Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0546pt-sch-priesterweihe-samiez.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0546pt-sch-priesterweihe-samiez.php on line 10
Dom Joaquim Wanke ordena presbítero o diac. Hans-Martin Samietz, membro do Instituto dos Padres de Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-05-20

Ampliar a visão para as possibilidades de Deus

"Uma festa para todo o Movimento Apostólico de Schoenstatt e para a Igreja: Dom Joaquim Wanke ordena presbítero o diac. Hans-Martin Samietz, membro do Instituto dos Padres de Schoenstatt

 
Priesterweihe von P. Hans-Martin Samietz, Institut der Schönstatt-Patres

Ordenación sacerdotal del Padre Hans-Martin Samietz, de la comunidad de los

Padres de Schoenstatt

Priestly ordination of Fr. Hans-Martin Samietz, Institute of the Schoenstatt Fathers

Priesterweihe von P. Hans-Martin Samietz, Institut der Schönstatt-Patres

 

Gut hundert Priester begleiteten P. Hans-Martin Samietz

Unos cien sacerdotes acompañaron al P. Hans-Martin Samietz

Some 100 priests accompanied Fr. Hans-Martin Samietz

Gut hundert Priester begleiteten P. Hans-Martin Samietz

 
Bischof Wanke mit Heimatpfarrern des Neupriesters, P. MichaelMarmann, Rektor des Studentats, und P. Franz Brügger, Provinzial  

Mons. Joachim Wanke, con párrocos del neosacerdote, y con el P. Michael Marmann, rector del seminario, y el P. Franz Brügger, superior provincial

Bishop Wanke, with parish priests close to the newly ordained priest, Fr. Michael Marmann, rector of the Seminary, and Fr. Franz Brügger, provincial

Bischof Wanke mit Heimatpfarrern des Neupriesters, P. MichaelMarmann, Rektor des Studentats, und P. Franz Brügger, Provinzial

 
Weiheritus  

Rito de la ordenación

Rite of the Ordination

Weiheritus

 
Handauflegung durch die Schönstattpatres und alle anwesenden Priester  

Imposición de manos, por parte de los Padres de Schoenstatt y todos los sacerdotes presentes

Imposition of hands through the Schoenstatt Fathers and all priests present

Handauflegung durch die Schönstattpatres und alle anwesenden Priester

 
P. Hans-Martin Samietz spendet seiner Mutter den Segen

Bendición de su madre

Fr. Hans-Martin Samietz giving his first priestly blessing to his mother

P. Hans-Martin Samietz spendet seiner Mutter den Segen

 

Bischof Wanke mischte sich nach der Weihe unters Volk

 

Mons. Wanke en medio de la gente

Bishop Wanke with the people

Bischof Wanke mischte sich nach der Weihe unters Volk

Fotos: POS Fischer © 2008

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 
   

SCHOENSTATT, mkf. Esta hora é "uma dádiva para os Padres de Schoenstatt, para todo o Movimento Apostólico de Schoenstatt e, mais ainda, uma dádiva para toda a Igreja e para o povo de Deus!", palavras proferidas por Dom Joaquim Wanke, Bispo de Erfurt, Alemanha, por ocasião da ordenação presbiteral por ele presidida, na tarde de 17 de maio derradeiro, em Schoenstatt , na presença de mais de cem presbíteros e de uma grande e jovem assembléia de fiéis em clima de grande festividade. O neo-sacerdote Hans Martin Samietz de Gotha, bispado de Erfurt, fora acompanhado pelos muitos parentes e amigos de sua terra natal, Munique, Alemanha, onde ultimamente havia atuado e por inúmeros outros convivas. O pe. Hans-Martin Samietz é membro do Instituto dos Padres de Schoenstatt.

Uma menina de vestidinho cor de rosa, trazendo no cabelo um broche engraçado, aparentando três anos de idade, mantém o olhar fito em determinada direção... Com uma expressão de estupefação impressa no rosto, encontra-se de pé em frente da primeira fila dos bancos, silenciosa, juntando de repente as mãos. Não dirige o olhar em direção dos muitos fiéis presentes na igreja nem dos presbíteros, nem das flores e nem para o imponente órgão, que se encontra sobre ela. Apenas olha fascinada para o jovem de alva branca, estendido no chão e de braços abertos... Ela torna-se testemunha de um prodígio, conhece-o e mostra intensivamente tal conhecimento; testemunha de um prodígio em torno do qual dia após dia tantos cristãos rezam; testemunha de um prodígio de que depende o futuro da Igreja e de Schoenstatt; testemunha de um prodígio que, talvez, não vá olvidar ao longo de uma vida, de modo que uma alma é inteiramente tocada pelo poder de Deus; e este grande Deus "nomeia-o oficialmente", no dizer do referido bispo, para instrumento de sua atuação na terra. Não se trata de desejo piedoso quando este jovem, alguns instantes transcorridos, sustentar nas mãos, como presbítero, pão e vinho e sobre os quais proferirá em nome de Cristo: "Isto é o Meu Corpo; isto é Meu Sangue!" Não de trata de desejo piedoso ao proferir a formula do Batismo, e a da absolvição. O que ele profere, torna-se deveras realidade porque, para tal, Deus lhe conferiu plenos poderes. E sem estas palavras suas tal prodígio não ocorrerá, porque Deus não quer atuar de outro modo. A menina é testemunha de um prodígio e sabe-o.

Na Santa Missa, impregnada de uma atmosfera de solenidade e belamente acompanhada com o timbre de vozes de Gotha, ocorrida na Igreja da Trindade, no Monte Schoenstatt, Dom Wanke acentuou que todos, tantos presbíteros quanto leigos, são chamados a ser testemunhas da fé pascal num mundo em que aumenta a fome de muitas almas de Deus.

Abrir a janela e mostrar a amplidão do horizonte

Os soberanos absolutistas haveriam construído para eles salas de espelhos em seus palácios, no dizer de Dom Wanke. E quem em tais salas se encontrava, esse olharia para todos os lados e apenas se viria a si mesmo. Uma testemunha para uma realidade maior é aquele ou aquela que, em tal sala de espelhos, abre a janela, a fim de que os visitantes reparem: a realidade é maior; a terra é ampla e grande e não termina onde apenas nós próprios nos vemos A época atual evoca esta sala de espelhos em que a própria humanidade se restringe ao horizonte das próprias possibilidades técnicas, políticas e sociais. Uma testemunha pascal é aquela que abre portas e janelas e convida os homens a não somente estarem apenas consigo mesmos, senão outrossim a ampliar a visão para as possibilidades de Deus, para o horizonte que ele nos abre, para a vida, que, precisamente, não arremata com a morte. O ímpeto inicial da Cristandade é a consciência e a experiência desta novidade da amplidão do horizonte.

Em todos os tempos homens e mulheres têm vindo a seguir as primeiras testemunhas pascais, os apóstolos, tornando-se testemunhas deste novo mundo, desta nova criação.

Ser "testemunhas da Ressurreição", segundo Dom Wanke, é " o centro daquilo que a nós presbíteros nos está incumbido: somos chamados, não somente como testemunhas pessoais, senão que testemunhas oficialmente nomeadas, a fazer sair o mundo de sua sala de espelhos e ampliar a realidade.

No mundo afigura a não haver amiúde espaço para Deus e sua atuação; amiúde o cristianismo se encontra muito distante do mundo. Aqui os presbíteros, as irmãs e cada leigo são chamados a abrir o horizonte de Deus, a partir do cotio.

O carisma do Pe. Kentenich imprimiu aqui em Schoenstatt originais testemunhos pascais, no dizer de Dom Wanke, impresso mediante o penetrar na constante bondade de Deus, bem como mediante a resposta ao chamado para a confiança incomensurável, depositada na Aliança de Amor, uma Aliança de Amor, e não na escravidão e leis.

.Um gesto edificante no término desta celebração

O rito da consagração efetuou-se de forma simples e bem concentrada no mistério das graças desta hora; os Padres de Schoenstatt e os presbíteros presentes impõem, um após outro, as mãos ao neo-sacerdote. O pároco de sua terra natal entregou-lhe a casula; representantes da paróquia de sua terra natal trouxeram o cálice e a patena; e, a seguir, o neo-sacerdote subiu ao altar para concelebrar, pela primeira vez, a Santa Missa, como presbítero.

Como uma oração da consagração muito pessoal, o pe. Samietz renovou a Aliança de Amor no término da Missa. No final o pe. Franz Brugger apresentou seus agradecimentos a Dom Joaquim Wanke pela ordenação e alocução, suscitando um forte aplauso por parte da assembléia; em seguida repicaram os sinos da Igreja Trindade como acontece na Vigília Pascal, por ocasião do Glória!

E quando já havia sido dado início à procissão, Dom Wanke ajoelhou-se para receber a bênção presbiteral do pe. Samietz – um gesto bem edificante no término desta celebração que ainda, uma vez mais, evidenciou o que havia ocorrido nesta hora. Em seguida, e com grande devoção, o neo-sacerdote deu a bênção neo-sacerdotal a seus pais.

Transcorridas as felicitações espontâneas, apresentadas na praça da Igreja, todos os presentes foram convidados para uma confraternização na casa-pai dos Padres de Schoenstatt , situada no Monte Sião. Dom Wanke não tinha pressa; misturou-se entre os fiéis, tanto defronte da igreja quanto mais tarde no Monte Sion; e com grande cordialidade e vivo interesse saudou os presbíteros, as irmãs, familiares e amigos.

E na casa-pai dos Padres de Schoenstatt reinara uma atmosfera de confraternização festiva entre os convivas, acomodados em mesas belamente decoradas; e alguém conheceu pessoalmente pessoas que, até então, lhe eram apenas conhecidas de "nome e face" mediante os artigos do schoenstatt .de!

Na tarde de domingo pe. Samietz deu a bênção neo-sacerdotal aos fiéis no Santuário do Monte Sião.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 



 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 30.05.2008