Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/01/8t0149pt-sch-covenant-day-january.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2008/01/8t0149pt-sch-covenant-day-january.php on line 10
Dia da Aliança em Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2008-01-25

Conheces aquela terra "tão calorosa e cara...?"

Dia da Aliança em Schoenstatt - uma corrente que une todos os Santuários de Schoenstatt, espalhados no mundo inteiro

 

18. Januar, erster Bündnistag des Jahres: jeder möchte wenigstens kurz ins Urheiligtum hinein

18 de enero, primer día de Alianza del año: cada uno quiere entrar al Santuario Original

January 18, first Covenant Day of the year: each one wants to enter the Original Shrine at least for a few minutes

18. Januar, erster Bündnistag des Jahres: jeder möchte wenigstens kurz ins Urheiligtum hinein

 

Die Tür des Urheiligtums hat einen neuen Griff und geht jetzt viel leichter auf

La puerta del Santuario Original tiene un picaporte nuevo - la puerta se abre mucho más fácilmente ahora.

The door of the Original Shrine has a new door-handle, and opens a lot easier now

Die Tür des Urheiligtums hat einen neuen Griff und geht jetzt viel leichter auf

 
Pater Ludwig Lipp bei der Predigt in der Bündnismesse  

Misa de Alianza: el P. Ludwig Lipp durante la predica

Covenant Mass: Fr. Ludwig Lipp during the sermon

Pater Ludwig Lipp bei der Predigt in der Bündnismesse

 
Bilder der Pilgernden Gottesmutter im Urheiligtum  

Peregrinas en el Santuario Original

Pilgrim MTA’s were blessed in the Original Shrine

Bilder der Pilgernden Gottesmutter im Urheiligtum

 
Erneuerung des Liebesbündnisses  

Renovación de la Alianza de Amor

Covenant of Love

Erneuerung des Liebesbündnisses

 
Pilger im Urheiligtum

Peregrinos en el Santuario Original

Pilgrims in the Original Shrine

Pilger im Urheiligtum

 
Winterliche Stille...  

Silencio invernal...

Winter silence...

Winterliche Stille...

Fotos © POS Fischer 2008

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. Em Schoenstatt este primeiro Dia da Aliança do ano fora muito tranqüilo, dado que o mês de janeiro não é o período de grandes romarias e jornadas. Não obstante, a universalidade de Schoenstatt na Missa da Aliança, celebrada na Igreja dos Romeiros, e na procissão empreendida em seguida ao Santuário-Original fora patente nos participantes: Padres de Schoenstatt de toda a Alemanha, Índia, Áustria, Suíça, Inglaterra, República Checa e Nigéria, que haviam participado em uma jornada no Monte Sion, Irmãs de Maria de Schoenstatt , provenientes de inúmeros países, jovens senhoras do Chile, que se encontram aqui para seu "Tempo de Schoenstatt ", estudantes dos Padres de Schoenstatt da América Latina, jovens dos Estados Unidos da América e muitos outros. E, além da presença física no Santuário-Original, há ainda este peculiar "mistério" de cada dia 18 quando as cadeias da oração e do amor, provenientes de todos os cantos do mundo abraçam, por assim dizer, esta Capelinha no vale, este pedaçinho de terra "tão caloroso e caro!"...

Pensamentos e orações de muitos que, neste dia, vieram ao Santuário-Original associaram-se à Austrália onde, no fim de semana derradeiro, a cruz e o ícone do Dia Mundial da Juventude haviam visitado o Santuário de Mulgoa, em expectativa pelas graças do Dia Mundial da Juventude, que ocorrerá em Julho próximo, perto de Sidney, Austrália. Em outubro de 2004 estes dois símbolos haviam estado no Santuário-Original, e, desde então, levam outrossim consigo a bênção da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt deste lugar de graças pelo mundo afora. Muitos foram os que rezaram pela paz e justiça na Quênia. Na Missa da Aliança foram, uma vez mais, outrossim entregues aos cuidados de Nossa Senhora todos os que, durante a quadra do Natal, haviam vindo a Schoenstatt , bem como todos aqueles cujo nome se encontrava escrito em uma estrela junto ao presépio. Nessa ocasião foram igualmente, uma vez mais, incluídos os que haviam enviado suas "estrelas" via Internet; e deste modo " uma multidão de romeiros virtuais" veio espiritualmente ao Santuário-Original, cuja porta, aliás, deste uns dias antes do Natal, tem nova maçaneta, permitindo assim, como já alguns tiveram oportunidade de experimentar no dia 18 derradeiro, abri-la com maior facilidade. A MTA conhece o nome e os rostos daqueles que a ela e a seu filho lhes haviam apresentado todas as suas necessidades, tanto do corpo quanto da alma. "Opera prodígios e permite-nos ao mesmo tempo ajudar-te!", assim reza uma oração.

Descobertem o telhado e deixem o céu entrar

O Pe.Ludwig Lipp, que, desde o início do ano, juntamente com o Pe.Franz Widmaier presta assistência aos peregrinos , auxiliando assim as irmãs responsáveis pelas romarias e acolhimento dos romeiros, fora o principal celebrante. Alegrou-se visivelmente com a presença de um número considerável de visitantes, provenientes de sua atual paróquia no Westerwald, nesta Missa da Aliança. Em sua alocução tomou o tema do Evangelho do dia, por outra, da cura do homem que seus amigos haviam trazido até a Jesus, através do telhado descoberto da casa onde Jesus se encontrava. Em 18 de outubro de 1914, o Pe. José Kentenich e os jovens seminaristas haviam, por assim dizer, descoberto o telhado da antiga Capelinha de São Miguel, a fim de que Nossa Senhora pudesse descer e aproximar seu filho da humanidade. É esta a missão que é colocada aos cuidados de cada um que sela a Aliança de Amor e a vive, seja levar a Mãe Peregrina a outrem e ensinar, seja educar e pregar ou viver da fé na própria família ou no local de trabalho; todos são chamados, mediante seu ser e agir, a descobrir novamente o telhado para trazer Deus aos homens e levar os homens a Deus.

Finda a Missa, todos os fiéis dirigiram-se em procissão ao Santuário-Original onde se realizou a renovação da Aliança de Amor, unidos espiritualmente a todos que no mundo inteiro celebraram a Aliança de Amor nos Santuários, nichos ou no Santuário-Lar.

"Unidos a todos os que a ti se consagraram!"

"Neste primeiro dia 18 do ano, encontro-me profundamente unida a Nossa Senhora no Santuário-Original e ao Pe. Kentenich", assim escreve Inês Petiti, Goja, Argentina, de um Café-Internet, apesar das férias de verão à beira-mar, não pôde deixar de enviar sua saudação para o Dia da Aliança!

Raquel Antonioli de La Plata fora uma dos poucos visitantes do Santuário de La Plata no Dia da Aliança: "Aqui está terrivelmente quente, com uma temperatura acima dos 40ºC, e quase todos se encontram de férias. Apesar do calor, fomos ao Santuário que, neste mês, apenas se encontra aberto entre as dezoito e as vinte horas. Saudamos Nossa Senhora e unimo-nos com grande amor a todos os que a ela se consagraram."

"Para mim é sempre uma alegria receber qualquer notícia de Schoenstatt", escreve Mariela Montero, uma jovem da Juventude Feminina de Santa Cruz da Sierra, Bolívia. "Leio sempre tudo o que encontro no site de Schoenstatt e fico com enorme saudade do Santuário-Original. Só o fato de ler algumas linhas, já me é causa de grande alegria. Sinto-me transladada ao local, como se estivesse de fato ai. Por vezes tenho de dizer a mesma: ‘Não, estou aqui! ’ Acho que isto ocorre porque me sinto sempre inteiramente unida a toda a Família de Schoenstatt, espalhada no mundo inteiro; todavia, de modo bem especial, neste Dia da Aliança!"

"Acabamos de chegar de nosso querido Centro de Schoenstatt aqui em Cuidad del Este onde passamos algumas belas horas, apesar do calor.", assim relataram Alfredo e Nelly Ramirez do Paraguai:. "Que é sempre uma graça iniciar o ano com as graças do Santuário!" E depois nada como ir ao computador e ver se já há novas notícias de Schoenstatt, da preciocissima fonte de água viva, do Santuário-Original! O site de Schoenstatt é "a nova maçaneta", não somente do Santuário-Original! Tantas são as portas que se abrem agora com muito mais facilidade desde que temos Schoenstatt. de. Nosso profundo agradecimento a todos os que trabalham em prol da difusão do Movimento através do Site.

Procurando nichos

Assim como outrem procura conchas nas férias, alguns schoenstattianos especializaram-se outrossim em "procurar nichos." Antonio Goytiño relata o seguinte: "Em 18 de janeiro derradeiro encontramo-nos como Família no lugarejo, perto das montanhas, de nome Sierra de la Ventana. Comemoramos o Dia da Aliança, ao mesmo tempo que procuramos e visitamos o nicho local da MTA. E eis que ai encontramos, não somente schoenstattianos , senão que a Auxiliar da Campanha que visitava precisamente este local!"

Blanca Benitez de Tressens, de Corrientes, situado no nordeste da Argentina, passa as férias à beira-mar, em Mar del Plata, acerca de 400 km a sul de Buenos Aires. "Nós, os argentinos, amamos este lugar, devido ao agradável clima, mar, atividades, gastronomia e boas ofertas de laser aqui oferecidas. Para nós schonestattianos Mar de La Plata tem ainda um atrativo peculiar: o Santuário, circundado de um esplendido parque. Eu mesma tomei conhecimento de sua existência em Mar de La Plata quando há dois anos minha filha Sara esteve aqui por ocasião de um acampamento da Juventude Feminina. Em companhia de outros visitantes e turistas rezamos aí o terço e, em seguida, fomos dar um passeio pelo parque. Os 35º C à sombra de um sol radioso fez com que transpirássemos.Todavia em nossa casa de Corrientes a temperatura estava acima de 40ºC. Na Costa do Mar de La Plata há uma quantidade de pequenos lugares turísticos. Estivemos em Santa Clara del Mar e ai descobrimos um nicho da MTA; em Miramar encontra-se um belo e grande quadro da MTA na Igreja São André. Na mesma cidade encontra-se um nicho, e para dizer a verdade, situado em um dos seus mais belos bairros. De fato vivenciamos bem patentemente a presença de Nossa Senhora no período de nossas férias..."

E o prezado leitor já encontrou hoje um nicho?

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2008 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 05.02.2008