Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0231pt-deu-polnische-familien-frohlinde.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0231pt-deu-polnische-familien-frohlinde.php on line 10
Famílias polonesas nos Centros de Schoenstatt de Essen e Frohlinde, Alemanha
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-02-29

Visita empreendida ao Santuário, como retribuição da visita da Mãe Peregrina a famílias polonesas

Dias de reflexão para famílias polonesas nos Centros de Schoenstatt de Essen e Frohlinde, Alemanha

 
Polnischsprechende Familien beim Besinnungstag am Heiligtum in Essen-Kray, 23. Februar

Familias polacas de la Campaña, en el Santuario de Essen-Kray, Alemania, 23 de febrero

Polish-speaking Families of the Schoenstatt Rosary Campaign at the Shrine in Essen-Kray, Germany, February 23

Polnischsprechende Familien beim Besinnungstag am Heiligtum in Essen-Kray, 23. Februar

 

Kreuzweg mit der Pilgernden Gottesmutter: wie sie Jesus begleiten und mit ihm gehen

Via Crucis con la Virgen Peregrina: acompañar a Jesús con ella

Stations of the Cross with the Pilgrim MTA: accompanying Jesus with her

Kreuzweg mit der Pilgernden Gottesmutter: wie sie Jesus begleiten und mit ihm gehen

 
Frohlinde: der Kindertisch  

Frohlinde: la mesa de los niños

Frohlinde: children’s corner

Frohlinde: der „Kindertisch“

 
Im Wohnzimmer einer Familie in Dortmund  

En el departamento de una familia en Dortmund

In the apartment of a family in Dortmund

Im Wohnzimmer einer Familie in Dortmund

 
Besinnungstag in Frohlinde, 24. Februar: Familien aus Bergkamen  

Retiro en Frohlinde, 24 de febrero: Familias de Bergkamen

Retreat in Frohlinde, February 24: families from Bergkamen

Besinnungstag in Frohlinde, 24. Februar: Familien aus Bergkamen

 
Familie aus Marl mit ihrer kleinen Marie

Familia de Marl, con la pequeña Marie

Family from Marl with little Marie

Familie aus Marl mit ihrer kleinen Marie

 
Teilnehmer aus Castrop  drei Generationen  

Participantes de Castrop – tres generaciones

Participants from Castrop – three generations

Teilnehmer aus Castrop – drei Generationen

Fotos: Sr. Damiana Czogala © 2008

 

 

 

ALEMANHA, mfk. Em numerosos centros de aglomeração como Berlim, Frankfurt, Wiesbaden, Kiel, Colônia e Coblença, bem como na região fronteiriça da Alemanha com a Polônia, particularmente, porém, na região de Ruhr, vivem até dois milhões de pessoas, por razões imigratórias, seja na totalidade, seja na parcialidade, enraizadas em sua língua e cultura e dispostas a co-organizar ativamente a realidade da Alemanha, tanto social quanto religiosa. Nos dias 23 e 24 de fevereiro derradeiro quase cem dessas pessoas vieram aos Santuários de Schoenstatt, situados na região do Ruhr – Essen-Kray e Frohlinde – para retribuir uma visita. Depois da Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt ter estado tantas vezes em seus lares, vieram então visitá-la em seu Santuário. Mediante quase cinqüenta imagens peregrinas, a Mãe Peregrina de Schoenstatt visita famílias polonesas, residentes na região do Ruhr: em Bochum, Essen, Recklinghausen, Gelsenkirchen, Dortmund, Bergkamen, Alemanha.

Na tarde de 23 de fevereiro derradeiro mais de trinta pessoas de Essen e Bochum vieram ao Santuário de Essen-Kray, Alemanha. Fora a primeira vez que neste Centro de Schoenstatt ocorreu um dia de reflexão para as famílias que recebem a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt; algumas dessas famílias já haviam estado em Schoenstatt por ocasião de uma peregrinação. Sem dúvida alguma que as palavras de despedida: "Agora passamos a vir mais reiteradamente" irão sempre fazer-se realidade.

Educar mediante a misericórdia

Ao chegarem ao Santuário, estes romeiros escreveram em cédulas suas contribuições para o Capital de Graças da MTA. O presente de visitas como retribuição da visita que a Mãe Peregrina empreende a seus lares! Depois de haverem preenchido todas as cédulas e saudado Nossa Senhora, a ir. M.Damiana teve o elã de dar a conhecer Maria Santíssima como educadora. Em vista do Pe. Kentenich como educador paternal, a referida irmã explicita a importância da misericórdia na educação. Quem reconhece sua culpa, já não devia ser castigado, mas sim aceito e acolhido ainda com maior amor; quando uma criança confessa a verdade a respeito de alguma tolice feita, não deveria ser castigada... Então ela irá novamente confessar a verdade. Assim também age Deus conosco. Feridas que a vida causou podem ser cicatrizadas onde há misericórdia. "Nunca escutei algo assim!", disse um pai que gostaria de ter ouvido muito mais a respeito do tema da paternidade; muitos foram os que aproveitaram a oportunidade para ser atendidos em confissão.

Durante o exercício da via sacra, três crianças traziam sempre com elas uma imagem da Mãe Peregrina, de estação a estação: assim como ela acompanhou seu filho Cristo Jesus, também acompanha cada um de nós em sua via sacra. O encerramento deste encontro ocorreu com a Santa Missa.

Dez imagens peregrinas em Dortmund – e agora mais três imagens peregrinas

Só entre as famílias polonesas, residentes em Dortmund, dez são as imagens peregrinas que visitam os lares. Isto até a 24 de fevereiro derradeiro, uma vez que a partir dessa data houve um acréscimo de três imagens peregrinas. Nas quatro missas dominicais da Missão Católica Polonesa de Dortmund, uma das sessenta e sete comunidades para a assistência religiosa a católicos de língua polonesa, residentes na Alemanha, a ir. Damiana falou aos fiéis presentes acerca da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Salvo na primeira Missa da manhã, mais de quinhentos fiéis participaram em cada das demais missas, e muitos foram os que se mostraram assaz abertos à campanha. Na derradeira missa o prelado Ryszard Mroziuk abençoou a comunidade com a Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Na parte da tarde as mesas e cadeiras do Centro de Schoenstatt de Frohlinde mal chegaram para a afluência de mais de cinqüenta adultos e dez crianças, provenientes de Dortmund, Marl, Castrop, Recklinghausen e Bergkamen. É graças a famílias polonesas que a Mãe Peregrina de Schoenstatt é conhecida em Bergkamen, dado que a cerimônia do envio de quatro imagens peregrinas havia ocorrido na Igreja paroquial de Bergkamen.

"Muitos foram os conhecimentos a respeito da fé a mim transmitidos nesta tarde, até me então desconhecidos", assim disse posteriormente um dos participantes.

"Nunca escutei algo assim"

Um jovem casal de Marl esteve aqui com a sua filhinha bebê de poucos meses de idade. Retribuição de uma visita peculiar! Pois o prodígio da nova vida ocorreu quando a Imagem da Mãe Peregrina visitara seu lar pela primeira vez. Com as botinhas que recebera por ocasião da bênção para mães/pais, pela Liga das Mães promovida, a pequenina Mari estava então muito bem disposta!

 

As primeiras imagens peregrinas a visitarem famílias polonesas surgiram em 1997 em Simmern no Hunsrueck, Alemanha. Hoje, mediante duzentas e sessenta imagens peregrinas, a Mãe Peregrina visita cerca de 2.200 famílias de descendência polonesa, encontrando-se outrossim na seqüência famílias russas , vietnamitas, croatas e alemãs, de Kiel e Neu-Muenster até Munique, de Aachen até Berlim, Alemanha.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 11.03.2008