Warning: include_once(x_include/xzz-include-einstellungen.php) [function.include-once]: failed to open stream: No such file or directory in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1174pt-pry-asuncion-pardo.php on line 10

Warning: include_once() [function.include]: Failed opening 'x_include/xzz-include-einstellungen.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5') in /homepages/29/d69818482/htdocs/schoenstatt/news2007/11/7t1174pt-pry-asuncion-pardo.php on line 10
Visita da Ir.M.Petra Schnuerer ao Paraguai
Nachrichten - News - Noticias
 published: 2007-11-09

Kentenich: conhecê-lo é amá-lo

Pe. Kentenich está aqui: visita da Ir.M.Petra Schnuerer ao Paraguai

 

Wettbewerb Kentenich: ihn kennen heißt ihn lieben: Schwester Petra mit der Jury

Concurso „Kentenich, conocerlo es amarlo“: la Hna Petra con el jurado

Contest “Kentenich: know him means love him”:  Sr. Petra with the jury

Wettbewerb “Kentenich: ihn kennen heißt ihn lieben”: Schwester Petra mit der Jury

 

Die Fans feuern ihre Teams an

Hinchada

Fans supporting their team

Die Fans feuern ihre Teams an

 
Beim Wettbewerb  

En pleno concurso

A moment of the contest

Beim Wettbewerb

 
Das Team vom 19. Bundeskurs  

Equipo del curso 19

The team of the 19th course

Das Team vom 19. Bundeskurs

 
Schwester Petra mit Augusto Sanchez, der die Idee hatte, sie einzuladen  

La Hna Petra con Augusto Sanchez, autor de la idea de invitarla

Sister Petra with Augusto Sanchez, who had the idea to invite her

Schwester Petra mit Augusto Sanchez, der die Idee hatte, sie einzuladen

 
Kentenich’s office in Milwaukee

La Hna Petra – Erika la universitaria – en la oficina del Padre Kentenich en Milwaukee

Sister Petra – student Erika – in Father Kentenich’s office in Milwaukee

Schwester Petra – Studentin Erika – in Pater Kentenichs Büro in Milwaukee

Fotos: Pardo © 2007

 
   

PARAGUAI, Clara Benitez de Pardo/mkf: É a "visita do ano". Com uma agenda bem recheada de compromissos em todo o país, a Ir. M. Petra Schnuerer de Milwaukee, EUA, encontra-se de visita ao Paraguai, entre o período de 31 de outubro a 16 de novembro. Durante três anos, de 1959 a 1961, trabalhara como secretaria do Pe. Kentenich em seu escritório em Milwaukee, antes de ingressar no Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, em 1961.

"A Ir.Petra chegou ao Paraguai em 31 de outubro e, desde então, conduz-nos a todos nós a profundo encontro com o nosso Pai Fundador... Que bela visita, que belo presente do Pe. Kentenich !", comenta cheia de entusiasmo Clara Benitez de Pardo, da União das Famílias. "E justamente agora que nosso lema do ano é: Pai, aqui estou! Tua missão, minha é!" Afigura-se-me como se o Pe. Kentenich nos dissesse aqui no Paraguai: estou aqui! Por outras palavras , depois de seu olhar em direção de nosso país que nos oferecera em 1949, agora ele nos visita mediante as recordações e histórias de Ir.Petra. E a Ir.Petra adaptou-se a nós de forma extraordinária; é uma alma comunicativa, cordial e muito alegre, como nós o somos!"

Um concurso sumamente divertido

Sua primeira aparição em público dera-se no passado 1º de novembro no "Jovem Santuário" em pleno concurso "Kentenich: conhecê-lo é amá-lo!" Foi muito divertido, uma vez ter ela aplaudido todos os grupos participantes. Segundo ela, nunca em sua vida de Irmã de Maria havia participado em um concurso a respeito da vida do Pe. Kentenich. Esta oitava edição do concurso com perguntas e respostas sobre a vida e missão do Pe. Kentenich tinha como base o livro do Pe.Esleban Uriburu: Huellas de un Padre, (Vestígios de um Pai). Neste concurso participaram grupos do Ramo das Mães, da União das Famílias (um grupo do décimo sétimo e do décimo nono Curso), de estudantes de ambos os sexos, da Juventude Masculina e Feminina de Schoenstatt e do Ramo das Famílias de Capiata. Chegaram à final o grupo da Juventude Masculina de Schoenstatt e o décimo sétimo Curso da União, sendo este o vencedor!

"Conhecer sempre mais o Pe. Kentenich, significa outrossim reconhecê-lo e amá-lo deveras!", declara Clara, que "lutara" no seu grupo do décimo nono Curso. É evidente que cada grupo tinha seu próprio grupo de torcedores. Fora um encontro sumamente divertido!

Tudo começou qual sonho

Augusto e Alejandra Sánchez do décimo nono Curso da União das Famílias de Schoenstatt estabeleceram o primeiro contato com a Ir.Petra. "Tudo começou, qual sonho, com um comentário da Ir.Edna acerca do livro de Ir.Pedra com as conferências por ela dadas no Chile a respeito de sua vivência com o Pe. Kentenich . Este comentário despertara em nós um desejo, não da compra do livro, mas de trazer a Ir.Petra ao Paraguai. Se ela esteve no Chile, por que não outrossim entre nós? E este ousado instrumento começou a procurar vias para entrar em contato com a referida irmã. Assim, por fim, chegaram-lhe às mãos dois e-mails, porém, na incerteza se ambos seriam os corretos. Não obstante, foi enviado para ambos os endereços o convite à Ir.Petra para vir ao Paraguai. O primeiro e-mail foi logo devolvido, o que lhe causou enorme decepção. Contudo, o segundo e-mail chegou ao destino desejado. Que alegria e entusiasmo quando este instrumento na manhã seguinte tinha na caixa de entrada dos e-mails a resposta de Ir.Petra. Havia recebido o e-mail no qüinquagésimo aniversário da chegada do Pe. Kentenich ao exílio e respondeu com as seguintes palavras: " Tenho a impressão de que seu convite é uma especial saudação do Pe. Kentenich pedindo-me para ir visitar seus filhos paraguaios; por isso aceito o convite."

A Ir.Petra pertencia a um grupo de universitárias do Movimento Apostólico de Schoenstatt na Alemanha. Em 1958 decidiram que duas delas deveriam ir a Milwaukee para conhecer pessoalmente o Pe. Kentenich e tratar com ele inúmeras questões e inquietações, de modo que haviam elaborado uma enorme lista; uma das escolhidas para esta ousada viagem fora ela; e assim um dia apareceram de surpresa no local onde o Pe. Kentenich se encontrava exilado. Este as recebeu com enorme cordialidade. Hospedou-as, dedicando-lhes todo o tempo necessário. Ao chegar o momento de regressar à Alemanha, a Ir.Petra , outrora a estudante universitária Érika, ao Pe. Kentenich disse-lhe o seguinte:" Não quero voltar para a Alemanha!" E volvida uma análise profunda dos prós e dos contras, o Pe. Kentenich aceitou tal pedido. Trabalhou em seu escritório como secretária dele durante três anos, vindo então a ingressar na Comunidade das Irmãs de Maria, em 1961.

Concluiu os estudos de Teologia e de Sociologia na Marquette University, Milwaukee. Desde então trabalhou para a sua comunidade e para o Movimento Apostólico de Schoenstatt em Wisconsin, Nova Iorque, Porto Rico, na República Dominicana e na Alemanha. Em 2003 visitou o Chile, Equador, a Espanha e Portugal, levando a mensagem do exílio do Pe. Kentenich . A seguir efetuaram-se visitas à Costa Rica, ao México e vários estados dos EUA; atualmente trabalha no Centro Internacional de Schoenstatt em Waukesha para o Movimento Apostólico de Schoenstatt de língua espanhola e para os romeiros que vêm à terra do exílio.

Nela o Pe. Kentenich visita sua Família no Paraguai

"Que honra ter a irmã em nosso meio! Ainda podemos desfrutar de sua presença e visita alguns dias mais, neste ano dedicado ao Pe. Kentenich aqui no Paraguai. Estamos muito felizes e orgulhosos de termos entre nós uma testemunha contemporânea que nos relata uma infinidade de coisas que todos nós gostaríamos de perguntar-lhe e conhecer sobre a vida do Pe. Kentenich em Milwaukee, EUA!", conta Clara Pardo.

A Ir.Pedra permanecerá no Paraguai cerca de duas semanas e visitará a Família de Schoenstatt de Caácupa, de Ciudad del Este, de San Lorenzo, de Villarica, e de Capiatá.

Trad:Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

 

 

Zurück/Back: [Seitenanfang / Top] [letzte Seite / last page] [Homepage]
Impressum © 2007 Schönstatt-Bewegung in Deutschland, PressOffice Schönstatt, all rights reserved, Mail: Editor /Webmaster
Last Update: 20.11.2007