Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0230pt-arg-flora-anselmo.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/02/8t0230pt-arg-flora-anselmo.php on line 10
Flora Anselmo, uma mulher de fé
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-02-29

Flora Anselmo, uma mulher de fé

Esther Flora Ramato de Anselmo, fundadora do Círculo Vocacional: movida pela Aliança de Amor no empenho por vocações

 
Flora Anselmo, Gründerin des Berufungs-Kreises

Flora Anselmo, fundadora del Circulo Vocacional

Flora Anselmo, foundress of the Vocational Circle

Flora Anselmo, Gründerin des Berufungs-Kreises

 

Flora Anselmo mit Schw. Elisa und P. Guillermo Mario Cassone

Flora Anselmo con la Hna. M. Elisa y el P. Guillermo Mario Cassone

Flora Anselmo with Sr. Elisa and Fr. Guillermo Mario Cassone

Flora Anselmo mit Schw. Elisa und P. Guillermo Mario Cassone

 
Im Gedenkjahr zum Hundertsten Geburtstag Pater Kentenichs 1985 in Schönstatt  

En Schoenstatt, en el centenario del Padre Kentenich 1985

In Schoenstatt,  at the centenary of Fr. Kentenich in 1985

Im Gedenkjahr zum Hundertsten Geburtstag Pater Kentenichs 1985 in Schönstatt

Fotos: Anselmo © 2008

 
   

ARGENTINA, Círculo Vocacional. Em 19 de fevereiro derradeiro regressou à Casa do Pai eterno, aos 92 anos de idade, plenamente vividos, Flora Anselmo. Entre as obras que deixa, encontra-se de modo peculiar aquela que a nutriu, cuidou e amou qual sua própria filha: o Círculo Vocacional Pe. Kentenich, que, juntamente com outras senhoras, fundara há precisamente vinte e cinco anos, em Buenos Aires, Argentina. Em plena preparação deste jubileu, a se realizar no mês de maio próximo, Deus Pai surpreendeu-nos ao levá-la para junto de si.

Pe.Guillermo Mario Cassone, diretor espiritual do Círculo Vocacional, descreve-a como mulher de fé que levou uma vida" muito rica e fecunda" com muitos filhos, netos e bisnetos a quem se dedicou com visível afetividade. Nestes dias de luto chorarão sua partida; todavia serão sustentados por nós mediante nossa oração.

Fora uma mulher de igreja, engajada com empenho efetivo e afetivo nas paróquias, instituições e obras. Fora uma autêntica filha de Schoenstatt intimamente vinculada a Nossa Senhora e ao Pe. Kentenich e com enorme criatividade inexaurível.

Em sua longa e interessante biografia, escrita por uma de suas filhas, por ocasião de seu nonagésimo aniversário natalício, surgem tantas histórias que a patenteiam qual mulher de fé ativa e persistente, de modo que é impossível poder enumerá-las todas aqui; agora, em companhia do Pai Fundador e de muitos de seus entes queridos que já se encontram na Bem-Aventurança, irá celebrar no céu o jubileu de prata do Circulo Vocacional Pe. Kentenich.

Sua vida: o Círculo Vocacional Pe. Kentenich

Este círculo tem como finalidade rezar diariamente pelas vocações para Schoenstatt e para a Igreja. Conta já com cerca de mil membros, que se encontram na primeira quinta-feira de cada mês em mais de vinte Centros de Schoenstatt na Argentina. Outros o fazem em casa ou participando na Missa paroquial. Flora fundou, não somente este círculo, senão outrossim fora sua alma ao longo de todos estes anos, vivendo pendente de tudo o que ocorria no Círculo Vocacional.

Ela, porém, não somente rezava e incitava à oração, senão que se preocupava em cooperar na formação dos seminaristas e noviças, arrecadando donativos; participava em todas as cerimônias e difundia este pedido em prol das vocações por todos os meios possíveis.

"Obrigado, Flora! E pedimos-te que doravante intercedas junto de Jesus pelas vocações, bem como pelo teu Círculo, para que ele nos assista a crescer e, mediante infinitos rogos, Deus continue chamando muitos corações de jovens a uma entrega total pelo Reino de Deus!"

"Como irmos sentir sua falta na Festa de Sion!", fora uma das primeiras reações quando circulou pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt da Argentina a notícia do falecimento de Flora Anselmo. "Sempre se a viu muito ativa, cheia de vida e de idéias..."

Na qualidade de diretor espiritual, o Pe. Kentenich, nos primeiros anos de Schoenstatt, costumava a oferecer modelos e inspirações "vivas" aos seminaristas, mediante a leitura de biografias de ficção ou verídicas. A partir do segundo ano da edição da revista MTA, o Pe. Kentenich dá nova nota a esta práxis. No início de 1917 introduz nova rubrica: o Retrato. Estes são quase os únicos artigos que o Pe. Kentenich redige, salvo notícias a respeito de falta de fundos ou pedidos de envio de endereços atualizados. Além de várias edições, são séries contínuas acerca de seis membros do Schoenstatt jovem, tombados na guerra; nesses retratos, essencialmente constituídos de testemunhos e extratos de cartas, são descritos processos centrais da história da comunidade e elementos de âmago da espiritualidade e de sua atuação "experimental"; pois o Pe. Kentenich está convicto de que a Aliança de Amor e tudo o que Schoenstatt encerra se encontra originalmente soletrado na vida de cada um deles. Estas biografias são cativantes e sugestivas e patenteiam até hoje toda a sua força de fascinação.

Nosso agradecimento a Angélica Anselmo pela redação do retrato de sua mãe e de tê-lo colocado à disposição de todos.

Toda a sua vida fora iluminada por enorme fé

Mamãe fora uma alma fiel em cada momento de sua vida; nos momentos, assim alegres quanto dolorosos, conservava seu sorriso e sentia a amorosa presença de Deus que a seu encontro vinha sorrindo. Sua infância e juventude fora expressamente árdua. Desde esse tempo era de natureza lutadora, com espírito de empreendedora e de impulso em todos os seus ideais e idéias. Fora sempre uma companheira compreensiva para seu esposo Juan e feliz nos tempos de opulência, conservando essa felicidade nos tempos de pobreza; e fora uma excelente professora.

Era uma mãe exemplar de quatro filhos; ofereceu-lhes tempo, amor e ótima educação. Transmitiu-lhes a fé em Deus qual fundamento de vida; educou-os para uma cultura do trabalho, honestidade e solidariedade; sua casa era como seu coração: aberto, caloroso, alegre e otimista. Como avó, alegrava-se com cada um dos seus sete netos; uma alegria que se traduzia no falar, escutar, acompanhar, servir, proporcionar alegria e confiança com amor maternal. Seus netos ofereceram-lhe seus sete bisnetos, que os acompanhava do mesmo modo, aos quais lhes transmitia alegria e confiança.

E tinha muitos filhos e netos de coração, que os amava como fossem seus próprios filhos e netos. Toda a sua vida fora iluminada por enorme fé. Cria em Deus e vivia dessa convicção. Estava profundamente vinculada a Maria Santíssima de quem se via amada, protegida e rodeada com amor maternal. A ela confiava-lhe suas preocupações e com ela partilhava suas alegrias. Tudo tratava deveramente com ela, pois sabia que alguém a escutava e acompanhava.

Fundadora do Círculo Vocacional Pe. Kentenich

Nos inícios da década dos anos oitenta travou conhecimento com o Movimento Apostólico de Schoenstatt, integrou-se nele, vindo afundar em 1983, juntamente com os Padres de Schoenstatt, o Círculo Vocacional. Presbíteros, irmãs e leigos seguiram a chamada; a partir de então implantou a bandeira do Círculo Vocacional a nível nacional; estimulava o cultivo da oração pelas vocações sacerdotais e pelas Irmãs de Maria, da subvenção da formação dos postulantes e noviços e, de modo particular, da oração pela fidelidade dos sacerdotes em sua caminhada.

Flora fora um tipo de dirigente nato; seu intelecto nunca descansava, empreendendo todos os projetos planejados. Em 1895 participou com grande grupo na semana comemorativa do centenário do Pe. Kentenich em Schoenstatt; naturalmente com o estandarte do Círculo Vocacional, surgido entretanto. Não foi a Schoenstatt na qualidade de público, mas sim portadora de uma missão. Para ela fora uma vivência inesquecível estar no lugar sagrado de Schoenstatt. Acompanhava cada vocação pessoalmente, com telefonemas, e-mails (sim, com e-mails) e saudações pessoais. Alegrava-se com cada etapa que os postulantes ou as noviças das Irmãs de Maria iam atingindo. E desde a inauguração da Casa Maria Rainha ofereceu seus préstimos voluntários até ao dia em que foi hospitalizada para já não regressar.

Fora outrossim ativa na Paróquia Imaculada Conceição de Belgrana, bem como na Liga das Mães, onde fora dirigente, tesoureira e , por fim, guarda-livros. Ao longo de dez anos fora ministra da Comunhão. E em 2004 fundou o Círculo São José, juntamente com o par. Ricardo Ochoa, outrossim no pedido de oração pelos presbíteros e vocações religiosas.

Flora fora uma mulher que selava cada contato pessoal com uma amizade; tendo sempre vínculos. E cada pessoa que a conhecia experimentava seu carisma pessoal de aceitar, compreender e acompanhar as pessoas; e isto para sempre.

Seus últimos dias de vida

Assim como fora toda a sua vida, outrossim foram seus dias de vida derradeiros: por um lado, com espírito de lutadora; por outro lado, com toda a confiança em Deus depositada. Manteve-se corajosa, imperturbável e inteiramente confiante nas mãos de Deus ao longo das três semanas hospitalizada. Ao dar entrada no hospital, disse o seguinte a Nossa Senhora: "Não me largues a mão!" Várias foram as vezes que recebeu a Unção dos Enfermos e a benção presbiteral, administradas por muitos presbíteros a ela unidos em amizade e gratidão e que vinham visitá-la: o pe. Guillermo Mario Cassone que lhe administrou a Benção pontifica e a Absolvição geral, pouco antes de partir para Roma. Outrossim a ir.Elisa, a Provincial das Irmãs de Maria, e muitas outras Irmãs de Maria iam visitá-la, que as acolhia com grande alegria e gratidão. Flora permaneceu com o coração cheio de alegria até ao derradeiro instante de vida...

Regressou à Casa do Pai eterno pelas 21:30hs do dia 19 de fevereiro derradeiro, no Hospital Mater Dei.

Agora goza da presença de Deus, de Nossa Senhora e de todos os seus entes queridos que, sem dúvida alguma, aí a aguardavam.

Os padres Javier Artearga, António Cosp e Adolfo Lozada vieram para o velório; em companhia dos presentes rezaram o Terço e deram testemunho de suas vivências pessoais com Flora, do trabalho com ela no Círculo Vocacional Pe. Kentenich – e sentia-se o carinho que nutriam por ela.

Pelas 13:00hs do dia 20 de fevereiro, os párocos Edgardo Iriarte, Luis Maria Rodríguez Melgarejo e Adolfo Losada aguardavam junto à escada da igreja paroquial esta fiel filha de Deus que tanto havia dado ao longo de toda a sua vida; ao ser a urna levada para a igreja, ressoavam os cânticos, como teria sido do agrado de Flora! Sua foto com seu sorriso contagiante sobre a urna durante as exéquias fúnebres dissipou a tristeza da celebração. Dois netos fizeram as leituras; outros dois falaram a respeito do que é para eles a perda da avó, o que havia significado sua vida; e com um "até breve" concluíram seu caloroso e cordial testemunho.

Seus familiares e amigos agradeceram a Deus por toda a beleza que Flora colocou em nossa vida e em nossa família.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 11.03.2008