Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1182pt-sch-merville-besucher.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1182pt-sch-merville-besucher.php on line 10
Uma vez mais José Engling conduz ao Pe. Kentenich e ao Santuário
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-11-06

Uma vez mais José Engling conduz ao Pe. Kentenich e ao Santuário...

Decano Nicolas Tiberghien visita Schoenstatt, em companhia de uma delegação de Merville, França

 

Die Gruppe aus Merville zusammen mit Ehepaaren aus dem Familienbund beim Josef-Engling-Stein hinter dem Urheiligtum

El grupo de Merville, junto con familias de la Federación, en la piedra de José Engling detrás del Santuario Original

The group from Merville, together with Families of the Federation, at the Joseph Engling stone behind the Original Shrine

Die Gruppe aus Merville zusammen mit Ehepaaren aus dem Familienbund beim Josef-Engling-Stein hinter dem Urheiligtum

Foto: Volmert © 2007

 

Am Grab von Pater Kentenich

En la tumba del Padre Kentenich

At the tomb of Father Kentenich

Am Grab von Pater Kentenich

Foto: POS Fischer © 2007

 
Persönliche Begegnung  

Momento de encuentro

A Moment of personal encounter

Persönliche Begegnung

 
Austausch mit Familien  

Encuentro con familias

Sharing with families

Austausch mit Familien

Fotos: Volmert © 2007

 
Dekan Nicolás Tiberghien konzelebrierte in der Pilgermesse  

El P. Nicolás Tiberghien, concelebrante en la Misa de Peregrinos

Fr. Nicolás Tiberghien concelebrated in the Pilgrims’ Mass

Dekan Nicolás Tiberghien konzelebrierte in der Pilgermesse

 
Dankesworte am Schluss

Palabras de agradecimiento

Thanksgiving speech

Dankesworte am Schluss

Fotos: POS Fischer © 2007

 
   

Schoenstatt ,mkf: De qualquer modo figura ser algo de irreal: um jovem soldado alemão que, quase no término da Primeira Guerra Mundial, se encontrava postado na pequena cidadezinha de Merville, França, quase totalmente arrasada, encaminha uma reconciliação e amizade tão cordial e leal entre alemães e franceses , como jamais se acreditou vir a ser possível. Este soldado chama-se José Engling e pertence à geração fundadora do Movimento Apostólico de Schoenstatt, que surgiu na Primeira Guerra Mundial. Em Merville, no departamento Flandres-Lys, a Deus oferece-lhe a vida pela realização dos objetivos de Schoenstatt. O que o Pe.Kentenich proferira posteriormente, quando prisioneiro do Nazismo no Campo de Concentração de Dachau, Alemanha: "Nosso coração pertence a todos os homens,a todas as nações, independente de seu nome e de sua história", é o que pensou este jovem soldado. E isto foi vivenciado no encontro entre alemães e franceses a que ele estão vinculados.

Na década de sessenta, famílias alemãs erigiram uma capelinha no lugar deste oferecimento, situado em Merville. Quanto esta no final do ano derradeiro teve de ser toda ela reformada, surgiram inesperadamente contatos intensivos, tanto da parte das autoridades civis quanto das comunidades eclesiásticas de Merville. A celebração da nova dedicação da "Capelinha da Reconciliação", como os franceses a designam, tornou-se uma grande festa da paz e fé; o bispo de Lille presidiu a emocionante celebração da vigília. Agora em 3 e 4 de novembro chegou a Schoenstatt uma delegação, constituída de onze pessoas, vinda de Merville, sob a direção do decano Nicolas Tiberghien, para conhecer o local que fora tão importante para seu "José Engling". Uma vez mais, tal como já em sua vida e mesmo após essa, quando pessoas se empenham por estabelecer uma relação mais profunda com ele, Engling as conduz ao Santuário e ao Fundador. Cristianismo significa seguir a alguém. Isto ocorrera no início da Igreja, mediante o Filho do Homem ; no curso da história da Igreja figura que Deus continua a conduzir esta lei. E esta história se repete outrossim em Schoenstatt . É de nosso conhecimento a história do 18 de outubro de que o Pe.Kentenich e os jovens da geração fundadora são portadores. Na origem de Schoenstatt não se encontra um só fundador. Que teria sido do Pe.Kentenich sem José Engling? E José Engling sem o Pe.Kentenich? As grandes personalidades atraem grandes personalidades e educam grandes personalidades. Os filhos e filhas do Fundador revelam o Pai e Profeta.

Este lugar e suas gentes

Os visitantes franceses ficaram impressionados com a extensão e com o complexo arquitetônico de Schoenstatt, com a cordialidade com que foram por toda a parte recebidos e com a "irradiação deste lugar com suas gentes, particularmente com José Engling e Pe.Kentenich." Transcorrida a saudação de boas-vindas e apresentações no pátio Pe.Kentenich, dirigem-se ainda, na derradeira luz do dia, ao Santuário-Original e ao Memorial de José Engling, situado à retaguarda do Santuário-Original. Daí os visitantes partiram rumo à Igreja da Adoração e ao túmulo do Pe.Kentenich. Ai junto ao túmulo, os franceses fazem uma prece e cantam um dos seus melodiosos e íntimos cânticos; a seguir se dirigem ao stand onde se encontram as publicações schoenstattianas em língua francesa.

À noite os visitantes franceses jantam na Casa das Famílias; volvido o jantar, ocorre uma "mesa redonda" com famílias de todas a três comunidades das Famílias de Schoenstatt .

Em Schoenstatt muito há para ver, e grande é o interesse. Monte de Moriah com o altar em que foi por um bispo francês ordenado presbítero o beato Carlos Leisner, o Monte Schoenstatt , Monte Sião de passagem, e, a seguir, a Santa Missa dos Romeiros na Igreja dos Romeiros, que se tornou novo ponto de encontro espiritual.

O decano Nicolas Tiberghien concelebra; as leituras e preces são feitas em alemão, francês e inglês. Para o grupo de África do Sul que participa igualmente na Missa dos Romeiros é uma experiência única vivenciar os visitantes de Merville. A Celebração Eucarística possui algo de "escasso", uma vez em Schoenstatt já não ser a "temporada de romarias". Nas casas realizam-se jornadas anuais, reuniões de direção e a jornada das irmãs responsáveis pelas romarias. Quando no término da celebração o Pe. Franz Widmaier convida os visitantes franceses a regressarem "em maior número", referia-se com isto a virem talvez no verão quando é maior a presença dos romeiros!

No término da Santa Missa, o decano Tiberghien agradece pelo testemunho de reconciliação que emana de José Engling e de seu diretor espiritual Pe.Kentenich e conclui com as seguintes palavras: "Estamos muitos honrados; estamos honrados pelo fato de termos vivenciado José Engling e José Kentenich neste lugar de graças!"

José Engling - 1898 – 1918, Alemanha, Membro da Geração Fundadora – Documento de Fundação vivido

Ele é o "Documento de Fundação vivido", assim expressara o Pe. José Kentenich que, volvido pouco tempo da morte de José Engling, deu início à publicação das páginas do diário e de cartas de Engling na Revista schoenstattiana MTA. José Engling pertence à geração fundadora do Movimento Apostólico de Schoenstatt; é oriundo de um lugarejo de Ostpruessen (outrora Alemanha, hoje Polônia) e fora aluno do estudantado dos Palotinos em Vallendar-Schoenstatt, Alemanha. Quando em 18 de outubro de 1914, o Pe.Kentenich, juntamente com seus alunos mais velhos, selara a Aliança de Amor com Maria Santíssima , na antiga Capelinha de São Miguel, no Santuário-Original, José Engling não se encontrava presente. Porém acolheu em si este feito em total plenitude, tornando-se Schoenstatt seu conteúdo vital. As páginas de seu diário refletem interrupta e claramente todos os elances que o Pe.Kentenich proferira para a novíssima fundação. O vencer as limitações físicas, os êxitos e os muitos insucessos no apostolado, sua auto-educação e as rudezas da vida de soldado nas trincheiras da Primeira Grande Guerra converterem-se em valiosas contribuições para o Capital de Graças, tornando-se para ele um bem precioso para o crescimento de Schoenstatt. É neste espírito que à MTA l ofereceu-lhe a vida em 31 de maio de 1918. Veio a falecer em 4 de outubro de 1918 nas abas de Cambrai, França.

Bibliografias: Olivo Cesca: Herói de duas Espadas

Trad:Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 30.11.2007