Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0547pt-aut-krugfest.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0547pt-aut-krugfest.php on line 10
KMovimento Apostólico de Schoenstatt em terras austríacas e a missão do jarro
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-05-20

Enchei os jarros... pois "do nada, nada se faz!"

Não levar somente o jarro de cerâmica, senão outrossim o significado espiritual nele contido: Movimento Apostólico de Schoenstatt em terras austríacas e a missão do jarro

 
Krugfest in Wien, Österreich, am 18. Mai

„Fiesta de la tinaja“ en Viena, Austria, 18 de mayo

“Festival of the jar” in Viena , Austria , May 18

Krugfest in Wien, Österreich, am 18. Mai

 

Ein Korb mit Beiträgen aus Graz

Una canasta con capitalarios, de Graz

A basket full of contributions to the capital of grace, from Graz

Ein Korb mit Beiträgen aus Graz

 
Vortrag von Ehepaar Berger  

Conferencia del matrimonio Berger

Conference of the Berger ’s

Vortrag von Ehepaar Berger

 
Es regnet, aber nicht so fest  

Lluvia...

Rain...

Es regnet, aber nicht so fest

 
Ehepaar Hirschmugl  

El matrimonio Hirschmugl

The Hirschmugl’s

Ehepaar Hirschmugl

 
Lisi und Stefan erzählen vom virtuellen Krug

Lisi y Stefan hablan de la „tinaja virtual“

Lisi and Stefan sharing about the virtual jar

Lisi und Stefan erzählen vom virtuellen Krug

Fotos: Berger © 2008

 

 

 

AUSTRIA, Eva e Erich Berger/mkf. Os psicólogos dizem "soltar"; o Pe. Kentenich fala de Capital de Graças. O jarro é o elo de ambas as expressões. E hoje ele se encontra presente em inúmeros Santuários de Schoenstatt, espalhados no mundo inteiro. O jarro original é oriundo da Áustria e tem quase os mesmos anos de existência que o primeiro e, até ao presente, o único Santuário de Schoenstatt em terras austríacas: vinte e cinco anos.

"Do nada, nada se faz". Deus quer, ao menos, pequenos contributos de nós homens para deles fazer algo de grandioso, tal como sucedeu nas bodas de Caná. Não fora do "nada" que se fez vinho, mas sim da água que os servos cuidadosamente trouxeram. Disse Maria Santíssima: "Eles já não têm vinho!" E a nós nos diz: "Fazei tudo o que ele vos disser!" E diz-nos Jesus:" Enchei os jarros com água!" Dai surgiu o melhor vinho. É o mistério. Temos mister de Maria Santíssima para que a água de nossa vida possa ser transformada em vinho. Ela tem mister de nossa colaboração, a fim de poder atuar.

Tais pensamentos podem ser lidos na nova brochura: Kraftvoll mittendrin. Füllt die Krüge – sie wirtk!, (Fortalecidos no meio da vida – ela opera!) editado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt da Áustria para a ocasião da "Festa do Jarro" a realizar-se no próximo dia 18 de maio.

Durante a redação do presente artigo, quinta-feira, 15 de maio, chega um e-mail: Graciela Piva de Córdoba, Argentina, pede "um enorme favor nestas horas de temor e aflição que nossa família está atravessando. A meu irmão foi-lhe hoje diagnosticado um tumor no cérebro. Por favor, escreva o nome dele num pedaço de papel e deposite-o no jarro do Santuário-Original..."

Desde há vinte e cinco anos pessoas depositam no jarro preocupações e temores, alegrias, renúncias e superação de obstáculos: "Tem de ser assim. Assim agüento a situação; com isso transformo algo." À retaguarda de tal procedimento encontra-se a fé de que Deus pode transformar contributos humanos em graças. Tais graças podem ser revertidas em benéfico de todas as pessoas que se encontram vinculadas ao jarro. E assim nasce um entrelaçamento. Não estamos sozinhos; podemos contar com o auxílio de outrem e enfrentar positivamente as situações surgidas, fortalecidos no meio da vida.

A grande procissão do Jarro em Roma

Em 2004 conseguiu-se conscientizar a nível internacional a respeito do significado e objetivo do jarro. "Enchei os jarros", enchei os jarros com amor pela Igreja – sob este mote a Família de Schoenstatt, presente no mundo inteiro, havia sido chamada a conduzir as correntes de graças de seus Santuários para o novo Santuário de Roma, "Santuário de todos nós", e, isto, sob o símbolo do jarro. Quem trouxe consigo um jarro de seu Santuário, pôde tomar parte na grande procissão rumo ao Santuário, com a

Imagem da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, juntamente com cardeais e bispos, ocorrida em 8 de setembro de 2004. A multiplicidade de jarros e o amor com que foram criados, talvez ninguém vá olvidá-lo. E fora mais do que uma bela procissão, muito mais do que isso... "Assim imaginei eu o dia 18 de outubro de 2014", disse há poucos dias uma jovem senhora que ainda tem bem presente na mente o que ocorrera ao entregar o jarro diante do Santuário. "Nesse instante ele tornou-se meu Santuário. Por fim, a perda de meu emprego, ainda conseguiu colocá-la dentro do jarro."

Depois desta vivência quem se admira que hoje na Itália a presença do jarro na igreja paroquial seja um distintivo para indicar a presença do Movimento Apostólico de Schoenstatt nas paróquias?

E tudo isso teve início com o jarro no Santuário de Viena por ocasião da primeira romaria de Pentecostes, ocorrida em 23 de maio de 1983.

Como se pode levar o significado espiritual do jarro?

Estava-se no derradeiro verão. Em Kahlenberg, Áustria, ocorria a grande festa do jubileu dos vinte e cinco anos do Santuário; uma magnífica festa com a presença de muitos convivas do Movimento Apostólico de Schoenstatt, assim quanto a de outros Movimentos e demais pessoas. Fortalecido no meio da vida, o presidente da Presidência Geral de Schoenstatt estava com humor rejubilante e olhar benévolo e crítico; o olhar, assim crítico quanto benévolo, observou o jarro; o jarro, porém, partiu de Kahlenberg, Áustria. Não obstante o olhar crítico observou a necessidade de ação: "Não podereis levar o significado espiritual no jarro contido pelo mundo afora?"

Um período penoso sobreveio ao Movimento Apostólico de Schoenstatt em terras austríacas. Os novos dirigentes do Movimento, casal Berger, apresentaram o lema: "Não levar somente o jarro de cerâmica, mas outrossim o significado espiritual nele contido! E como se leva o significado espiritual nele contido? Assim brotara a questão. Os austríacos resolveram-na a seu modo; organizaram uma festa, uma Festa do Jarro, em 18 de maio derradeiro em todas as dioceses. "Graças mil pelos vinte e cinco anos da existência do jarro!" Para dar início à resolução do problema supra-revelado, um grupo elaborou um folder, impresso em uma edição de três mil exemplares. Este folder visa o esclarecimento a respeito do significado do jarro, bem como ser uma motivação para fazer uso dele, sendo outrossim um contributo para a tarefa de levar a missão do jarro pelo mundo afora; por isso será traduzido em diversos idiomas.

Quantas vezes na história do mundo foi o pequeno e insignificante, origem do grande... do maior!

Vinte e três de maio de 1983: primeira romaria de Pentecostes, empreendida ao Santuário de Schoenstatt de Kahlenberg, Áustria, que havia sido dedicado em outubro de 1982. Contou-se com a presença de quinhentas pessoas; os presbíteros Beller, Krammer e mons. Zimmerl (São Poelten) celebraram a Santa Missa. É a hora do nascimento do jarro. Nessa ocasião era um vaso com um pedaço de papel de cor azul, fixado com fita adesiva, com os seguintes dizeres em belíssima caligrafia: "Já não têm vinho!" E dado ter chovido continuamente – algumas trovoadas assaltaram Viena nesse domingo de Pentecostes - os referidos dizeres foram-se apagando com a chuva... Sim, quantas vezes na história do mundo foi o pequeno e insignificante, origem do grande... do maior!

Nove meses transcorridos, realiza-se uma jornada comunitária da Família de Schoenstatt em Strebersdorf. A presença de pequenos jarros é notória. O tema da jornada fora: Nosso Santuário – Fonte de vida e programa de vida. Na crônica reza o seguinte: "Eles já não têm vinho!" À retaguarda de tais palavras encontra-se um duplo significado: no Santuário Nossa Senhora diz-nos o seguinte: ‘Eles já não têm vinho!’ Ela no-lo diz, pois tem mister de nós para outrem. Amiúde ocorrerá outrossim o inverso, ao dizermos o seguinte a Nossa Senhora: ‘Já não temos vinho!’ Temos mister de ti; já não sabemos o que fazer; por favor, ajuda-nos! (...) Depois de os presentes terem sido elucidados a respeito do objetivo do jarro e sua simples missão, mas profunda no sentido espiritual, a afluência é consideravelmente grande na distribuição, finda a Santa Missa..."

Esta iniciativa prossegue de Viena para a Hungria, Checoslováquia, Lituânia, Alemanha etc...

Em suas congratulações por ocasião da Festa do Jarro, o pe. Heinrich Walter escreve a seguinte mensagem: "Que a Família schoenstateana austríaca está bem, isso é de meu conhecimento; que dão testemunho, outrossim; que são independentemente criativos, isso já se encontra divulgado quase no mundo inteiro: assim, jarro e Academia para as Famílias de Viena caminham também por si mesmos. A novidade é que eles agora caminham além-Danúbio e partem rumo à conquista do mundo. Congratulo-vos pela Festa do Jarro, bem como pela iniciativa de aludir a todos para o processo vital, mediante um folder transladado em diversos idiomas. (...)

Há três anos constatamos que nosso Santuário do Monte Sião, em Schoenstatt, Alemanha, não possui um jarro. Alguns irmãos se associaram, e surge uma corrente. Nessa ocasião a intenção era: "... a fim de que viva o Sião". Estes foram os dizeres que havíamos escrito no reverso do jarro. Entrementes a presença "viva" do jarro não se faz sentir apenas em nossa comunidade; sempre se vê outrossim de novo fiéis, bem como viandantes a escrever suas intenções em pedaços de papel e depositá-las dentro do jarro. Registra-se aqui uma experiência peculiarmente bela, vivida à luz do jarro: durante semanas, finda a bênção da noite, comunitária, em que se inclui o mundo inteiro e a Igreja, reservamos determinado espaço de tempo para cada um poder depositar algo dentro do jarro. E foi um ótimo exercício, pois cada um de nós teve então a oportunidade de escrever algo a respeito do dia volvido e depositá-lo no jarro. Para nós sacerdotes fora um excelente exercício, de forma que o cultivamos entre nós padres e incentivamos na Família de Schoenstatt em muitos lugares.

Em 18 de maio próximo estamos aqui em cima, no Monte Sião, peculiarmente associados a todos vós, que podeis considerar-vos quais pioneiros do jarro. Que esta certeza possa enraizar-se profundamente em vosso coração: ela opera!"

Acabou de ter algum atrito com o seu chefe?

Os jarros encontram-se hoje, não somente em Santuários, senão que em muitos Santuários-Lares. E Maria Santíssima opera.

Bohumila Sladká, membro do Instituto das Famílias de Schoenstatt da Checoslováquia escreve o seguinte: "Nosso filho de sete anos de idade fez algo indevido; não fora, porém, de má-fé, o que lhe causou ainda dor mais profunda. Tal dor muitas lágrimas lhe causou, o que se pôde então constatar que não sabia o que fazer para lidar com tal sentimento de culpa. Perante tal fato fui com ele ao Santuário-Lar e ai confiamos o problema aos cuidados de Nossa Senhora. Todavia o garoto continuava triste, o que nos fez crer que tal dor lhe fora assaz penosa. Nesse momento veio-me então à mente o que me ajuda a superar situações: formular por escrito a situação ocorrida e depositar o pedido no jarro. Fiquei emocionada ao ler as linhas escritas com sinceridade de alma qual pedido de perdão. A cédula com o pedido de perdão foi depositada no jarro, e a criança voltou novamente a rir."

Uma família húngara escreve o seguinte testemunho: "Isto ocorrera ainda nos primeiros anos. Vários foram os pedidos importantes que depositamos no jarro. E o tempo foi prestamente decorrendo, e com ele olvidamos quase tudo o que havíamos pedido; contudo, certa vez, quisemos verificar quais os pedidos nossos, feitos a Nossa Senhora. Despejamos o conteúdo do jarro sobre a mesa e relemos todas as cédulas com os pedidos. E qual não foi surpresa nossa que Nossa Senhora nos já havia realizado todos os pedidos a ela dirigidos. Em seguida, graças lhe tributamos por todas as dádivas alcançadas. Achamos excelente a idéia de examinar de quando em vez o conteúdo do jarro para fomentar nossa gratidão e confiança, senão tudo cairá no esquecimento.

Que diz no término da brochura do jarro?

"Acabou de ter algum atrito com seu chefe?"
"Tem um amigo que momentaneamente está passando por momentos difíceis?"
"Tem um sonho que já há muito gostaria de realizar?"

Enchei o jarro; ela opera!

O texto deste presente artigo foi extraído da nova brochura: " Fortalecidos no meio da vida – Ela opera!"

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 



 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 30.05.2008