Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/12/7t1298pt-sch-advent-in-schoenstatt.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/12/7t1298pt-sch-advent-in-schoenstatt.php on line 10
Advento em Schoenstatt
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-12-07

Caminhos do Advento

A primeira semana do Advento em Schoenstatt: sinos, romarias e relatos de viagens

 

Erster Adventsonntag in der Pilgerkirche in Schönstatt

Primer domingo de adviento en la Iglesia de Peregrinos, Schoenstatt

First Advent Sunday in the Pilgrims’ Church in Schoenstatt

Erster Adventsonntag in der Pilgerkirche in Schönstatt

 

Erste Station auf dem Adventweg: Maria, die Immakulata, die Frau der Erwartung

Primera estación del „camino de adviento“: La Virgen Inmaculada

First station of the Advent Path: Mary, the Inmaculate Virgen

Erste Station auf dem Adventweg: Maria, die Immakulata, die Frau der Erwartung

 
Die Kinder lauschen der Geschichte vom Engel, der die Weihnachtsglocke verloren hat  

Los niños escuchan a la cuenta del angelito que perdió la campana de navidad

The children listen to the store of the angel who lost the Christmas bell

Die Kinder lauschen der Geschichte vom Engel, der die Weihnachtsglocke verloren hat

Fotos: Sr.  Anne-Meike Brück © 2007

 
3. Dezember: Aufbruch nach Rom von Schönstatt aus  

3 de diciembre: Peregrinos salen rumbo a Roma

December 3: Pilgrims setting out from Schoenstatt to travel to Rome

3. Dezember: Aufbruch nach Rom von Schönstatt aus

 
120 Pilger auf dem Weg nach Rom  

Unos 120 peregrinos en viaje ...

Some 120 pilgrims heading towards Rome

120 Pilger auf dem Weg nach Rom

 
Dr. Hans Czarkowski und Hildegard Hug bei der Präsentation des Buches Camino de Mario

Dr. Hans Czarkowski y Hildegard Hug presentan el libro „Camino de Mario“

Dr. Hans Czarkowski and Hildegard Hug presenting the book: “Camino de Mario”

Dr. Hans Czarkowski und Hildegard Hug bei der Präsentation des Buches “Camino de Mario”

 
Bei der Präsentation  

Durante la presentación

During the presentation

Bei der Präsentation

Fotos: POS Fischer © 2007

 

 

 

SCHOENSTATT, mkf. "A igreja, onde fica a igreja?" perguntam com certo nervosismo a todos os que encontram três visitantes que, na tarde de 3 de dezembreo derradeiro, se deslocam apressadamente de Gilgenborn, Alemanha, rumo a Schoenstatt. "A Igreja de Nossa Senhora de Schoenstatt!"; são de Puebla, México, e pretendem "apenas ir à Igreja de Nossa Senhora de Schoenstatt , pois ela operou em mim um milagre!", disse a mais idosa das duas senhoras. "Nós os três rezamos a novena!", confirma o esposo da referida senhora. "E viemos agradecer!" Outro caminho do Advento que ela conduziu até ao Santuário-Original. Advento em Schoenstatt. Como sempre, da central da romaria de Schoenstatt surgem enumeras sugestões para a organização do Advento. Na mesma tarde, mons. Peter Wolf parte para Roma com 120 romeiros, e nas Casas de Sonneau e Marienland ocorrem jornadas de Advento.

Como já tem vindo a acorrer nos anos derradeiros, as celebrações eucarísticas, celebradas na manhã de domingo, na Igreja dos Romeiros, são dedicadas às famílias, com peculiar atenção para as crianças que freqüentam o ensino fundamental e preparatório. Lucas Best, aluno do Colégio Episcopal de Cusanus de Coblença, Alemanha, ensaiou com alguns alunos de Eitelborn a história a ser narrada no Domingo do Advento; trata-se de um anjo a quem da mão lhe cai o sino de Natal, vindo esse a cair na Terra, de modo que passa o Advento perguntando às crianças da Terra se o haviam visto; em seguida é estabelecido um diálogo com as crianças presentes a respeito de como se estão preparando para a celebração do Natal neste Advento. No término da celebração eucarística recebem um sino de papel recortado e pedacinhos de papel dourado. Cada um desses pedacinhos de papel dourado equivale a uma boa ação praticada e que será colado no sino de papel; com isto são incentivadas a praticar boas ações – ter bom relacionamento com as demais crianças, ajudar a mãe, etc. – para assim o sino ir adquirindo a cor de ouro. Grande fora a presença das famílias das cercanias. As crianças foram o centro do acontecimento. Ao ser narrada a referida história, essas vieram sentar-se no tapete do presbitério, seguindo tudo da "primeira fila". Nas aulas de catequese já haviam sido elucidadas a respeito de tal história, de modo que não tiveram dificuldades em compreendê-la; o Advento é um período preparatório para a celebração do Natal; refletem sobre a importância do Natal em suas vidas, estabelecem o firme propósito de praticar diariamente uma boa ação, mostrando assim o amor que Deus tem por cada criatura.

Novidade: Caminho do Advento para crianças

Nova iniciativa para auxiliar as crianças na preparação da celebração do Natal é o caminho do Advento para crianças; este caminho passa por diversas estações, da "Pilger-Info" à Igreja dos Romeiros. As crianças interessadas podem inscrever-se na Central dos Romeiros onde receberão um questionário referente a cada uma das estações. Dos questionários entregues, será sorteado um premiado; o sorteio ocorrerá em 6 de janeiro de 2008, logo após a Missa das Famílias (10:30hs, na Igreja dos Romeiros), cujo prêmio é um grande jarro com muitas guloseimas de Natal. A caminho do presépio há cinco estações belamente organizadas: aguardar, pôr-se a caminho, encontrar, viver com Deus, estar vigilante. Cada estação é constituída de figuras e textos, convidando, não apenas a responder ao questionário, senão outrossim a entrar em um mundo do Advento e do Natal, em que há algo de muito mais profundo e importante do que cadeias de velas, Papai Noel e presentes. Com Maria Santíssima e com os pastores, as crianças vão ao encontro do Natal.

O espírito do tempo de Advento faz-se outrossim sentir nos dias de reflexão para Senhoras e Mães no Centro de Formação Marienland e nas jornadas de Advento para moças e jovens senhoras dos episcopados de Trier e Limburgo, na Casa de Sonneau, em Schoenstatt.

Advento vivido de modo diferente

No tempo de Advento e do Natal há,em massa, apresentações de corais em geral e de Gospel. No entanto, para muitos espectadores, "Advento vivido de modo diferente" , a série de apresentações do grupo Esperamor, ocupa lugar de destaque no tumulto do período que antecedente ao Natal. No terceiro domingo do Advento, este ano ocorre em 15 e 16 de dezembro, respectivamente às 15:00hs, Esperamor convida a todos para uma celebração de Advento bem peculiar, a ocorrer na Pater-Kentenich-Haus, no Monte Schoenstatt , atrás da Igreja da Adoração. "Advento vivido de modo diferente" é de fato diferente. Os espectadores irão ser contemplados com uma apresentação de cerca duas horas e meia de duração, sendo franca a entrada. Acima de Vallendar, no Monte Schoenstatt, a alma estressada pode, já à chegada, respirar profundamente, desfrutando a admirável paisagem. Neste ano atua o grupo "A caminho de Belém", de nove elementos constituído, com seus respectivos convidados. Textos profundos e claros incentivam a sorrir e a refletir sobre o sentido do Natal libertando, em um ápice, de todo o estresse de presentes e compras, transladando assim para a autêntica e profunda atmosfera natalina. Modernos e rítmicos cânticos natalinos em diversos idiomas indicam as mais recentes facetas musicais do tempo de Advento e do Natal. Os "clássicos" que são suportados com certa transigência nos centros comerciais já não se encontram no repertório do grupo Esperamor. Ano após ano, o grupo escolhe cânticos inesperados e desconhecidos, mas que se estabelecem prestamente nos corações da assistência. No próximo ano Esperamor comemorará o décimo quinto ano de existência. Assim "Advento vivido de modo diferente" é outrossim , ao mesmo tempo, a cerimônia de abertura para o ano jubilar de 2008. Isto também se torna particularmente evidente a nível musical. Como estréia será executado o novo "hino" do próximo Dia Mundial da Juventude, que ocorrerá em 20008, em Sydney, Austrália. "Recive the Power" – com a força de Deus para o Novo Ano, que oxalá traga muita prosperidade.

Contemplar a imagem de Cristo

Outrossim a peregrinação a Roma, rumo a qual, em 3 de dezembro derradeiro, partiram cerca de 120 romeiros, sob a direção do mons.Peter Wolf, tem caráter de Advento. A imagem de Cristo Jesus em Roma , nas catacumbas, nas absides das grandes igrejas e no Volto Santo de Manopello, imprime a programação desta peregrinação. E, naturalmente, outrossim a celebração do aniversário do lançamento da primeira pedra, tanto simbólica quanto "autêntica", do Santuário de Belmonte, em 8 de dezembro.

Camino de Mario – o caminho de Mário Hiriart

A bem dizer, poder-se-ia outrossim denominar "Camino de Dr.Hans Czarkowski", pois este novo livro, cuja apresentação sucedera na tarde do dia de São Nicolau, na Casa Tabor, é fruto de longa viagem pela América Latina, nas pegadas de Mário Hiriart; é um livro duplo com textos em língua alemã e espanhola; quem (apenas) conhece o espanhol, encontrará aí uma série de textos autobiográficos de Mário Hiriart, o engenheiro e docente de faculdade chileno que, como Irmão de Maria de Schoenstatt, quis viver de forma

interligada céu, terra, fé e profissão. Quem (apenas) conhece o alemão, obtém um itinerário literário – assim caracterizara Dr.Czarkowski o livro - uma das mais antigas e estimadas formas de literatura que podem ser encontradas em todas as culturas em cunho diferenciado. Como literatura clássica de viagens do séc.XVIII/XIX, Dr. Czarkoswki sabe narrar no presente livro algo "a respeito de países e povos estrangeiros", despertando e saciando, com seus relatos, "a curiosidade dos que ficaram na pátria sobre os notáveis acontecimentos em seu caminho". A experiência da diferenciação e estranheza torna, ao mesmo tempo, um meio estilístico que, integralmente, exige alento em um mundo globalizado. Ilustrado com mais de 300 fotos, muitas de Afonso Jaeger, que viajara com o autor, outras de diversos arquivos, o livro mostra muitos dos lugares em que vivera e atuara Mário Hiriart, em parte a nível histórico, mas, predominantemente, como eles hoje se patenteiam e foram vivenciados pelos dois viajantes. Ante cerca de vinte ouvintes, entre os quais outrossim Irmãs de Maria de Schoenstatt e jovens chilenos, paraguaios e argentinos, o Pe. Rudolf Ammann, na qualidade de Diretor da Patris Verlag, Dr.Hans Czarkowski, na qualidade de autor, e Hidegard Hug, na qualidade de ilustradora, pronunciaram-se a respeito da concepção do referido livro; seguiram-se palavras de saudação do Pe.Ângelo Strada, outrossim Postulador da Causa de Beatificação do Mário Hiriart, e de Dietger M.Kuller, superior geral do Instituto dos Irmãos de Maria de Schoenstatt . Em seguida dera-se um período dedicado a troca de impressões entre os presentes; o livro é uma publicação de Patris-Verlag, www.patris-verlag.de

Prossegue o caminho do Advento...

Ao cair da noite do dia de São Nicolau outrossim as famílias de descendência polonesa encontraram-se em Schoenstatt para a celebração do dia de São Nicolau. A partir de 11 de dezembro, ocorrem novamente na Igreja dos Romeiros as tradicionais tardes de Advento e, no segundo fim-de-semana do Advento, a Casa de Sonneau irá novamente encher-se, ao ser convidada para o encontro de Advento a Juventude Feminina de Trier. Com o novo ano eclesiástico, outrossim em Schoenstatt o olhar já se direciona inteiramente para 2008: os cartões com o lema do ano do Ramo das Senhoras e Mães, da Liga dos Homens e do Ramo das Famílias já chegaram. Igualmente o novo calendário das atividades do Ramo das Famílias, bem como o prospecto para os "Dias da Mulher", que, no próximo ano, ocorrerão quarenta e oito encontros de Wiesbaden a Laupheim, de Benhausen a Bad Schönborn (à venda no Secretariado do Ramo das Senhoras e Mães).

Em 16 de dezembro dá-se então início à novena do Natal: na Igreja da Adoração as Irmãs adoradoras cantam a Antífona do Ó e convidam a todos para participarem nesta meia hora de silenciosa preparação natalina.

Trad:Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 21.12.2007