Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0520pt-bdi-kamenge.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/05/8t0520pt-bdi-kamenge.php on line 10
Peregrinação em prol da paz do Monte de Sião Gikungu para Kamenge
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-05-27

Também "os outros" almejam a paz

Peregrinação em prol da paz do Monte de Sião Gikungu para Kamenge

 
Friedenswallfahrt in Burundi, von Mont Sion nach Kamenge. Der frühere Innenminister Aloys Kadoyi und seine Frau tragen die Auxiliar.

Peregrinación por la paz en Burundi, de Mont Sión a Kamenge. Aloys Kadoyi, ex-ministro del interior, junto con su esposa, llevó la Auxiliar durante parte del camino

Peace pilgrimage in Burundi , from Mount Sion to Kamenge. Aloys Kadoyi, former Secretary for the Interior, together with his wife carried the Auxiliar part of the way

Friedenswallfahrt in Burundi, von Mont Sion nach Kamenge. Der frühere Innenminister Aloys Kadoyi und seine Frau tragen die Auxiliar.

 

Frieden in den Familien, Frieden in Burundi…

Paz en las familias, paz en Burundi...

Peace in the families, peace in Burundi ...

Frieden in den Familien, Frieden in Burundi…

 
Eine große Demonstration für den Frieden  

Peregrinación multitudinaria

A multitudinous congregation of people seeking peace

Eine große Demonstration für den Frieden

 
Polizeibeamte tragen die Auxiliar  

Oficiales de la policía

Police officers carrying the Auxiliary

Polizeibeamte tragen die Auxiliar

 
Offiziere des Militärs tragen die Auxiliar  

Oficiales de las Fuerzas Armadas

Officers of the Armed Forces

Offiziere des Militärs tragen die Auxiliar

 
Die Frau des ehemaligen Präsidenten Domitien zusammen mit der Handelsministerin

La esposa del Ex-Presidente Domitien, junto con la ministra de comercio

The wife of former President Domitien, together with the trade minister

Die Frau des ehemaligen Präsidenten Domitien zusammen mit der Handelsministerin

Fotos: Maruhukiro © 2008

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 

 

 

BURUNDI, Pe. Deogratias Maruhukiro/mkf. No período de 1994-95 o bairro Kamenge, situado na zona norte da cidade Bujumbura, fora um dos focos dos conflitos violentos ocorridos em Burundi. Foram saqueados haveres dos habitantes; grande parte da população foi desalojada. Kamenge é desde então um sinônimo para as terríveis conseqüências do conflito sangrento que veio precipitar Burundi em pobreza, miséria e luto. E é precisamente para aí que a Imagem Auxiliar Internacional da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt pretendia deslocar-se em 18 de maio derradeiro.

A peregrinação a Kamenge ocorreu pouco depois de uma bomba dos rebeldes haver quase destruído o edifício da Nunciatura Apostólica, num período em que reatadas inflamações de violência haviam precipitado as pessoas em medo e pavor; a esperança pela paz que figurava ter já sido tão notória de ser alcançada, desvaneceu. E é exatamente, penetrando este clima de decepção, temor e desespero, que ocorreu esta peregrinação. Inúmeras foram as pessoas que nela participaram, principalmente políticos. E ao tratar-se de levar a Imagem Auxiliar, os oficiais da Polícia e militares revezavam-se, igualmente um deputado do partido vencedor das últimas eleições, a esposa do ex-presidente, que trouxe a Auxiliar em companhia do atual ministro do comércio, assim como inúmeras outras altas individualidades do campo da política. Em companhia da esposa, o vice-presidente de Burundi veio participar na Santa Missa, sendo o principal celebrante o vigário geral da Arquidiocese de Bujumbura. Finda a Santa Missa, todos foram convidados a renovar a Aliança de Amor e oferecer as contribuições para o Capital de Graças, em prol da paz.

Solidariedade universal – a fortaleza do Movimento Apostólico de Schoenstatt

Ainda na mesma noite foi transmitida uma excelente reportagem televisiva acerca desta peregrinação: "Para os jornalistas fora peculiarmente interessante o fato de pessoas em outros países rezarem conosco e por nós; para nós é tão importante ver-nos acompanhados da oração da Família de Schoenstatt e, em particular, da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt ", palavras do pe. Deogratias Maruhukiro. "Peço, principalmente à Campanha da Mãe Peregrina em terras paraguaias que, durante meu trabalho aí, acompanhei em uma peregrinação empreendida a Santa Maria, a fim de que erga a voz e nos acompanhe em oração. Temos mister de muita oração e vivenciamos que Maria Santíssima opera deveras, e que muita coisa se modifica. Tenho em posse relatos de magníficos testemunhos, peculiarmente das regiões em que houve novamente confrontos. O único grupo de rebeldes ainda persistente nos combates estabeleceu agora negociações com o governo. Rezemos para que tais negociações tragam paz. E aos missionários, sobretudo da Argentina, Chile e Paraguai, peço-lhes insistentemente auxílio mediante a oração. A todos sempre lhes digo o que outrossim disse hoje por ocasião da entrevista concedida à televisão: pessoas desses paises rezam aqui por nós!"

Só o fato de tocar sua imagem, significa graça

Em companhia da esposa, Aloys Kadoyi, ex-ministro do Interior, um vizinho do Monte Sião, trouxe a Imagem Peregrina Auxiliar durante um trecho do percurso da peregrinação. Para ambos enorme fora a alegria de poderem ter também trazido a Imagem Auxiliar. "Não sei", prossegue o pe. Deogratias, "se se pode dizê-lo a leitores europeus, mas para as gentes daqui não se trata de trazer uma imagem qualquer. Para eles é a própria Nossa Senhora..."

"Podemos trazer a imagem de Nossa Senhora e Mãe nossa", assim escreve Aloys Kadoyi. "Uma grande honra e dita. Quem apenas a toca, recebe bênçãos. Por isso a Deus graças lhe tributamos. A peregrinação decorreu muito tranquilamente. Não houve empurrões nem ninguém se causou. O fato de estar o céu encoberto, não causou inquietação alguma aos romeiros. A homilia de Dom Jean Louis Nahimana, que celebrou a Santa Missa outrossim, muito nos agradou. Igualmente muitas foram as palavras confortantes que brotaram de muitos lábios ante a situação vivida. As graças que obtivemos são incontáveis. Pessoas com quem já há muito não tínhamos contato, reencontramos. Nos rostos podia-se-lhes ver impressa a alegria do testemunho que davam."

De manhã bem cedo a peregrinação partiu do Monte Sião Gikungu rumo a Kamenge; os muitos romeiros entoavam cânticos; enorme multidão de romeiros entoavam cânticos de louvor e de paz. Em dísticos, trazidos por ex-meninos da rua, acolhidos pela Associação ‘Maryia Ararfaha’ (Maria auxilia), fez-se um apelo à paz: paz nas famílias, em todas as províncias, em todo o Burundi. Juntamente com o pároco, muitos católicos de Kamenge haviam ido ao encontro da Imagem Auxiliar para acolher os romeiros, a metade do caminho.

Hutus, Tutsis e Batwas, todos pertencem a Burundi

Durante a Santa Missa de quase duas horas e meia de duração, Dom Jean Louis aludiu a que Hutus, Tutsis e Batwas, embora diferentes, todos pertencem no entanto a Burundi. Na Santa Missa participaram outrossim o segundo vice-presidente da República, M, Gabriel Ntisezerana, a senhora Ode Ndayizeye, esposa do ex-presidente, alguns parlamentares, oficiais do Exército e da Policia Nacional. A seu tempo a injustiça terá seu término. Dom Nahimana apelou para a prática do bem, a saber, para a responsabilidade de uma união pacífica em amor fraterno. Advertiu outrossim a revalorizar novamente o valor da unidade e assistência recíproca.

Prodígio da reconciliação

O organizador desta peregrinação, pe. Deogratias Maruhukiro, reitor do Santuário, situado no Monte Sião Gikungu, recordou na entrevista concedida à televisão de que esta peregrinação se inclui em todas as peregrinações para a preparação da coroação de Nossa Senhora como Rainha da Paz. Tais peregrinações possibilitam o encontro entre as pessoas e um conhecimento entre si. Têm um caráter unificador. Pessoas que outrora evitavam determinados lugares, porque, devido à crise que abalou Burundi, eram considerados perigosos e "hostis", são agora revisitados por ocasião de tais peregrinações. E descobriram: os outros, tais como eles mesmos, são outrossim entes que têm anseio de paz, e não têm outro anelo de que não seja o término de derramamento de sangue e da inimizade.

Os prodígios da reconciliação que se operam em cada uma destas peregrinações não podem ser apenas explicados nesta óptica; são a obra da Grande ‘Missionária da Paz’ que veio da Argentina , via Schoenstatt , com destino à África para transformar Burundi em uma nação de paz."

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 


 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 03.06.2008