soube desenvolver um fecundo apostolado, mostrando àqueles homens e mulheres que, apesar das atrocidades que ali se cometiam, a fé conferia à existência humana uma razão maior pela qual valia a pena viver e morrer". No final de sua homilia fez um apelo aos leigos, às famílias, religiosos e religiosas ao amplo caminho de evangelização, santificação e empenho pelas vocações. Aos sacerdotes do Movimento estimulou a seguirem o testemunho eloqüente do Pe. Kentenich e às Irmãs de Maria, a edificarem cada vez mais esta Obra de Deus: "Está aberto um amplo campo de evangelização, que começa pela edificação da vida matrimonial e familiar, passa pela defesa corajosa da vida, e se amplia para os mais diversos setores da sociedade".

À sombra deste Santuário, o Brasil e o mundo todo deveram transformar-se num único Tabor de Cristo e Maria

No momento do ofertório, sessenta crianças das "Apóstolas de Maria", ofereceram 60 rosas amarelas, simbolizando a gratidão pelo jubileu do Santuário Tabor. Ao terminar a celebração ele agradeceu mais uma vez o convite e ainda distribuiu terços a algumas pessoas e entregou ao P. Antônio Bracht e à M. Neida, uma medalha comemorativa feita por ocasião da visita de Bento XVI a Aparecida por ocasião da V Conferência da América Latina e do Caribe em maio de 2007. Disse que ao vê-la todos se sintam envolvidos pelos acontecimentos destes 60 anos do Santuário, e também pela sua passagem aqui em Santa Maria. Disse também que "O Movimento que eu conheço está no meu coração".

No horário do almoço os peregrinos procuravam um refúgio sob as barracas, nos refeitórios, nos carros e ônibus, fugindo da chuva. Apesar disto havia um clima de contentamento e conformidade, pois estavam perto do Santuário.

À tarde foi dedicada a vários programas alternativos: História do Santuário Tabor, atividades com a Juventude, momento de oração e Adoração, visita ao Museu João Luiz Pozzobon. No auditório do Centro Mariano houve o lançamento do livro: "Os anos ocultos", com a presença do Sr. Núncio Apostólico. Espontaneamente disse que "os anos ocultos", não foram anos obscuros, mas sim anos luminosos. Por isso, trata-se de um livro luminoso, porque permite reconhecer como Deus, desde a infância e a juventude, colocou os fundamentos da personalidade e do carisma do P. Kentenich, preparando-o para sua missão.

Finalmente, em dois salões da Casa de Retiros foi realizada a Bênção do Santíssimo, bem como, a bênção dos objetos de devoção e o envio dos peregrinos de volta para suas casas.

Todos partiram com a consciência de uma grande celebração jubilar e de que nos próximos 60 anos, "à sombra deste Santuário, o Brasil e o mundo todo deveram transformar-se num único Tabor de Cristo e Maria!"

 




 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 02.05.2008