Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0248pt-sch-programa-schoenstatt.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0248pt-sch-programa-schoenstatt.php on line 10
Tempo de Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-02-22

Não basta somente visitar o lugar de origem, senão outrossim permanecer aí

Tempo de Schoenstatt: uma oferta das Irmãs de Maria de Schoenstatt à Juventude Feminina de Schoenstatt do mundo inteiro

 
Die jungen Frauen aus Viña del Mar, Chile, waren gut zwei Monate in Schönstatt

Las jóvenes de Viña del Mar, Chile, estuvieron dos meses en Schoenstatt

The young women from Viña del Mar, Chile, spent two months in Schoenstatt

Die jungen Frauen aus Viña del Mar, Chile, waren gut zwei Monate in Schönstatt

Foto: Melissa Schmid © 2008

 

SCHOENSTATT, mfk. Na manhã de quarta-feira, 20 de fevereiro derradeiro, Javiera, María Jesús, Stephanie, Susana, Catalina e Valentina, seis jovens de idades compreendidas entre os 17 e 20 anos, oriundas de Viña del Mar, Chile, regressaram a seu país natal, após uma estadia de mais de dois meses em Schoenstatt , no lugar em que nasceu o Movimento Apostólico de Schoenstatt . Pretendiam, não somente visitar este lugar, senão que permanecer aqui, "viver em Schoenstatt". Tiveram tempo para conhecer as raízes de Schoenstatt, de trilhar pegadas do fundador e conhecer os jovens que, juntamente com o Pe. Kentenich, fundaram o Movimento de Schoenstatt; fora um período para visitarem os lugares mais importantes da história de Schoenstatt e, de modo particular, outrossim um período para aprofundar convicções e conhecimentos, mediante o vivo contato com o lugar de origem.

Fora o primeiro grupo que vivenciou sem exceção o programa recentemente criado: "Tempo de Schoenstatt"; uma oferta de permanência durante um período de tempo na proximidade do Santuário-Original para jovens de língua espanhola. Este programa encontra-se agora a cargo da Ir. Luz Maria, oriunda do Chile, que já alguns anos havia trabalhado em Schoenstatt no acolhimento de peregrinos de língua espanhola.

Resposta a um pedido de muitas jovens

Desde há um ano a Ir. Luz Maria se encontra novamente em Schoenstatt, trabalhando agora a tempo inteiro em prol do programa "Tempo de Schoenstatt". Isto significa maior disponibilidade de tempo do que antes para o acompanhamento das jovens, para além de todos os preparativos necessários para a estadia e material auxiliar para submergirem no mistério deste lugar e acolher as graças por eles concedidas. Não se trata, segundo Ir. Luz Maria, de um programa destinado a voluntariado em um projeto social ou pastoral de Schoenstatt nem simplesmente de um período de intercâmbio cultural. Trata-se, sim, de dar a possibilidade a jovens da Juventude Feminina de Schoenstatt que selaram a Aliança de Amor, pelo menos há dois anos, de introduzirem-se intensivamente na espiritualidade de Schoenstatt, conhecerem suas raízes, por outra, as raízes Movimento Apostólico de Schoenstatt, e viverem no lugar onde nasceu o Movimento. Ai, bem como mediante as visitas a locais onde o Pe. Kentenich viveu e atuou, podem acolher pessoal e concretamente o significado deste lugar. "O empenho e heroísmo dos primeiros soldados", no dizer da referida irmã, "impressionou muito as jovens." É uma experiência que toca a vida de cada uma confrontando-as outrossim com a própria concepção de vida. Creio que todas elas regressam a casa com grande entusiasmo apostólico."

Como a geração fundadora

"Minha vida transformou-se definitivamente mediante esta viagem", assim diz Valentina de 19 anos de idade. "Neste caso há um antes e um depois. Sinto que cresci incrivelmente no campo espiritual; e o que levo comigo para casa, para a universidade e para o meu grupo é este sentimento de poder e dever ser continuamente por toda a parte instrumento de Cristo. Dois meses em Schoenstatt significa receber todos os dias um novo presente de Deus."

"Poderia resumir minha experiência de Schoenstatt qual escuta contínua de Deus", assim opina Catalina de 18 anos de idade, "deixando-me sentir como filha sua que é inteiramente impregnada por ele; nestes dois meses aprofundei-me na vida da geração fundadora e em seu amor a Maria Santíssima, a confiança que nela depositaram; e o acolhimento que nela encontraram, vivenciei-o outrossim."

Para Susana o que a comoveu profundamente foi a "visita ao túmulo do Pe. Kentenich... Ele tomou a seu cargo a educação de nosso grupo tal como outrora a dos soldados." Os soldados, a geração fundadora: estes encantaram de forma bem peculiar este grupo. Aprofundaram-se em suas biografias e hoje conhecem, não somente um José Engling, Hans Wormer ou Max Brunner, senão que outros jovens dessa época que edificaram conjuntamente Schoenstatt, como por exemplo: Alberto Langner, Afonso Fleuchhaus, Karl Kubisch, José Koch, Norberto Theele e tantos outros... "A vida da geração fundadora muito me imprimiu; marca um estilo de vida que desejo viver: ser apostolo de Schoenstatt...", assim declara Stephanie: "A exemplo da geração fundadora colocamo-nos como instrumento de Nossa Senhora para anunciar Schoenstatt ao mundo.", é isto o que Maria Jesús leva consigo destes dois meses volvidos em Schoenstatt.

O ápice

"O ápice para nós sete, na qualidade de grupo, foi a renovação de nossa Aliança de Amor no Santuário-Original, e estar aí sentadas com toda a tranqüilidade para vivenciar tudo o que considera o dia 18 de outubro de 1914", assim se manifestou Valentina.

Valeu a pena os muitos sacrifícios para possibilitar tal viagem e estadia? Sem dúvida alguma", responde Maria Jesús. " Aqui cada casa fala do Pe. Kentenich "E o que mais a impressionou?" O fato de saber que milhões de pessoas espalhadas nos cinco continentes amam esta Obra, e que Deus tem mister de mim e de muitos outros corações para a dar a conhecer Schoenstatt ao mundo!"

Javiera de 17 anos de idade tem uma mensagem para os jovens do mundo inteiro: "Sede filhos; Jesus e Maria Santíssima encarregam-se de fazê-lo! Por que ter medo? O mundo tem mister de jovens originais e autênticos que fazem causa comum. Sim, pode-se ser santo! Schoenstatt é resposta e berço para novas personalidades!

  • O programa encontra-se aberto para membros ativos da Juventude Feminina de Schoenstatt com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos que têm selado a Aliança de Amor, pelo menos há dois anos; a estadia encontra-se restrita no máximo a um período de três meses; as jovens têm de estar dispostas a cooperar em trabalhos domésticos; ofertas análogas há outrossim para outros países estrangeiros. O "Tempo de Schoenstatt" é a aparelha para o "Tempo de exterior" que se oferece a jovens de língua alemã em Centros de Schoenstatt fora da Europa.
  • Maiores informações serão dadas através do e-mail: schoenstatt.international@s-ms.org, a cuidado de Ir.Luz Maria.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 04.03.2008