Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0521pt-deu-schoenstattkapelle-betzdorf.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0521pt-deu-schoenstattkapelle-betzdorf.php on line 10
Capela de Schoenstatt de Betzdorf
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-05-27

Não caíra inteiramente no esquecimento...

Quem sabe algo referente à Capela de Schoenstatt de Betzdorf, na aba de Sieg, Alemanha?

 
Das Schönstatt-Heiligtum in Betzdorf an der Sieg

El Santuario de Schoenstatt en Betzdorf, Sieg, Alemania

The Schoenstatt Shrine in Betzdorf, Sieg, Germany

Das Schönstatt-Heiligtum in Betzdorf an der Sieg

 

Eingeweiht, so die Information, am 27. Mai 1951

Bendecido el 27 de mayo de 1951, según las informaciones

Dedicated may 27, 1951, according to the available information

Eingeweiht, so die Information,  am 27. Mai 1951

 
Heute fast vergessen...  

Casi olvidado...

Almost forgotten...

Heute fast vergessen...

Fotos: Fabian  Bodora © 2008

 
   

SCHOENSTAT, mkf. Fabiano Bodora, membro do conselho paroquial da Paróquia Santo Inácio de Betzdorf, na aba de Sieg, Alemanha, empreendeu um passeio pelo bosque, no fim da tarde de 26 de maio derradeiro, até a uma capela que fora dedicada precisamente hoje, há cerca de cinqüenta e sete anos, em 27 de maio de 1951, como o décimo Santuário de Schoenstatt, presente no mundo inteiro, e o quarto em terras germânicas, depois do Santuário-Original. "Não se assuste", escreve Fabiano, " com o estado exterior da capela! Precisava de ver como se encontra o interior! Hoje, em honra da "celebração do dia" toquei por iniciativa própria três vezes o sino do campanário; o ameaçador crepitar da madeira do "campanariozinho" deteve-me de continuar porém a fazê-lo!"

Não obstante tirou fotos desta capela que parece ser tão familiar, porque afigura ser muito parecida ao Santuário-Original e aos quase duzentos Santuários Filiais existentes em todos os continentes... Em pleno bosque e quase olvidado a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt ainda atraí a si corações, pelo menos, o de Fabiano Bodora.

"Desde 1951 encontra-se em nossa cidade Betzdorf, na aba de Sieg, uma Capela de Schoenstatt. Infelizmente, no decorrer do tempo, veio a cair um tanto em segundo plano na vida paroquial de nossa Paróquia São Inácio. Mediante conhecimento travado com duas irmãs de Maria na localidade vizinha (Kirchen), tomei conhecimento da existência do Movimento Apostólico de Schoenstatt e, nessa coesão, outrossim posteriormente de nossa capela", assim escreve Fabiano Bodora . "Também em minha função como membro do conselho paroquial da Paróquia São Inácio, assim quanto mediante meu estudo de professorado me propus a recolher todas as informações acerca da referida capela para inteirar-me, com possíveis relatos transcritos, mais de perto desta construção e, deste modo, conscientizar uma vez mais outrem também."

Em seguida solicita "de Schoenstatt" informações a respeito da referida capela. A boa-vontade e alguns telefonemas em busca de dados referentes à Capela de Schoenstatt de Betzdorf não permitem que se venha a cair no esmorecimento, ainda que a obtenção de informações sobre a capela seja mais do que escassa. Alguns "antigos" schoenstatetanos só tomam conhecimento acerca da existência da capela mediante os telefonemas do PressOffice.

Quem sabe algo referente à Capela de Schoenstatt de Betzdorf?

A curiosidade encontra-se desperta: Que história se encontra à retaguarda desta capela de Betzdorf, caída no esquecimento? Quem fora a alma enamorada pela Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt que fez com que surgisse aqui uma réplica do Santuário-Original, nessa fase bem inicial dos Santuários Filiais? Quem aqui rezou? Quem aqui alguma vez vivenciou "prodígios de graças"?

E que ocorreu depois? Em algumas listas de Santuários encontra-se citado entre os Santuários "abandonados".

Em suma, quem sabe algo a respeito do Santuário de Schoenstatt de Betzdorf (Distrito Altenkirchen, Bispado de Trier) na aba de Sieg?

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 



 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 03.06.2008