Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/01/8t0151pt-bra-santuario-tabor-santa-maria.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/01/8t0151pt-bra-santuario-tabor-santa-maria.php on line 10
Rumo ao Jubileu de 60 Anos do Santuário Tabor – 11a13 de abril de 2008
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-01-22

Sessenta anos da consagração do primeiro Santuário de Schoenstatt em solo brasileiro

Rumo ao Jubileu de 60 Anos do Santuário Tabor – 11a13 de abril de 2008

 

Das Tabor-Heiligtum, das weltweit zweite Filialheiligtum, geht dem 60. Weihetag entgegen

El Santuario Tabor, el segundo santuario filial del mundo, cumple 60 años

The Tabor Shrine, the second daughter Shrine of the world, will be 60 years in April

Das Tabor-Heiligtum, das weltweit zweite Filialheiligtum, geht dem 60. Weihetag entgegen

Foto © Meister 2008

 

BRASIL, mkf. A Família de Schoenstatt do Brasil está se preparando com muito ardor e alegria para o jubileu dos 60 anos do Santuário Tabor e da Carta de Santa Maria. Diversas comissões estão envolvidas na organização do encontro de 11 a 13 de abril, bem como para a celebração a nível popular no dia 13, junto ao Santuário.

No início deste novo Triênio (2008-2011), em preparação a 2014, a Divina Providência nos apresenta dois grandes jubileus: os sessenta anos da consagração do primeiro Santuário de Schoenstatt em solo brasileiro, o Santuário Tabor em Santa Maria - o segundo no mundo - e a publicação da assim chamada "Carta de Santa Maria". São duas efemérides muito importantes que marcaram o Movimento de Schoenstatt do Brasil e do mundo.

Um novo, um segundo Schoenstatt

A Família de Schoenstatt do Regional Sul prepara a celebração deste jubileu com um grande encontro que acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril de 2008 em Santa Maria/RS. O objetivo é celebrar as glórias da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, a partir do segundo Santuário Filial, "um novo, um segundo Schoenstatt" (P.K., 11.04.1947) em Santa Maria; agradecer as bênçãos que Nossa Senhora distribuiu ao longo dos 60 anos de história e as obras que realizou com tantos instrumentos pequenos e fiéis; levar ao seu Trono as contribuições ao Capital de Graças; e vivenciar as riquezas da história do primeiro Santuário Tabor do Brasil e a presença atuante da "Onipotência Suplicante" (P.K., 11.04.1947) da Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Num segundo momento, a Família de Schoenstatt quer ainda refletir sobre os frutos e tarefas que o Santuário Tabor e a Carta de Santa Maria apontam para os próximos 60 anos; descobrir novos caminhos para a realização do Ideal e da Missão Tabor que o Fundador confiou a esta Família; renovar a Aliança de Amor, para que frutifique em todos os ambientes de trabalho e de convívio, como requer a V Conferência de Aparecida.

O Santuário Tabor de Santa Maria é conhecido hoje em todo o mundo schoenstattiano como lugar de origem e fonte de graças da Campanha da Mãe Peregrina, iniciada pelo Diácono João Luiz Pozzobon.

A importância da Carta de Santa Maria

No dia 12 de abril será inaugurado um memorial com a reprodução do texto da Carta de Santa Maria, gravado em bronze, que se localizará no jardim em frente à janela do quarto onde o P. Kentenich morou na Casa Provincial das Irmãs de Maria e onde redigiu a carta a 15 de abril de 1948. O memorial será um presente da e para a Família de Schoenstatt, brasileira e mundial, porque todos os seus membros são co-responsáveis pelo conhecimento e vivência da espiritualidade específica desta Carta histórica, legada pelo Fundador.

P. Kentenich falou da importância da Carta de Santa Maria, denominando-a de Documento de Fundação da Obra das Famílias, em conferência que proferiu em julho de 1967 por ocasião dos 25 anos de fundação da Obra das Famílias, em Dachau. O Fundador sempre privilegiou a família e lhe atribuiu grande importância no contexto da Igreja e do mundo, tendo em vista a abrangência da sua missão, confiando-lhe uma posição específica na Obra de Schoenstatt: "A Obra das Famílias é o ‘fundamento e a coroa’ da Obra de Schoenstatt". No texto da Carta de Santa Maria, P. Kentenich indica a importância da missão das famílias na Igreja no sentido de "perenizarem costumes familiares comprovados e repletos de alma. Transformar-se-ão, assim, em um reservatório, do qual todos os Ramos do Movimento poderão continuamente nutrir-se e haurir renovação".

A Campanha da Mãe Peregrina

Nos últimos anos, o Santuário Tabor de Santa Maria entrou mais fortemente na consciência do Schoenstatt Internacional pela grande divulgação da Campanha da Mãe Peregrina, e se transformou realmente num centro de irradiação de graças não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo.

O apostolado da Mãe Peregrina começou no dia 10 de Setembro de 1950, quando o diácono João Luíz Pozzobon recebeu das mãos da Irmã M. Teresinha Gobbo – na altura responsável pelo Movimento de Schoenstatt no Brasil – a missão de levar uma imagem da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt em visita às famílias. João Pozzobon aceitou logo esta tarefa devido ao seu grande amor a Nossa Senhora e ao seu profundo desejo de levar o Evangelho ao maior número possível de pessoas.

A Campanha da Mãe Peregrina alargou-se pouco a pouco e, por ocasião da visita de João Pozzobon ao Santuário Original de Schoenstatt e a Roma, em 1979, começou a propagar-se a outros países.

Com aportes de Ir. M. Ivanir Castro, Geraldo Isaia, Ir. M. Nilza .

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 22.01.2008