Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0282pt-rch-clarisa-toledo-rancagua.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0282pt-rch-clarisa-toledo-rancagua.php on line 10
Clarisa Toledo de Brown
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-02-08

Espalhando sementes de Schoenstatt

Schoenstatt vivido: Clarisa Toledo de Brown, instrumento para a difusão de Schoenstatt em Rancagua, Chile

 

Clarisa Toledo de Brown (links), Werkzeug für die Verbreitung Schönstatts in Rancagua, Chile, verstarb am 3. Februar

Clarisa Toledo de Brown (izq.), instrumento para la difusión de Schoenstatt en Rancagua, Chile, falleció el 3 de febrero

Clarisa Toledo de Brown (left), instrument for spreading Schoenstatt in Rancagua, Chile, died on February 3

Clarisa Toledo de Brown (links), Werkzeug für die Verbreitung Schönstatts in Rancagua, Chile, verstarb am 3. Februar

 

Besuch in ihrem geliebten Heiligtum am 28. Mai

Visita a su querido Santuario, 28 de mayo

Visiting her beloved Shrine, May 28

Besuch in ihrem geliebten Heiligtum am 28. Mai

 
Ihr Brief an Pater Kentenich  

Su saludo al Padre Kentenich

Her letter to Father Kentenich

Ihr Brief an Pater Kentenich

 
Im Gründerzimmer  

En el lugar del Padre

At the Father room

Im Gründerzimmer

 
An diesem Tag freuten sich alle, Clarisa zu sehen, und wollten ein Foto mit ihr  

Todos ese día estaban muy contentos de ver a Clarisa y se alegraron mucho de tomarse una foto con ella

This day, all were excited to see Clarisa, and wanted a photo with her

An diesem Tag freuten sich alle, Clarisa zu sehen, und wollten ein Foto mit ihr

Fotos: Patricia Ahumada © 2008

 
 

CHILE, Sandra Caro Rodríguez. No domingo, 3 de fevereiro derradeiro faleceu Clarisa Toledo Brown, que edificou o Movimento Apostólico de Schoenstatt em Rancagua, Chile; volvidos três semanas de estado crítico, o bom Deus Pai e a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt acolheram-na no Schoenstatt eterno.

Clarisa Toledo, professora distinta, fundadora da Escola Técnica de Rancagua, contratou Cecília Alvarez como governanta, na década dos anos sessenta. Esta fora integrante do Movimento em Temuco; ao ter-se tomado conhecimento de que iria para Rancagua, do Santuário de Ayinrehue foi-lhe entregue a missão de aí dar a conhecer o Movimento de Schoenstatt. Assim, à patroa começou-lhe a narrar algo a respeito de Schoenstatt, de modo que a semente caiu em terra fértil. Clarisa Toledo convidou cinco senhoras para os encontros em sua casa; eram senhoras adultas e jovens. Estas sentiram o apelo no coração e começaram a dar continuidade à sementeira de Schoenstatt, até que em 1989 veio dar-se a concretização de um sonho; e em Rancagua foi dedicado o Santuário, sob o título "Filho do Pai para uma terra santa mariana".

Os restos mortais de Clarisa Toledo foram velados no subterrâneo do Santuário até 5 de fevereiro, havendo sido realizadas as exéquias fúnebres na Igreja do Bom Pastor, ao lado da Casa do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A Família de Schoenstatt acompanhou-a em grande número até a sua derradeira morada: "Clarisa foi muito importante para todos nós; um instrumento de Deus muito querido", assim se escutava repetidas vezes nesses dias cheios de luto e gratidão. E isto é compreensível quando os schoenstatteanos começam a relatar algo a respeito de seus encontros com ela.

Um exemplo de vida cristã

Patrícia de Ahumada narra algo do dia quando em maio derradeiro esteve com ela uma vez mais no Santuário: "As derradeiras fotos dela são do dia em que fomos ao Santuário, em 28 de maio derradeiro, dia da dedicação do Santuário, uma vez que nos não havia sido possível ir no dia em que a Família de Schoenstatt de Rancagua celebrou o aniversário da dedicação do Santuário. Neste 28 de maio fui buscá-la a casa onde me aguardava sorridente, como sempre; ainda que sob grandes dores, pôde todavia locomover-se. Mal havíamos chegado ao Santuário, começou a narrar algo sobre a dedicação. Caminhamos pelo terreno, visitamos Nossa Senhora no Santuário, e estava radiante porque o Santíssimo estava exposto. Pediu-me discretamente para lhe tirar um foto sua no Santuário. Em seguida a Octavio Galarce pediu-lhe a chave da Sala do Fundador donde ela , no dia da dedicação, havia recitado o Terço. Aí contou-me bem pormenorizadamente como outrora havia ocorrido quando Nossa Senhora se estabeleceu entre nós em Rancagua... Tudo lhe era bem vivo. Em seguida escreveu uma carta ao Pe. Kentenich no livro das visitas e, por último, rezamos as duas conjuntamente pela beatificação de nosso Pai Fundador .

Rezamos por todos o que já partiram para a eternidade, como Rosa Araya, o senhor Yacaman, minha saudosa amiga Ângela Fuenzalida e Teresita Henríquez, por todos os que vivem sós, e abandonados, e por todos enfermos. Ao partirmos, encontramos vários schoenstatteanos do tempo do início do Movimento em Rancagua, e aproveitei a oportunidade para tirar mais algumas fotos, pois Clarisa se havia alegrado de rever velhos amigos.

Depois levei-a para casa, e passamos o dia juntas conservando sobre muitos assuntos.

Grande amiga e autêntico exemplo de vida cristã de nós partiu; jamais a iremos olvidar; sempre terá um lugar em nossas orações e corações. Clarisa fora alguém que sempre difundia alegria e amor. Sinto muito sua partida; não obstante, certa estou de que do céu continuará a assistir-nos."

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 26.02.2008