Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/01/8t0196pt-sch-serenata.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/01/8t0196pt-sch-serenata.php on line 10
A primeira hora de 2008 no Santuário-Original
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-01-04

Enamorados pela MTA como a Geração Fundadora

A primeira hora de 2008 no Santuário-Original – Encontros natalinos em Schoenstatt, Alemanha

 

Erste Stunde des Jahres 2008 im Urheiligtum: Serenade an die MTA

La primera hora del Año 2008 en el Santuario Original: Serenata a la Mater

The first hour of the year 2008  in the Original Shrine: Serenade for the MTA

Erste Stunde des Jahres 2008 im Urheiligtum: Serenade an die MTA

 

Hunderte von Menschen kommen Tag für Tag zu den Zehn Minuten an der Krippe

Cientos de personas participan cada día: 10 minutos junto al pesebre

Hundreds of people participating each day: 10 minutes by the manger

Hunderte von Menschen kommen Tag für Tag zu den „Zehn Minuten an der Krippe“

Fotos: POS Fischer © 2008

 
Alles hineingeben in den Kelch  

Entregar todo al cáliz

Offering all into the chalice

Alles hineingeben in den Kelch

Foto: I. Springer © 2008

 
Santiago, Gonzalo, Fabrizio: bei der Serenade  

Santiago, Gonzalo, Fabrizio: durante la serenata

Santiago, Gonzalo, Fabrizio: during the serenade

Santiago, Gonzalo, Fabrizio: bei der Serenade

 
Angelo mit seiner Pilgermadonna  

Angelo con su peregrina

Angelo with his Pilgrim MTA

Angelo mit seiner Pilgermadonna

 
Alle dürfen zu dir kommen, Jesus, Kind in der Krippe...

Todos pueden venir a ti, Niño Jesús...

All may come to you, Jesus, Child in the manger...

Alle dürfen zu dir kommen, Jesus, Kind in der Krippe...

Fotos: POS Fischer © 2008

Álbum de fotos – photo album – Fotoalbum

 
   

SCHOENSTATT, mkf: "Que alegria não seria para o Pe. Kentenich, se visse estes jovens no Santuário-Original, enamorados pela MTA, como a geração fundadora!". Eis um comentário proveniente da Argentina, de uma das quase duzentas pessoas que, sozinhas, haviam visto via Internet o vídeo da serenata improvisada em honra de Maria Santíssima, na primeira hora de 2008. Enquanto lá fora o fogo de artifício saudava o novo ano, jovens, oriundos da Itália, da Argentina, do Paraguai e do Chile, consagravam, com seus cânticos, o ano de 2008 a Nossa Senhora de Schoenstatt.

Em Schoenstatt os dias "entre anos" , como se costuma a dizer na Alemanha, foram impressos por intensos encontros e vivências natalinas. Ainda chegam estrelas, provenientes de todas as regiões do mundo, com nomes de pessoas que querem estar hoje presentes no Santuário-Original, no Belém de nossos dias: pessoas que se ressentem com o desemprego, solidão, relações cortadas, crianças e jovens moribundos, nações inteiras, como Paquistão e Quênia, se encontram no Santuário-Original... Todos os dias chegam outrossim centenas de pessoas, vindas das abas de Schoenstatt , para participar na iniciativa : "Dez minutos junto ao presépio" – talvez seis mil tenha sido até a data o número de pessoas que têm aqui ocorrido, segundo os organizadores desta iniciativa; todos os dias a igreja encontra-se cheia com a presença de jovens pais e de avós que trazem os filhos ou netos, amiúde com a presença de amigos, para visitar o presépio, invertendo-se , por vezes, a situação, sendo as próprias crianças quem arrasta os pais e os avós para junto do presépio; porque querem , ao menos uma vez , ter ainda a dita de ser estrela ou anjo, pastor ou ovelha, rei mago ou São José ou, até mesmo, obter o mais cobiçado de todos os papéis na representação do presépio: Maria! "Quero ser Maria!", talvez seja esta a frase mais escutada nestes dias. Meninas que saem do carro correndo, apenas para chegar bem mais cedo, com a esperança de obterem o papel dos papéis em tal representação: Maria! Meninas que vertem lágrimas por outrem haver obtido o papel de Maria; meninas que chegam bem muito antes do início da representação, apenas para serem Maria.

E muitos ainda a caminho de casa sussurram o cântico: "Todos podem vir a Ti, Jesus, Deus Menino, deitado na manjedoura!

Jornadas e encontros ocorridos na quadra de Natal

No Centro Juvenil Marienberg, os dirigentes do Ramo da SMJ (Juventude Masculina de Schoenstatt) da Alemanha e Áustria reuniram-se para a Jornada Anual que encerrou com o emocionante lema do ano: Viver enraizado para tocar os corações dos homens para o reino de Deus (artigo próprio).

Na Casa Sonneau ocorreram dias de reflexão para jovens senhoras, e na Casa Marienland, uma jornada de fim de ano. Na Casa Marienau, diversos foram os encontros e jornadas da Liga dos Padres; entre outrem, ocorrera aí o curso de candidatos com Simon Donneley, oriundo da África do Sul, que atualmente estuda em Roma, e a presença de um representante do primeiro curso da Liga de Burundi, estudando outrossim em Roma.

Sob a direção do Pe.Martín Gómez, os jovens de Roma – Missionários da Argentina e do Paraguai e dois jovens da Itália, Gino de Gênova e Fabrizio de Roma – fizeram um retiro na Casa Nazareth, ao passo que o grupo de Toscana juntamente com Ângelo de Sardenha descobriu Schoenstatt a partir de Sonneau. Ângelo trazia sempre com ele sua imagem da Mãe Peregrina, a primeira das quatro existentes em Sardenha, envolta na bandeira da região, pois "ela está habituada ao sol de Sardenha, de forma que não pode resfriar-se na Alemanha fria", assim diz Ângelo rindo. Outrossim a Mãe Peregrina passou a passagem de ano no Santuário-Original.

A partir das vinte e três horas do dia 31 de dezembro, o Santuário-Original foi-se enchendo de fiéis: Irmãs de Maria, casais, Michelle e Jacki Adriaanse da África do Sul, o grupo de Toscana, Ângelo de Sardenha e a chegada de sempre mais jovens... Outrossim a presença do grupo das jovens senhoras do Chile, vindas da festa de fim de ano , ocorrida em Marienberg, assim como a da SMJ de Roma, em companhia do violão!

Paralelamente, no Santuário-Tabor, situado em Marienberg, dá-se início à celebração eucarística de fim de ano; Pe.Lothar Herter celebra-a em companhia dos jovens e de alguns convivas. Belo momento: em vez da homilia, os fiéis presentes são convidados a colocar no cálice o que lhes tocou no ano derradeiro, bem como o que desejam oferecer para este novo ano.

A vivência mais bela em Schoenstatt

Volvido o período de oração, acompanhado com belíssimos cânticos e organizado pelos Padres Palotinos da Casa Wasserburg, que vieram com grande grupo de participantes de uma jornada de fim de ano, o campanário do Santuário-Original anuncia pouco depois da meia-noite a chegada do novo ano. Felicitações, fogo de artifício, luzes, muita alegria reina lá fora; e no Santuário-Original jovens recitam espontaneamente a pequena consagração: "Ó Senhora Minha, ó minha Mãe..."; primeiramente em língua inglesa, a seguir em língua alemã e, por fim, em língua espanhola. A Nossa Senhora consagram-lhe o novo ano que se inicia, bem como todos os que se encontram vinculados a este Santuário, confiando-lhe a ela tudo o que tem mister das graças deste lugar...Todas as estrelas que haviam sido enviadas no Natal foram-lhe uma vez mais a ela confiadas. E foram as jovens senhoras do Chile quem entoara o cântico: "Maria de la Alianza"; Gonzalo afina o violão, abaixa o tom, ajusta os acordes – e enquanto nos bancos da frente se canta em língua espanhola, o mesmo cântico ressoa nos bancos detrás em língua italiana, vigorosamente entoado. A seguir, segue-se uma série de cânticos , alternadamente e em comum...cânticos da Argentina, do Paraguai, do Chile e da Itália... Tem-se a impressão de poder agarrar o céu com as próprias mãos e este amor bem particularmente profundo, resoluto, de que nasceu Schoenstatt... há quase cem anos e de que continua a viver, hoje. Se José Engling, e Hans Wormer, e Alberto Langner estivessem agora sentados entre estes jovens, sentir-se-iam em casa.

"Fora a minha vivência mais bela nestes dias", disse Fabrizio; volvida quase uma hora, ao ser o Santuário encerrado, ainda uma derradeira prece pela paz no mundo. Em seguida, em frente do Santuário-Original, festeja-se a chegada do novo ano com champanhe, velas e com muita alegria juvenil: o ano do quadragésimo aniversário da morte do Pe.Kentenich, o ano em que deve ser encerrada a nível diocesano sua causa de beatificação; o ano do Dia Mundial da Juventude, a realizar-se na Austrália, o ano do lançamento da primeira pedra do primeiro Santuário de Schoenstatt na Croácia..., o sexto ano que antecede a celebração do centenário da Aliança de Amor; um ano da nova geração fundadora.

 Audio/Video

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 18.01.2008