Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0561pt-sch-josef-engling-abschluss-trier.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0561pt-sch-josef-engling-abschluss-trier.php on line 10
Processo da beatificação de José Engling
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-05-13

José Engling - viver a Aliança de Amor nas pegadas do Fundador

Em 17 de junho próximo ocorrerá o encerramento do exame complementar diocesano do processo da beatificação de José Engling – Celebração eucarística na Igreja de Santo António, Trier, Alemanha

 
Josef-Engling-Stein hinter dem Urheiligtum

Piedra de José Engling detrás del Santuario Original

Joseph Engling Memorial behind the Original Shrine

Josef-Engling-Stein hinter dem Urheiligtum

Foto: POS Fischer © 2008

 

St. Antonius in Trier

Iglesia San Antonio en Treveris

St. Anthony’s in Trier

St. Antonius in Trier

Foto: Archiv © 2008

 
   

SCHOENSTATT, mkf. Na origem do Movimento Apostólico de Schoenstatt não se encontra um só fundador. Além dele, encontra-se a primeira geração, um pequeno grupo de jovens, em cujos corações germinou a semente de 18 de outubro de 1914 e produziu fruto; nesse grupo encontra-se José Engling – "o Documento de Fundação vivido", como expressara o Pe. José Kentenich; ele que já pouco depois da morte de José Engling deu início à publicação de extratos das páginas de seu diário e cartas na revista de Schoenstatt "MTA". Tais páginas refletem forte e claramente todos os ímpetos que o Pe. Kentenich havia exposto à jovem fundação. Que teria sido do Pe. Kentenich sem José Engling? Em 17 de junho próximo, dar-se-á o encerramento do exame complementar diocesano do processo da beatificação de José Engling.

"Ao ler a notícia em schoenstatt.de , fiquei de boca-aberta", assim escreve uma schoenstatteana do Texas, EUA. "Que alegria e surpresa!" "José!" Teria o enorme prazer de assistir à beatificação dele; espero ainda vir a poder viver muitos anos! Precisamente ontem, quando estava no Santuário-Lar e dirigi o olhar para a foto dele, disse: ‘Mãe, faz com que ele seja em breve reconhecido como santo! ‘ E hoje recebo esta notícia!"

Muitas foram as pessoas, de modo particular jovens, ao redor do globo terrestre, que tiveram reação análoga, ao ser dada a conhecer tal notícia. Mesmo volvidos noventa anos de sua morte, este jovem exerce uma fascinação por sobre muitas pessoas que, tal como ele, desejam viver integral e radicalmente a Aliança de Amor nas pegadas do fundador.

"Já desde alguns anos vem correndo o exame complementar diocesano do processo de beatificação de José Engling", assim informa o pe. Joaquim Schmiedl. "Seguimos suas pegadas trilhando o percurso de Prosity até a Cambrai, França. Em muitas comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt, José Engling é vivamente visto qual modelo e companheiro auxiliar nos caminhos do Ideal Pessoal, amor a Maria Santíssima e apostolado. Todavia sempre surgia de novo a questão a respeito do andamento da causa: "E como se encontra o andamento da causa?".Nos meses derradeiros o trabalho tem sido intenso. A recolha de documentação acerca de José Engling, sua vida e atuação, assim quanto sua repercussão pelo mundo afora aumentou em proporções de mais de 6000 páginas. A recolha de tal material foi impressa, paginada, reconhecida pelo cartório e assinada. Do total de quatro exemplares dessa documentação, dois foram enviados para Roma; um permanece em Trier, e o outro em Schoenstatt. Agora as atas do processo ainda têm de ser igualmente reconhecidas pelo cartório e assinadas; portanto, todos os depoimentos de testemunhas e documentos oficiais, de acordo com a seqüência; depois disso, a referida documentação terá de ser ainda transladada para o italiano. Ao haver o delegado episcopal entregue a declaração de que não lhe fora prestado ilegitimamente culto litúrgico algum, o processo pode ser então dado como encerrado.

O encerramento do processo diocesano ocorrerá em 17 de junho próximo em Trier, Alemanha

Esta cerimônia realizar-se-á em 17 de junho do ano em curso, pelas 18:00h, na sala gótica do claustro da Catedral de Trier. A data foi estabelecida pelo administrado diocesano, bispo auxiliar Roberto Brahm, que irá dirigir a última sessão do processo a nível diocesano. No decorrer dessa, dar-se-á então o encerramento do processo: as atas e documentos serão lacrados e prontos para ser enviados para Roma onde serão entregues em finais de setembro próximo. A Família de Schoenstatt está convidada a celebrar este acontecimento, mediante uma celebração eucarística a ser celebrada no mesmo dia, pelas 16:00h, na Igreja de Santo António, situada na Hindenburgstrsse 7, Trier. Uma vez poder apenas participar um número bem restrito de pessoas na sessão oficial, todos os demais, finda a celebração eucarística, apresentarão suas preces por este ato no Santuário, situado na Reckingstr. 7, seguindo-se de uma confraternização.

"No ano do centésimo décimo aniversário natalício e do nonagésimo aniversário da morte de José Engling, que iremos celebrar em 03/04 de outubro próximo em Merville e Cambrai, França, assim como os quarenta anos volvidos da morte de seu pai espiritual, o encerramento do processo diocesano de José Engling é uma alegria de todo especial", assim opina pe. Schmiedl. "Graças tributamos ao Deus Trino e à nossa Mãe Três Vezes Admirável pelo bom decurso da causa até a presente data e pedimos-lhe presto avanço da causa em Roma. De modo particular, pedimos que José Engling se prove outrossim qual poderoso intercessor; pois um milagre por sua intercessão operado é o pressuposto para que possa vir a ser beatificado.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 






 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 20.05.2008